Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


outubro 02, 2010

Igreja local

.
Compartilha-se através dos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos, com relação a necessidade de se manter uma igreja local, pois, sem dúvida alguma, o importante é se reunir em torno do Senhor Jesus, na adoração em espírito e em verdade, ao nosso Deus, Criador dos céus e da terra;

Temos encontrado muitas doutrinas, correntes teológicas (reformada, pentecostal, da prosperidade, liberal, gnóstica, etc), filosofias que, em muitas das circunstâncias distanciam a verdade bíblica daquilo que seja concernente a vontade de Deus, a qual é, em amor, a comunhão entre irmãos e a reunião em torno de nosso Senhor Jesus Cristo.

A Palavra de Deus, proclama quanto a “Igreja” e nos afirma que, ela é a união de todos aqueles que professam o nome do Cordeiro sobre a face da terra, independente do local [Mateus 18.20] para o qual ela (reunião de irmãos em Cristo) está reunida [1Timóteo 3.15].

Devemos, em humildade, ter a mente de Cristo [1Coríntios 2.16], e no entendimento que somos o “corpo de Cristo” [1Coríntios 12.27], membros de uns aos outros, onde não há este ou aquele que deve estar em destaque, mas que, cada qual tem seu propósito para o qual foi chamado na obra de Deus [1Coríntios 12.11].

Não há possibilidades de termos vínculos somente em um local específico, mas, tão somente, levando o evangelho de salvação a todas as gentes, buscando sempre a necessidade de não desampararmos aos que são nossos ouvintes, retornando, sempre que possível com visitas aos seus lares [Atos 5.42];

Muitos têm deflagrado a obrigatoriedade da construção de “templos” e da manutenção destes e sustento de homens em cargos exclusivos, mas não encontramos na Palavra nenhum respaldo bíblico para isto; não encontramos nenhum relato dos apóstolos neste sentido; entretanto, sabemos da necessidade da comunhão entre irmãos, da necessidade de locais para cultos [Atos 16.13]...

... então, porque não ser nossos lares, onde reunimos nossas famílias e a de nossos irmãos e vizinhos, em torno da exposição da Palavra de Deus, na união em louvores ao Criador [1Coríntios 14.26], tornando por certeza, uma igreja local??

Portanto, a igreja local, não se divide em repartições, ministérios, lideranças, setores ou gabinetes, mas, a igreja local é determinada em uma só localidade, ou, limitada aos vizinhos (irmãos em Cristo) de um mesmo bairro, onde muitos chamados pela ação do Espírito Santo, estão para servirem a outros irmãos, através de dons espirituais [Efésios 4.11; Atos 6.1-3; 1Timóteo 3.1-13], nunca como senhores eclesiásticos e na divulgação de cargos religiosos, mas, por aqueles que almejam fazer a obra de Deus, com humildade no servir, no desejo da propagação do Reino de Deus.

Muito embora, saibamos que, o número de almas que são acrescentadas pelo SENHOR aos que serão salvos, e, por conseguinte, o crescimento em número de membros da igreja local [Atos 2.47], poderá acarretar na necessidade de um local de maior concentração, porém, não é aconselhável nos direcionar ao aluguel ou construção de locais maiores com a contribuição de irmãos, pois, o ensinamento de Cristo e dos apóstolos é no sentido de que estas contribuições da igreja local [Mateus 19.16-30; 1Coríntios 16.1,2; 2Coríntios 8; 9.6-11], sejam para os pobres e necessitados; assim, necessário se faz a proliferação de outras igreja locais e no crescente número de discípulos;

Por certo, e bíblico, nossa união é em torno do Senhor Jesus Cristo, Autor e Consumador de nossa fé [Hebreus 12.2], elevando a Deus nossa gratidão [Colossenses 4.2] e tudo quanto fizermos sejam para honra, para glória e para louvor dAquele que em tudo excede a plenitude da sabedoria, reunindo-nos como Igreja, independente do local, porém, nos libertando de regras, dogmas, filosofias, teologias, vínculos religiosos...

