Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


janeiro 06, 2012

Quando o estudo secular interfere a servir a Deus

Temos presenciado que muitos religiosos confundem o conhecimento em estudo seculares com o entendimento em conhecer a Deus.

E isto se refere-se a que??

Sem dúvida, a Palavra de Deus não testifica que somente terão entendimento aqueles que possuírem estudos (ou mesmo os que fizerem algum curso teológico);

A teologia de certa forma tem sido um instrumento como prepotência de alguns religiosos (pastores e bispos evangélicos, padres) em se posicionarem como os únicos (por vontade humana) que possuem conhecimento, o que é um engano, maligno!!

A teologia favorece ao conhecimento bíblico??
Sim. Mas quando usada para se ter conhecimento e, por conseguinte, buscar-se entendimento de qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

De que adiante ao homem ter estudos seculares, conhecimento em teologia, porém, se não admite que outros possam ter entendimento pelo Espírito Santo sem cursar qualquer teologia ou estar em seminários??

E ainda pior, são aqueles que querem usufruir de seus conhecimentos seculares e misturá-los com a Palavra de Deus.

Ora, Deus não se deixa escanecer; o entendimento bíblico faz com que tudo quanto possamos conhecer neste vida, tornar-se como escória ["Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" - Colossenses 2], é importante que tudo quanto tenhamos por conhecimento seja para o bom testemunho para aqueles que queiram se achegar a Deus, entretanto, não podemos confundir as coisas de Deus com as coisas deste mundo.

Há vários religiosos fazendo confusão entre o entendimento bíblico advindo de Deus através do Espírito Santo, com o conhecimento secular em bancos de seminários; e ainda, há os que querem afrontar aqueles que com o entendimento os têm confrontado com a Palavra de Deus.

Aliás, vejam que infeliz comentário que um religioso, dizendo-se bispo evangélico, adicionou em este site, é psicanalista clínico, Ph.D teologia, sendo fundador de uma instituição religiosa com placa de igreja:

james: lendo seus posts, posso perfeitamente fazer uma comparação a paisagem africana. Sabe, a gente entra na mata africana e tem uns animaizinhos saltando de galho em galho e fazendo risadinhjas nos chamando a atenção, mas, a gente nem liga. percebeu?!!!!
Por Luis Sousa em CUIDADO!! Pastores e bispos evangélicos, dizendo s... às 15:51

Enfim, questiono:
Do que adiante tanto conhecimento secular e ainda estudos teológicos, sendo um individuo que diz conhecer a Deus, se acha superior a qualquer outro e ainda compara o seu semelhante a um animal irracional??


Vivendo Por, Em e Para Cristo; nos interesses da Igreja que Cristo edificou.

.
[186425]

3 comentários:

Lukao disse...

Acho que a salvação só pode vir através do Espírito Santo. Ou seja, a pessoa pode se matar de estudar, mas nunca terá o arrependimento e a entrega à Cristo sem que o ES o convença. Entretanto, não podemos negligenciar a necessidade do estudo. A própria Bíblia incentiva o estudo, e o estudo da Bíblia, muitas vezes, acarreta estudos históricos, geográficos e estudos históricos da igreja. Um texto muito interessante sobre a necessidade do estudo teológico é o desse link: http://renatovargens.blogspot.com/2011/12/deus-nao-precisa-de-mulas-pra-pregar-o.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+renato_vargens+%28Renato+Vargens%29

Cristiano Nascimento disse...

Parabéns pela excelente postagem! Já estou seguindo este blog! Que Deus abençoe!

Abraço

Cristiano

CLEUSA disse...

Irmão James,

Tem um pessoal "que não se conforma com as sãs palavras do Senhor JESUS", I TIM 6:3 e tem mais
" Aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade."II TIMOTEO 3:7
O Deus deles é o ventre, lucrar com as palavras do Senhor Jesus é só isso e nada mais, honram a Deus com os lábios mas o coração esta muito, muito longe de Dele.....chamar as pessoas de animais que pulam nos galhos..... È irmão, esse pessoal não cumpre nada da palavra, e se acham os donos da verdade.....ninguém pode discordar deles, pois partem para a ignorÂncia....