Por vocação ou chamada (do grego kleseous - Ef 1.18) entende-se aquele ato gracioso de Deus pelo qual Ele convida os pecadores a aceitarem a salvação que se oferece
Esta é a doutrina do chamado de Deus. A graça de Deus é exaltada, não apenas na provisão da salvação, mas também na oferta da salvação aos imerecedores. Podemos definir o chamado de Deus como o ato da graça pelo qual Ele convida os homens a aceitarem, pela fé, a salvação providenciada por Cristo. Isto pode ser entendido de acordo com o esboço bíblico abaixo:
1. As Pessoas Chamadas
As Escrituras indicam que a salvação é oferecida a todos:
a) - Aos “predestinados” (Rm 8.30);
b) - A todos que “estão cansados e sobrecarregados” (Mt 11.28);
c) - A “todo aquele que crê” (Jo 3.15,16; 4.14; 11.26; Ap 22.17);
d) - Aos “confins da terra” (Is 45.22; Ez 33.11; Mt 28.19; Mc 16.14; Jo 12.32; 1Tm 2.4; 2Pe 3.9);
e) - E a “quantos encontrardes” (Mt 22.9).
À luz destas passagens, não ousamos fazer distinção entre uma chamada geral a todos e um chamado especial aos eleitos, nem precisamos, tampouco, decidir se o chamado geral de Deus é sincero e se é especial e irresistível. Deus não zomba dos homens. Se Ele oferece salvação a todos, é porque deseja que todos sejam salvos, estendendo a mesma ajuda a todos que O escolherem.
O chamado a salvação é obra do Deus Triúno, sendo por isso atribuída ao Pai (1Co 1.9; 1Ts 2.12; 1Pe 5.10), ao Filho (Mt 11.28; Lc 5.32; Jo 7.37) e ao Espírito Santo (Mt 10.20; Jo 15.26; At 5.31,32). É uma vocação, através da pregação do Evangelho, onde Deus proclama a todos os homens que se arrependam e creiam no sacrifício vicário de Cristo (Mt 28.19; Mc 16.15; 2Tm 1.9-11; At 2.38; 1Co 1.23,24). Muitos, porém, não aceitaram esse chamado (At 13.46; 2Ts 1.8-10; Jo 1.10,11). É uma vocação que opera para a salvação, baseada na própria escolha do homem (At 13.46-48).
Esta é a doutrina do chamado de Deus. A graça de Deus é exaltada, não apenas na provisão da salvação, mas também na oferta da salvação aos imerecedores. Podemos definir o chamado de Deus como o ato da graça pelo qual Ele convida os homens a aceitarem, pela fé, a salvação providenciada por Cristo. À luz das passagens anteriores, não ousamos fazer distinção entre uma chamada geral a todos e um chamado especial aos eleitos, nem precisamos, tampouco, decidir se o chamado geral de Deus é sincero e se é especial e irresistível. Deus não zomba dos homens. Se Ele oferece salvação a todos, é porque deseja que todos sejam salvos, estendendo a mesma ajuda a todos que O escolherem.
2. O Objeto do Chamado
Deus não chama os homens para uma reforma de vida, para as boas obras, para o batismo, para serem da igreja, etc. Todas essas coisas são apropriadas em si mesmas, sendo simplesmente o fruto daquilo para o que Ele os chama.
As coisas para as quais Ele chama o homem, são:
a) - Arrependimento (Mt 3.2; 4.17; Mc 1.14,15; At 2.38; 17.30; 2Pe 3.9).
b) - Fé (Mc 1.15; Jo 6.29; 20.30,31; At 16.31; 19.4; Rm 10.9; 1Jo 3.23).
3. Significado do Chamado
Deus tem uma variedade de meios pelos quais chama os homens. Vejamos:
a) - Por meio de sua Palavra:
Ele chama os homens diretamente através da Palavra de Deus (Rm 10.16,17; 2Ts 2.14). Por isso, é necessário fazer com que a Bíblia chegue a todas as partes do mundo.
b) - Por meio de seu Espírito:
Deus chama os homens pelo seu Espírito (Jo 16.8; Gn 6.3; Hb 3.7,8). O Espírito Santo insta com o pecador para vir e aceitar a Cristo.
c) - Por meio de seus servos:
Deus chama os homens através de seus servos (2Cr 36.15; Jr 25.4; Mt 22.2-4,9; Rm 10.14,15). Jonas é um bom exemplo de como Ele usa mensageiros humanos para trazer uma cidade ao arrependimento. A Palavra de Deus tem que ser levada aos não salvos por pessoas regeneradas, que possam testificar a respeito do poder dessa Palavra em sua própria vida.
d) - Por meio de sua bondade:
Deus chama os homens através do modo providencial como os trata. Sua bondade serve para levá-los ao arrependimento (Rm 2.4; Jr 31.3), mas, se não conseguir, então os seus juízos irão fazê-lo (Is 26.9; Sl 107.6,13).
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