... abrindo sempre que possível, locais de culto, em lares, para adoração a Deus, ensino e exposição das Sagradas Escrituras, por que, onde estiverem dois ou três reunidos em nome do Senhor Jesus, aí é uma igreja local!!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
_____________

6 comentários:

Igreja do Evangelho Segundo Jesus disse...

Que a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados.

Amado Irmão em Cristo.
Tenho lido seus artigos e compartilho com o irmão em suas exposições. (inclusive observei que a sua saudação é a mesma que uso (Judas-Versiculo 2).
Porém, eu penço em partes diferente do irmão.
Concordo com o amado quanto a quantidade de igrejas que tem se erguido e que pregam doutrina de homens, tradição, prosperidade etc.
Más, vejo que há necessidade tanto de culto em nossas casas com também em templos construídos para que seja um local de adoração e ouvir a palavra de Deus. Em minha visão não é o templo em si e sim como é conduzido este sistema. Concordo com o irmão quantas aquelas que se tornam instituições financeiras ou empresas.
Paulo nos demonstra claramente que ele até poderia viver do evangelho, más trabalhava para não ser pesado a ninguém.
Vejo que as igrejas começam simples vai crescendo e ao invés de criar uma ramificação de ajuda ao próximo como por exemplo um sistema de recuperação de mendigos, ou apoio a mães que trabalhem e não têm onde deixar seus filhos etc. Logo vão abrindo mais e mais igrejas e isso se transforma em um verdadeiro patrimônio com valores financeiros e nada mais do que isso. Na verdade vejo dessa forma:
Mateus 23
2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos;
6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.

Eu sou a favor de termos igrejas com seriedade, voltada para o bem comum de todos.
Para finalizar quero dizer que tenho fome e sede de JUSTIÇA, más, somente nosso SENHOR JESUS CRISTO EM SUA VINDA PODERÁ ME FARTAR.
Espera em Cristo amado e veja com Ele é bom:
Romanos 12
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

Fica em Paz, é necessário que estas coisas aconteça.
Wilton Marles
Blog-www.igrejadoevangelhosegundojesus.blogspot.com

JamesCondera disse...

.


Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas.


Irmão Wilton Marles,


Fico imensamente alegre em compartilharmos em várias exposições;

Entretanto, quanto as instituições religiosas, ou como o irmão afirma, “a favor de termos igrejas com seriedade”, tenho humilde entendimento que o coração do homem não lhe permite assim proceder, como “igrejas templos” onde a ocorrência da entrada de dinheiro é em demasia, o homem é vaidoso e vive na busca de poder, deixando-se corromper, em especial em nosso tempo presente (digo isto, pois, a experiência nos mostra que muitos já desviaram do caminho justo de Deus e entraram para o caminho da busca de prosperidade material, creio que não preciso citar exemplos e nem nomes)...

... assim, entendo que as “igrejas locais” voltadas para a união em torno de Jesus, fazendo coletas para ajuda aos pobres e necessitados, periodicamente, dariam um melhor resultado.

Quanto a vingança, felizmente, Deus não nos permite assim agir, pois, a vingança cabe somente ao SENHOR, mas, nós, podemos e devemos por ordenança divina, mostrar os caminhos que tem sido feitos para desviar as almas da salvação, e é neste sentido que nosso humilde blog vem se expressar!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Blog "Adoradores em Casas"
Comunidade Orkut "Adoradores em Casas"


...
..
.

