Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


abril 16, 2009

A IGREJA

.
O que é a igreja? O pensamento de Deus não é o cristianismo; não é o de ter igrejas como centros organizados do cristianismo; não é a propagação do ensino e empreendimento cristãos.

O pensamento de Deus é o de ter um povo na terra no qual, e no meio do qual, Cristo é tudo em todos. Esta é a Igreja.

Temos que revisar nossas idéias. No pensamento de Deus a Igreja começa e termina com isto – a absoluta supremacia do Senhor Jesus Cristo.

E o que Deus está sempre buscando é juntar aqueles de Seu povo que mais completamente concretizarão este pensamento dEle, e serão para Ele a satisfação de Seu próprio desejo eterno: o Senhor Jesus em todas as coisas tendo a preeminência e sendo tudo em todos.

Ele ignora a grande instituição, a assim chamada “igreja”, e está com aqueles que em si mesmos são de um humilde e contrito espírito e que tremem diante de Sua palavra, e nos quais o Senhor Jesus é o único objeto de reverência e adoração. Estes satisfazem o coração de Deus. Estes, para Ele, são a resposta à Sua eterna busca.

Vocês percebem que a Palavra de Deus diz isto. Vejam novamente Colossenses 3.11: “no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos”.

Eles têm se revestido “do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Observem atentamente estas palavras e entenderão que este é o homem corporativo, a Igreja, o Corpo de Cristo, “a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Efésios 1.23).

E ali, naquele homem corporativo, não pode haver grego ou judeu. Note as palavras. Não diz que gregos e judeus se unem em uma abençoada comunhão. Não, não há nacionalidades na igreja; temos nos livrado de todas as nacionalidades, e agora temos um novo homem espiritual, uma nova criação, onde não pode haver grego, judeu, escravo, livre. Todas as distinções terrenas se foram para sempre – é um novo homem. O braço direito não é um judeu e o braço esquerdo um grego!

Não, isto passou. Nesta Igreja há apenas um novo homem – não uma combinação onde anglicanos, metodistas, batistas, congregacionais e todo o resto se juntam e esquecem suas diferenças por um tempo; isto não é a Igreja. Na Igreja estas diferenças não são meramente cobertas por um tempo – elas não existem. Há um Corpo, um Espírito. A Igreja é isto, “Cristo é tudo em todos”. Tenha isto e tem-se a Igreja. Chamar qualquer outra coisa de Igreja e deixar isto de fora é uma contradição. Testem-na através disto.

Se for verdade que a vida cristã conforme o pensamento e a mente de Deus é somente isto, “Cristo, tudo em todos”, então somos eu e você verdadeiros crentes? Pois temos visto que mediante a cruz nós desaparecemos para dar lugar para o Senhor Jesus. Agora, se professamos ter vindo pelo caminho do Calvário até o Senhor, a implicação é que desaparecemos por intermédio desta cruz, para que Cristo seja tudo em todos.

O que pensar? Queremos nós um pedacinho do mundo? Nós ainda voluntariamente nos apegamos a esta ou aquela coisa fora do Senhor, porque o Senhor Jesus não tem nos satisfeito plenamente e precisamos ter um contrapeso? Um crente mundano é uma contradição de termos.

Ter um pouquinho de algo fora de Cristo é negar o Calvário e permanecer diretamente em oposição ao eterno propósito de Deus referente a Cristo. Você assume esta responsabilidade? Deus determinou isto desde toda a eternidade no referente a Seu Filho.

Podemos nós professar pertencer ao Senhor Jesus e ao mesmo tempo ainda não ser verdade que Ele é tudo em todos para nós? Se podemos, há algo errado, há uma negação, uma contradição. Estamos nos opondo ao pensamento e propósito de Deus.

É verdade que Cristo é tudo em todos?
...

7 comentários:

Anderson e Lucia disse...

Seu blog está maravilhoso, edificando e ensinando a Verdade de Cristo a todos que visitam. Deus o abençoe muito a cada dia, por que você por meio deste blog nos abençoa a todos os dias.
Um grande abraço...
Dos seus irmãos em Cristo
Anderson e Lucia Boaventura

Alessandro disse...

Olá, James!

Ótimo texto. Parabéns!

Acho que o verdadeiro siginificado do que é Igreja, ainda não está muito claro para muitas pessoas. Mas vamos adiante, sendo Igreja e amando a todos, aos quais Cristo chama: " Minha Igreja".

Abraço, irmão.

Angela Natel disse...

Amei as mensagens. Precisamos de mais Palavra de Deus na internet!!!
Legal o blog!
Estou divulgando o meu:
http://guardiadaverdade.blogspot.com/
Lá só vale a Bíblia - não a opinião das pessoas.

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amados irmãos em Cristo, Anderson e Lucia.

Felizes aqueles que confiam no Senhor, pois, não nos deixa enganados quando fazemos tudo para a honra, para a glória e para o louvor do nome Santo do Senhor Jesus.

Deus os abençoe e aos seus ricamente e por vossas amáveis visitas ao nosso humilde espaço.

Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.

Jesus, o maior Amor Comunidade "Adoradores em Casas"...
..
.

JamesCondera disse...

.

Graça e paz vos sejam multiplicadas, amado irmão em Cristo, Alessandro.

Realmente, milhares estão confundindo o servir a Cristo como ir a igreja...

A confusão é geral e a ganância de homens inescrupulosos ainda maior...

Milhares ainda não tiveram um real e verdadeiro encontro com o Senhor do senhores, portanto, como nos trouxe, o significado de ser Igreja ainda não esta patente em seus corações.

Deus o abençoe e aos seus ricamente e por sua nobre visita ao nosso humilde blog.

Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.

Jesus, o maior Amor Comunidade "Adoradores em Casas"...
..
.

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amada irmã em Cristo, Guardiã da Verdade.

Louvemos a Deus que, ainda mantém os que não dobraram seus joelhos a baal, estes que permanecem fiéis a Palavra de Deus, e que usam seus blogs e a rede para a divulgação do evangelho de Jesus Cristo.

Deus a abençoe e aos seus ricamente e por sua amável visita ao nosso humilde blog.

Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.

Jesus, o maior Amor ///
Comunidade "Adoradores em Casas"...
..
.

Tânia Regina disse...

A Paz do Senhor irmão James!

Estou indicando seu blog pelo excelente conteúdo ao recebimento de um selo sério que recebi em meu blog, se for de seu interesse pode conferir no link abaixo.

http://tododiacomdeus.blogspot.com

Deus abençoe!