Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


outubro 24, 2008

Dízimos? Ofertando a Deus?

...
As pessoas, principalmente as evangélicas, hoje em dia, ouvem muita coisa a respeito do dízimo. Os pregadores, freqüentemente, citam Malaquias 3:10 para encher os cofres de suas igrejas. Nesta passagem, o profeta de Deus disse:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida."

Que texto de pregação poderoso! Mandamento de Deus. Obrigação clara. Teste de fidelidade. Garantia de bênção. Não é surpresa que esta seja uma passagem favorita de muitos pregadores modernos.

Mas estariam estes pregadores tratando corretamente a palavra de Deus (veja 2Timóteo 2:15)? Deus exige nossos dízimos hoje em dia? Deus está prometendo bênçãos materiais abundantes em retribuição? Examinemos estas questões de acordo com a Bíblia para determinar o que Deus realmente quer (veja Atos 17:11).

Deus exige nossos dízimos, hoje em dia?

Não há dúvida que Deus exigiu o dízimo na Bíblia. Mas, para entender sua vontade para os dias de hoje, precisamos examinar as passagens que discutem o dízimo. Pesquisemos brevemente o ensinamento bíblico sobre este assunto.

O dízimo antes da lei de Moisés


Antes que Deus revelasse uma lei escrita a Moisés, para governar os descendentes de Israel, encontramos duas ocasiões quando homens deram ou prometeram dízimos a Deus. Depois do resgate de pessoas e de bens que tinham sido tomados de Sodoma numa guerra, Abraão deu um dízimo a Melquisedeque, o sacerdote de Deus (Gênesis 14:18-20). Mais tarde, Jacó (o neto de Abraão) prometeu devolver a Deus 10% de sua prosperidade (Gênesis 28:22). Estes dízimos parecem ter sido voluntários. Não há registro de qualquer mandamento de Deus a respeito do dízimo antes do tempo de Moisés. Certamente, o dízimo de Abraão não é mais um padrão para hoje na mesma forma que o exemplo de Noé não exige que nós construirmos uma arca hoje em dia. Pela mesma razão que pregadores hoje em dia não têm o direito de exigir que você construa um grande barco, eles não têm base para usar os exemplos de doações de dízimo do livro de Gênesis para exigir que você dê 10% de sua renda a uma igreja.

O dízimo na lei de Moisés

É indiscutivelmente claro que Deus ordenou o dízimo na lei que deu através de Moisés. Muitas passagens mostram essa exigência (por exemplo, Levítico 27:30-33; Números 18:21-32; Deuteronômio 12:1-19; 26:12-15). O dízimo era uma característica da relação especial entre Deus e o povo escolhido de Israel (Deuteronômio 14:22-29). Nenhum estudante da Bíblia pode negar a necessidade do dízimo, sob a lei de Moisés.

Sempre que as pessoas se referem à lei de Moisés, é importante lembrar que Deus deu essa lei aos israelitas, descendentes de Abraão especialmente escolhidos. A manutenção dessa lei era necessária para mostrar que eles eram um povo separado, escolhido (Êxodo 19:1-6; Deuteronômio 26:16- 19). Estes mandamentos a respeito do dízimo foram parte "da lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel" (Neemias 8:1).

Malaquias viveu no mesmo tempo que Neemias. Ele era um judeu que pregava aos judeus (Malaquias 1:1). Ele viveu sob a lei de Moisés e encorajou outros israelitas a serem obedientes a essa lei (Malaquias 2:4-8, 10; 4:4). Ele usou pensamentos dessa lei para prever as responsabilidades e bênçãos espirituais, ainda por vir, através de um descendente de Abraão, mas não impôs sobre todas as pessoas de todos os tempos a obrigação de dar o dízimo. Qualquer esforço para voltar à lei de Moisés, hoje em dia, é um esforço para reconstruir o muro de separação que Jesus morreu para destruir (Efésios 2:11-16). Certamente, os verdadeiros seguidores de Jesus não quererão anular seu sacrifício só para acumular dinheiro no tesouro de uma igreja!

O dízimo no Novo Testamento

Todas as pessoas agora vivem sob a autoridade de Cristo, como foi revelada no Novo Testamento (Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo.

Durante sua vida, Jesus reconheceu a autoridade da lei de Moisés. Ele era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e com a missão de cumprir essa lei (Mateus 5:17-18). Jesus criticou os judeus hipócritas, que negligenciavam outros mandamentos divinos, enquanto zelosamente aplicavam a lei do dízimo (Mateus 23:23; Lucas 11:42; 18:9-14). Jesus não ensinou que a lei do dízimo seria uma parte de sua nova aliança, que entraria em vigor após sua morte.