Silvinha disse...

concordo e discordo desse post, irmão James. e concordo totalmente com a opinião do irmão Wilton. e ainda: há muitas Igrejas que não se corromperam ao dinheiro, então penso que o irmão deve ter mais cuidado ao colocar todas num mesmo balaio. achotb que os irmãos que se reúnem apenas nas casas estão corretos em fazerem assim (da mesma forma como muitas igrejas denominacionais tem suas células de estudo e oração nas casas dos membros das Igrejas) com uma grande preconceito aos que se reúnem em templos. está nítido isso, infelizmente, tanto nos posts do irmão James como conversando com outros irmãos que se reúnem dessa forma (me refiro à experiência minha, ok?!). de forma alguma estou criticando o irmão, apenas mostrando o meu ponto de vista, pois fica bem claro, ao meu ver, que os irmãos, por se reunirem aos moldes da Igreja primitiva, se acham - mesmo que não admitam - mais sábios, mais entendidos, os que melhores compreendem o significado da palavra Igreja. desculpe-me irmão se dessa vez mais discordo do que concordo, mas do mesmo jeito que há hierarquia nas Igrejas Locais, há nas Igrejas nas casas. assim como todos pregar nas reuniões que acontecem nos lares, há sempre 1 ou 2 irmãos quetem mais tempo nessa caminhada e praticamente são considerados como pastores. e ainda tem aqueles que são "mais ouvidos" por serem da Igreja em cidades maiores e que guiam as reuniões começadas nas cidades menores: estes irmãos tb são vistos como pastores. ou seja, no final das contas, cada um defende o que lhe é certo, mas estamos todos - TODOS MESMO - no mesmo barco. [ ]´s em Cristo!

JamesCondera disse...

.


Graça, e paz, e amor vos sejam multiplicados.



Irmã Silvinha,



Louvemos ao Senhor que nos amou e nos deu entendimento para que falemos a verdade de Seu Filho Amado!

Entendo a vossa posição, porém, permaneço firme neste meu entendimento de que os templos (ou igrejas de grande porte) sempre irão trazer mais desfavorecimento que o contrário...

No início do livro de Atos, logo após a ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, encontramos os irmãos se reunindo como igreja, nos lares, onde repartiam o pão, viviam em comunhão e tinham tudo em comum, todos vendendo suas herdades e repartindo com os que tinham necessidades [“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister” – Atos 2.44,45]...

... entretanto, já os Coríntios, note, que até as reuniões feitas em torno da Ceia do Senhor foram criticadas por Paulo, pois que, alguns irmãos eram desprezados por outros quanto a posição social [“Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior... Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo” – 1Coríntios 11.17,22], e isto ocorre justamente por causa do grande número de membros, assim, é incoveniente, temos exemplo disto, o grande aglomerado de irmãos, como afirmei anteriormente, o coração do homem é enganoso e ele se deixa levar pela soberba, busca de poder, status...


Deus a abençoe e aos seus ricamente.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Blog "Adoradores em Casas"
Comunidade Orkut "Adoradores em Casas"




...
..
.

Barbosa disse...

