Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


maio 29, 2009

Pastores Aprovados por Deus

.
Há pastores na maioria das igrejas. Muitas pessoas almejam este cargo. Biblicamente, a função dos pastores é cuidar do rebanho de Deus (veja 1Pedro 5.1-2; Atos 20.28). Como servos de Deus, os verdadeiros pastores mostrarão a sua preocupação com a vontade do Senhor, fazendo e ensinando o que Ele diz.

Não mantemos nenhum tipo de laço com nenhuma denominação. A nossa responsabilidade é de fazer a vontade de Deus, e ter a Bíblia como a única fonte de informações sobre a vontade do Senhor. Não temos nenhum motivo para defender nem atacar qualquer pessoa ou organização religiosa. Nosso propósito é bem simples: servir a Deus e ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Sem dúvida, este artigo não agradará a todos. Da mesma maneira que o ensinamento de Jesus desafiou os líderes religiosos de sua época, a palavra dEle exige mudanças radicais por parte dos dirigentes de hoje.

Não podemos forçar ninguém a mudar, mas podemos e devemos avisar sobre o perigo de seguir a sabedoria humana, leia Provérbios 14.12; Isaías 55.6-9; Jeremias 10.23; Ezequiel 3.18-21.

Eu sei, de antemão, que este texto vai contrariar os ensinamentos e as práticas de muitos pastores e de muitas igrejas. Mas, não podemos servir a Deus e agradar a todos os homens (Gálatas 1.10).

Aborde o assunto com mansidão e o desejo de aprender a aplicar a palavra do Senhor. "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma... Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" (Tiago).

As qualificações bíblicas de pastores/presbíteros/bispos

Paulo cita as qualificações dos bispos/presbíteros em duas cartas (1Timóteo 3.1-7; Tito 1.5-9). A linguagem dele deixa bem claro que ele não está dando meras sugestões, e sim requerimentos. Em 1Timóteo 3.2 ele diz: "É necessário, portanto, que o bispo seja...." Tito 1.7 diz: "Porque é indispensável que o bispo seja...."

Os requerimentos que encontramos nesses dois trechos são qualidades que o Espírito Santo revelou, através de Paulo, como exigências.

Agora, vamos ler o que o Espírito falou nessas duas listas paralelas (bem semelhantes, mas não exatamente iguais).

"Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo" (1Timóteo 3.1-7).

"Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem" (Tito 1.5-9).

Leia esses trechos com bastante atenção. Os pastores que você segue têm todas essas qualificações? São homens? Casados? Pais de famílias? Com filhos crentes? Conhecedores da Palavra? Hospitaleiros? Respeitados por todos? Irrepreensíveis? Professores capazes? Amigos do bem? Têm todas as outras qualidades citadas aqui? Não impõem contribuições pré-fixadas? Vivem para as ovelhas e não das ovelhas?

Homens com todas essas qualificações são uma grande bênção ao povo de Deus, e serão extremamente.

Mas, pessoas que não têm essas qualificações não são autorizadas por Deus a serem pastores. Pessoas não-qualificadas que aceitam o cargo de pastor estão agindo contra o Supremo Pastor. Presbíteros não-qualificados que continuam nesse papel estão violando a palavra de Deus.

É notável que essas passagens não falam nada sobre escolaridade, cursos superiores, cursos de teologia, diplomas, certificados de seminários, etc. Muitos têm colocado tais coisas como seus próprios requerimentos, deixando de lado as exigências de Deus.

Desafios atuais

Não é possível, num pequeno texto como este, elaborar um estudo completo sobre pastores. O propósito deste texto é desafiar cada leitor a estudar mais, procurando entender bem o que Deus revelou sobre pastorear. Mas, não é o bastante ouvir a palavra. Tem que praticá-la (Tiago 1.22-25).

Se você esteja agindo de forma errada, há uma solução só: arrepender-se e começar a obedecer ao Senhor. Pastores não-qualificados devem renunciar, para não trazer a ira de Deus. E se você insiste em seguir um pastor não aprovado de Deus, você terá que escolher entre Deus e os homens (Mateus 15.9; Josué 24.15).

É bem provável que alguns leitores, especialmente os que fazem parte da direção de algumas denominações, não gostarão deste artigo. Não aceite nada que vem de mim ou de qualquer outro homem; mas não rejeite nada que vem de Deus. "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1.10).
.
.
.

4 comentários:

Matias Borba disse...

Caro James,
Graça e Paz!

Hoje o pstorado am muiots lugares perdeu o lugar para os negócio, para as mais diversificadas forma de lucros atravéz deste ministério.

Onde entra o dinheiro, o poder e o interesse pessoal como prioridades tudo se corrompe.

Parabéns pelo excelente texto.
Não deixe de participar da campanha do blog Encontro com a Bíblia, é só confeir.

Abraços!

Valdemir Reis disse...

Olá amigo James é sempre uma grande satisfação voltar aqui, registro minha gratidão por sua amizade, atenção e gentileza, obrigado mesmo de coração por sua visita e comentário, tudo isto nos fortalece e aproxima. A casa é nossa volte sempre. Saiba que admiro muito o seu trabalho. Realizado sempre com muita Inteligência e excelente qualidade, parabéns pelo grandiossimo trabalho pela fé, meu reconhecimento e votos de muito sucesso e brilho.
Quero compartilhar com você o poema abaixo do nosso imortal Vinícius de Moraes:
“Certas palavras podem dizer muitas coisas;
Certos olhares podem valer mais do que mil palavras;
Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora;
Certos gestos, parecem sinais guiando-nos pelo caminho;
Certos toques parecem estremecer todo nosso coração;
Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais,
Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.”
Desejo um fim de semana repleto de alegrias extensivo aos familiares. Forte abraço, paz, luz, saúde, prosperidade e muitas bênçãos. Fique com Deus. Felicidades.
Valdemir Reis

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amado em Cristo, irmão Matias Borba.

Realmente, é de trazer muita tristeza quando deparamos com estes que, unicamente se achegam a Deus com o intuito de enriquecer, deixam de lado todo o Amor que o Senhor nos agraciou no maldito madeiro, por certo, estes pastores possuem uma Santidade Mórbida, estes pastores são aqueles que autoritariamente se denominam líderes!

Como sempre tenho afirmado, o Senhor levanta homens humildes para que amem Suas ovelhas e que de si se dão por elas...

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua rica visita ao nosso humilde espaço.

Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.

Jesus, o maior Amor ...
..
.

JamesCondera disse...

.
Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, amado em Cristo, irmão Valdemir Reis.

A recíproca é verdadeira. Muita alegria nos traz em receber seu comentário neste humilde espaço, destinado a exaltação do nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Pois, tudo quanto somos, se o somos, Cristo é o real e digno de toda honra, toda glória e todo louvor.

Deus o abençoe e aos seus ricamente e por sua nobre visita.

Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.

Jesus, o maior Amor ///
Comunidade "Adoradores em Casas"///
...
..
.