O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridade do sacerdócio de Jesus, quando comparado com o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento.

Que lei se aplica hoje?


Não vivemos sob a lei de Moisés, hoje em dia. Jesus aboliu essa lei por sua morte (Efésios 2:14-15). Estamos mortos para essa lei para que possamos estar vivos para Cristo (Romanos 7:4-7). A lei gravada nas pedras, no Monte Sinai, extinguiu-se e a nova aliança permanece (2Coríntios 3:6-11). A lei funcionou como um tutor para trazer o povo a Cristo, mas não estamos mais sob esse tutor (Gálatas 3:22-25).

Aqueles que desejam estar sob a lei estão abandonando a liberdade em Cristo e retornando à escravidão (Gálatas 4:21-31). As pessoas que voltam a essa lei estão decaindo da graça e se separando de Cristo (Gálatas 5:1-6). Não temos o direito de retornar a essa lei, para obrigar que guardem o sábado, a circuncisão, os sacrifícios de animais, as regras especiais sobre roupas, a pena de morte para os filhos rebeldes, o dízimo e qualquer outro mandamento da lei de Moisés.

Vivemos sob a autoridade de Cristo e temos que encontrar a autoridade na nova aliança que nos deu através de sua morte. Ele é o mediador desta nova aliança (Hebreus 9:15). Seremos julgados por suas palavras (João 12:48-50). Desde que Jesus tem toda a autoridade, temos a responsabilidade de obedecer tudo o que Cristo ordena (Mateus 28:18-20).

O que o Novo Testamento diz a respeito das dádivas?


Jesus, através de Paulo, ensina que as igrejas devem fazer coletas nas quais os cristãos darão de acordo com sua prosperidade (1Coríntios 16:1- 2). Temos que dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações (2Coríntios 8:1-12; 9:1-9). Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros recursos, no serviço de Deus. Não somos mandados por Deus para darmos uma porcentagem especial.

E a respeito das bênçãos?


Malaquias pregou a uma nação carnal que estava sofrendo as conseqüências carnais do pecado. Ele prometeu bênçãos materiais de Deus para aqueles que se arrependessem de sua desobediência. Não encontramos esta importância material no Novo Testamento. Deus garante aos fiéis que eles não precisam se preocupar com as necessidades da vida (Mateus 6:25-33).

Mas o Novo Testamento não promete luxo, conforto e riquezas. Jesus sofreu nesta vida, e assim seus seguidores sofrerão (Marcos 10:29-30; Lucas 9:57-62). A preocupação com a prosperidade material nos distrai da meta celestial e nos arrasta à idolatria da cobiça (Colossenses 3:1-5). Tais motivos não têm nenhum lugar entre os cidadãos do reino de Deus.

Destorcendo Malaquias 3:10

Aqueles que citam Malaquias 3:10 para exigir o dízimo, e prometem prosperidade material, estão destorcendo a palavra de Deus. Eles estão enchendo os tesouros das igrejas ao desviarem a atenção de seus seguidores das coisas espirituais para darem atenção às posses materiais. Pedro advertiu sobre tais mestres: "Também, movidos pela avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme" (2Pedro 2:3).

Mirando a meta celestial

Deus oferece uma coisa muito melhor aos seus seguidores: um prêmio eterno no céu. Paulo nos desafia a mirar essa meta: "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, mas não nas que são da terra" (Colossenses 3:1-2).
...

13 comentários:

EDIMAR SUELY disse...

A paz do Senhor!

Passando para conferir as edificantes 9dades e desejar um lindo final de semana na presença do Senhor, cheinho de paz.

Graça e paz!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

JamesCondera disse...

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amada irmã Edimar Suely.

Deus abençoe a amada ricamente e aos seus, por sua amável visita ao nosso humilde blog, desejando-lhe também muita paz do Senhor Jesus em vossos corações, neste final de semana e nos próximos vindouros...

Fraternalmente.
James.

Nido disse...

Creio que o verdadeiro dízimo é aquele ofertado sem a implicação dos pastores, e sim, segundo nossos corações diante de Deus.

JamesCondera disse...

Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, irmão Nido!

A quase totalidade dos evangélicos vivem na prática de dízimo, amedrontados pelos pastores (???)...

Mas, os crentes, aqueles que crêem em Cristo para a vida eterna (1Co 1.21), sabem que, devemos fazer a obra de Deus, e não é na área monetária, mas na caridade (Mateus 25.34-40), devemos aplicar nossos corações, conforme muito bem ressaltado pelo amado, diante de Deus...

Deus abençoe por sua rica visita ao nosso humilde blog.

Fraternalmente.
James.