Irmão JAMES,Graça e Paz de Jesus Cristo o Santo Cordeiro de Nazaré amém?
Irmão James,GOSTARIA DE FALAR ALGUNS ASSUNTOS OK? a Palavra de DEUS diz que nos últimos dias haverão falsos Mestres(profetas com outras doutrinas e não à de CRISTO)intruzirão nas igrejas,que poderá enganar até mesmo os próprios escolhidos.
Concordo com o irmão,é que a igreja está fazendo? No passado era igreja do DEUS VIVO,e o hoje podemos dizer o mesmo? Não! O poder humano,a ganância de riqueza(avareza) e etc abafou o Espírito Santo de atuar nas igrejas Ele está do lado de fora,e o homem é atração especial!Infelizmente é o que vemos e é real!
James,o irmão mencionou Colossenses 4.2,e vou acrescentar o 3 que diz: Perseverai em oração,velando nela em ações de graças;orando também juntamente por nós,para que Deus nos abra a porta da Palavra,a fim de falarmos do ministério de Cristo,pelo qual estou também preso.
"PERSEVERAI"no grego proskartereo significa "DEDICAR","CONTINUAR FIRME";o que subentende desvelada persistência,fevor e apego à oração. "VELAR"no grego gregoreo significa estar espiritualmente vigilante ou alerta.Para nos devotarmos intessamente à oração,devemos estar alertas diante das muitas coisas que poderiam desviar-nos desse propósito. Satanás e a fraqueza da natureza humana procurarão nos levar a negligenciar a oração,ou desviar nossos pensamentos enquanto oramos,é uma guerra espiritual. Por isso,devemos disciplinar-mos para alcaçar a dimensão da oração que a vida vitoriosa cristã requer.
o MANDAMENTO que Jesus Cristo deixou na terra está em Marcos 16.15,16 que diz: E DISSE JESUS: IDE POR TODO MUNDO,PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO;MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO.
- Estas palavras contituem a Grande Comissão de Cristo a todos os seus seguidores,em todas as gerações. Declaram o alvo,a responsabilidade e a outorga da tarefa missionária da igreja(O POVO). A igreja deve ir a todo o mundo e pregar o evangelho a todos,de conformidade com a revelação no NT,da parte de Jesus Cristo e dos apóstolos. Essa tarefa inclui a responsabilidade primordial de enviar missionários a todas as nações; ler Efésios 2.20; Atos 13.1,4.
- O evangelho pregado centraliza-se no arrependimento e na remissão(perdão) do s pecados,na promessa do recebimento de "O DOM DO ESPÍRITO SANTO"e na exortação de separar-se desta geração perversa,ao mesmo tempo em que esperamos a volta de Jesus,do céu; ler Lucas 24.47; Atos 2.38; 2.40; 3.19,20; I Tessalonicenses 1.10.
- O propósito da Grande Comissão e o mandamento de Jesus,é fazer "DISCÍPULOS" que observarão os mandamentos de Cristo. Esse é o único imperativo direto no texto original. A intenção de Jesus Cristo não é que o evangelismo e o tetemunho missionário resultem apenas em decisões de conversão. As energias espírituais não devem ser concentradas meramente em aumentar o número de membros da igreja,MAS,SIM,EM FAZER DISCÍPULOS QUE SE SEPARAM DO MUNDO,QUE OBSERVAM OS MANDAMENTOS DE JESUS CRISTO E QUE O SEGUEM DE TODO O CORAÇÃO,MENTE E VONTADE; ler João 8.31.
- Note-se,ainda,que Cristo nos ordena:A CONCENTRAR NOSSOS ESFORÇOS PARA ALCAÇAR OS PERDIDOS,E NÃO CRISTIANIZAR A SOCIEDADE OU ASSUMIR O CONTROLE DO MUNDO.Aqueles que crêem em Jesus Cristo devem abandonar o presente sitema mundano maligno,que também está dentro das igrejas evangélicas,e separar-se da sua imoralidade,e ao mesmo tempo expor a sua malignidade; ler Romanos 13.12; 2 Coríntios 6.14; Efésios 5.11.
- Jesus Cristo estará com seus seguidores obedientes,através da presença e do poder do Espírito Santo.
O Verdadeiro cristão,que ama as almas perdidas que estão sob o domínio de Satanás.devem ir a TODAS AS NAÇÕES(PAÍSES)e testemunhar somente depois que do alto sejam revestidos de poder; ler Mateus 28.20; ;1.23; 18.20; lucas 24.49; Atos 1.8.
E poderão falar que JESUS CRISTO SALVA,CURA,LIBERTA E É O ÚNICO QUE LEVA O HOMEM AO CÉU E DÁ A VIDA ETERNA,NÃO HÁ OUTRO"SÓ ATRAVÉS JESUS CRISTO DE NAZARÉ".
SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ O SENHOR!

Agnaldo disse...

Caro James,

Estou com um vovo blog.

O antigo Desperta Igreja! agora mudou.

Quando puder dá uma passadinha por lá e contribua com seus pertinentes comentários.

Em Cristo,

AGNALDOMeu Púlpito