Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 28.mai.2017, Amós 2

Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR e não guardaram os seus estatutos; antes, se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.
[Ezequiel 20.24,13,16; 2Reis 17.19; Isaías 28.15]
Por isso, porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.
[Jeremias 17.27; Oseias 8.14]
Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos.
[Joel 3.3; 2Reis 18.12; Amós 5.11-12]
Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, eles pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome.
[Amós 5.12; Isaías 10.2; Ezequiel 22.11; Miqueias 2.2]

[655,000]

novembro 10, 2008

Desafio Cristão 1

...
"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" (Mateus 5.17)

Através desta afirmação, concluímos que Jesus veio cumprir o que a Seu respeito havia sido profetizado, tudo o que pelas Sagradas Escrituras se afirmam, no chamado "Antigo Testamento", “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53.4,5)...

Com Seu sacrifício vicário, nosso Salvador acabou com o muro que havia entre judeus e gentios (que somos nós)... “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Efésios 2.12-16)

Pois que, as ordenanças, que se referem o versículo 15, “a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças”, em melhor resumo, é uma instrução divina dada prioritariamente à Casa de Israel com o objetivo de preservar o povo, como um povo separado dentre todos os povos do mundo. Uma cultura divinamente revelada com princípios morais, espirituais, sanitários, administrativos, alimentares e também legais.

Tanto é assim que, nosso amado irmão Paulo repreende a Pedro em Gálatas 2.14 “...Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”, portanto, não há a obrigatoriedade dos gentios praticarem as leis cerimoniais dos judeus, as ordenanças, quais sejam, a guarda do sábado,os holocaustos e sacrifícios de animais, os dízimos, a circuncisão, a restrições de certos alimentos, ou seja, tudo o que aos israelitas foi instituído por Deus, “Tora”, geralmente praticados no Antigo Testamento, como Lei de Deus...

Somos livres por Jesus Cristo, “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei (ordenanças); da graça tendes caído.” (Efésios 5.4)

Paulo, Pedro, João, Tiago, Judas, em suas epístolas, orientam acerca do casamento (1Coríntios 7), acerca dos velhos e viúvas (1Timóteo 5.1-16), as mulheres (Efésios 5.1-24; 1Pedro 3.1-6), aos maridos (Efésios 5.25-33), sobre coabitar (1Pedro 3.7), aos pais e jovens (1João 2.13-17), dos servos (1Timóteo 6.1,2; 1Pedro 2.18-25), como celebrar a Santa Ceia (1Coríntios 11.17-34; 1Timóteo 5.10), como a quem indicar e consagrar como obreiros (1Timóteo 3.1-13; Tito 1.5-9), a paciência (Tiago 5.7-11), como cultuar a Deus com ordem e decência (1Coríntios 14.26-40), que o coração de Israel foi endurecido por Deus para que também fôssemos participantes das promessas (Romanos 11.1-32), dos falsos mestres e profetas (2Pedro 2.1-3; 1João 4.1-6), fortalecer no Senhor (Efésios 6.10-18)...

Enfim, tudo, toda, por completa, é a orientação de Deus para com Seus filhos, na conduta irrepreensível, de como andar, vestir, manusear, e aplicação da fé como crentes em Cristo Jesus, nosso Amado Salvador...

Entretanto, haveria alguma passagem bíblica através das epístolas de nossos amados irmãos Paulo, apóstolo dos gentios, Pedro, João, Tiago, Judas, orientando aos irmãos sobre a prática e obrigatoriedade dos dízimos???????
...

3 comentários:

Lavrador disse...

Polémica a sua pergunta, ainda por cima com tanto ponto de interrogação.
Gosto dos seus posts ainda assim, sendo polémicas as suas perguntas.

Que Jesus continue a ser o seu maior amor!

james disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmão Lavrador.

"... Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros (lavradores) são poucos..."

Louvado seja o Senhor, uma vez que, tens encontrado em nosso humilde blog, as palavras de seu agrado, pois, tudo o que fazemos e dissemos são para a honra e a glória de nosso Amado Salvador Jesus Cristo, mesmo que, alguns assim não achem...

Polêmicas à parte, a Palavra de Deus sempre achará guarida em corações como o vosso e irá causar desconforto aos que dEla querem se desviar...

Deus o abençoe por sua rica visita aos nosso humilde blog, dando-lhe sabedoria, alegria e esperança na vinda certa de nosso Senhor.

Fraternalmente.
James.

james disse...

Participação de nosso irmão Paulo Sérgio, através de e-mail...

A Paz, amado irmão em Cristo.

Muito simples de responder o seu questionamento.

A cobrança do dízimo foi colocada para o sacerdócio levitico, somente eles poderiam fazer esta cobrança.

Então: Jesus veio da tribo de Judá, não poderia efetuar ou fazer tal cobrança.

Paulo veio da tribo de Benjamin, não há necessidade de dizer que em nenhuma das cartas dele, está referindo-se ao dízimo, somente ao cristão a contribuir com alegria.

E no demais, o sacerdócio levítico foi substituído por um sacerdócio muito mais do que excelente, JESUS CRISTO

Deus te abençoe.

Paulo Sérgio

"Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,(Salmos 17:8)