Bruno Oliveira da Silva disse...

Paz do Senhor James, parabéns pelo post. Que Deus continue te abençoando, sendo um canal de edificação.

Em Cristo,

B.O.S

JamesCondera disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmão Bruno!

Infelizmente em nossos tempos, o homem está se deixando levar pelas riquezas materiais, e, para isto, muitos aproveitadores eclesiásticos, introduzem suas doutrinas, como é o caso dos dízimos...

Cremos que ser colaboradores na manutenção de prédios (igrejas) visando a comunhão e reunião de irmãos em Cristo, não necessita de uma imposição quanto ao que se deva ofertar...

Deus abençoe ao amado por sua rica visita ao nosso humilde blog.

Fraternalmente.
James.

Unknown disse...

ok certo, ja vi em outro blog inumeras e majestosas explicações sobre dar ou não o dízimo, não sou versado na palavra mas como foi dito acima buscai em primeiro lugar as coisas lá do alto... então se preocupe em escrever coisas que edificam que tragam as pessoas pra deus e não sobre o que devem ou não fazer, meu caro, se voce tem dinheiro voce não se importa em dar a deus, até porque ele não precisa da sua merreca em dinheiro, mas ele prova a sua fé em dar esta ajuda e mesmo que esteja a palavra de malaquias no velho testamento eu acredito que ele pode fazer muito mais por voce.
ora como a igreja vai crescer,(ide por todo o mundo e pregai o evangelho..)se não tem ajuda, o pastor vai orar pedir a deus que venha a aumentar a igreja para que possa comportar mais pessoas e deus vai tocar nas pessoas para que deem ofertas não é? puxa mas eu tenho condição vou dar isso todo o mes

não sei quem voce é peço perdão se vos ofendo de qualquer maneira, mas fico chateado quando vejo posts como esse, devemos trazer almas para cristo pois o dia está próximo, ouvi o chamado de deus uma vez não perseverei e me afastei por 10 anos da vida de cristo por isso digo com lágrimas nos olhos a vida sem cristo nada vale e prefiro dar 100% do meu ganho a viver afastado dele sempre que for colocar algo aqui peça a direção do espírito pois ele te dirá basta você ouvir... seja a paz de cristo o arbitro em vosso coração....colossesnses 3:15

JamesCondera disse...

Roberto,

São pessoas como você, que os Edir Macedo da vida estão cada vez mais ricos...

O Macedo usando os dízimos dos cegos espirituais montou a sua rede de televisão e transmite somente o que não é útil para a obra de Deus durante os horários de pico, somente pelas madrugadas é que transmite sua persuasão espiritual...

Como bem disse, a minha "merreca" de dinheiro não interessa a Deus, mas o entendimento à Palavra de Deus me traz temor e fidelidade ao Senhor...

James.

Unknown disse...

james...
não sou afiliado a igreja universal frequento uma igreja batista, assim como davi não ousou matar saul por ele ser um ungido de deus, quem somos nós para julgar a igreja universal? deus não deu este crescimento a eles do nada ou deu? eu acho que estão fazendo o que jesus mandou: ide por todo o mundo e pregai o evangelho... se estão certos ou errados deus os julgará, que toda esta pompa deles servir pra salvar uma alma, aleluia e graças a deus. e tem outras igrejas por aí que possuem programas quase o dia todo na tv e no radio só falta eles comprarem mesmo. e repito não foi a intenção te ofender de forma alguma.


ASSUMO PUBLICAMENTE NO SEU BLOG UM PEDIDO DE DESCULPAS E POR FAVOR NÃO LEVE EM CONTA OS MEUS COMENTÁRIOS POIS SE DEUS TE TRAZ TEMOR E FIDELIDADE ENTÃO VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO CERTO NÃO SOU EU QUE VOU TE JULGAR E ASSIM COMO A IGREJA UNIVERSAL DEVEMOS FAZER O CADA UM ACHA QUE ESTA CERTO E PRA DEUS TODOS TEM UM GALARDÃO

SEJA A PAZ DE CRISTO O ÁRBITRO EM VOSSO CORAÇÃO...COLOSSENSES 3:15

guiomar barba disse...

Irmão James,
Eu creio que o dízimo foi colocado no coração de Abraão, como a oferta no coraçãode Abel e de muitos outros, porque eles eram gratos Ao Senhor. Não foi necessário, como Jacó também, que Deus pedisse algum ato de gratidão... Eles amavam a Deus e deram conforme o que eles tinham.
Qto a Edir Macedo ser mercenário, não é porque alguém é dizimista, é uma questão de caráter, de falta de temor a Deus. Se n fosse através dos incautos, ele conseguiria outro modo de extorquir...
Eu dou com muito prazer meu dízimo e sei que a obra do Senhor necessita de dinheiro... Digno é o obreiro do seu salário... Se alguém usa nossos dízimos e ofertas para proveito próprio, Aquele que recebe do nosso coração, há de tratar com ele. Lembra o que Judas fazia com o que entrava no ministério de Jesus? Mas Jesus nunca disse a ninguém que deixasse de fazer porque Judas roubava...
Não citaria Malaquias jamais para ministrar sobre dízimo. Sei que ali era lei. Mas,em suma, Jesus disse: Não deixe de dizimar, mas não esqueça o esencial: amar.
Não sei o motivo pelo qual o irmão se desligou dos blogueiros... Mas, vc é livre e continua amado do Senhor e nosso. Abraços.

JamesCondera disse...

Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, irmã Guiomar Barba.

Quando a irmã afirma, “em suma, Jesus disse: Não deixe de dizimar, mas não esqueça o esencial: amar”...

Note que Jesus falara com os escribas e fariseus, os praticantes da lei cerimonial, que deveriam praticar a lei sem jamais se esquecer do essencial: o amor... naquele momento, Jesus não estava se referindo aos seus discípulos e a nós, os gentios, para se praticar o dízimo, a lei...

Aliás, quando ainda afirmas sobre Judas, tira-me uma dúvida: Judas recolhia dízimos ou ofertas?

Ainda, perdoe-me, mas há um engano quando diz: “sei que a obra do Senhor necessita de dinheiro...”, pois, Deus jamais precisa de coisa alguma do homem, aliás, pregar o Evangelho é um prazer imensurável, que os anjos assim o desejaram (1Pedro 1.12), em suma, quando estamos pregando o Evangelho (Ide!, Mateus 28.19,20), quando estamos praticando as boas obras (Mateus 25.31-40; Romanos 12.9-21), assim Jesus nos garante: “... amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça” (Romanos 12.21), por assim dizer, não somos nós que ajudamos a Deus, estamos favorecendo a nós mesmos e ao nosso próximo, por amor a Deus, “...Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Romanos 13.9).

Finalmente, somente para esclarecimento, sem polêmicas, meu afastamento da CNBC, se dá ao fato de em determinado momento eu questionar ao Klinger (da Renascer), sobre algumas práticas e afirmações deles, por exemplo, ano apostólico de Ester e dançar com Deus nos céus, ou seja, perguntei-lhe sobre o embasamento bíblico para afirmarem tais coisas, sendo que após este ocorrido, o Klinger deixou a CNBC, motivo este, que o irmão Lucas, criador da CNBC, alegou-me que não poderíamos fazer, pois éramos administradores, entretanto, por consciência cristã que possuo, sou um crente em Jesus Cristo, jamais aceitarei estar em qualquer lugar que seja e não poder expressar as verdades contidas nas Sagradas Escrituras, daí minha saída, mas, continuarei a expressar a verdade que o Espírito Santo nos tem revelado através deste humilde blog, como outrora já vinha fazendo, mesmo antes de conhecer a CNBC...

Deus abençoe a irmã e aos seus ricamente, pelo carinho por mim expressado e por sua rica visita ao nosso, como já disse, humilde blog.

Fraternalmente.
James.

GILMAR disse...

QUE A PAZ DE NSJC SEJA CONOSCO.
QUERIDO IRMÃO JAMES, CADA VEZ QUE LEIO POSTES SOBRE ESTE ASSUNTO EU FICO ATERRORIZADO COM O QUANTO AS PESSOAS PODEM SER MANIPULADAS PELAS FALSAS DOUTRINAS, LEVANDO-AS À ACREDITAREM CEGAMENTE EM MENTIRAS, TAIS COMO ESTARMOS FAZENDO ALGUMA COISA PARA DEUS LEVANDO AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO DE JESUS. SE TORNAM AGRADECIDAS AO HOMEM MAIS DO QUE À DEUS.

GILMAR disse...

CONTINUANDO...
ESTES ENGANADOS SÃO LEVADOS A CRER QUE ESTES SUPOSTOS PASTORES SÃO REPRESENTANTES DE DEUS PARA RECEBER AS TAXAS E TRIBUTOS(O FAMOSO DIZIMO)
REFERENTES À DISTRIBUIÇÃO DE BENÇÃOS E PROPAGAÇÃO DA PALAVRA DA SALVAÇÃO COMO SE DEUS FOSSE UM COITADO ALEIJADO,POBRE E MUDO E PRECISASSE DO HOMEM PRA ALGUMA COISA.
ENFIM É UMA LASTIMA.