Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


maio 03, 2012

Jesus no templo (que não existe mais)

[225220]

Concordo que é salutar, em algum dos casos, frequentar uma igreja instituição, e isto permite aos irmãos oportunidades de compartilhar em várias áreas de suas vidas. Porém, com respaldo bíblico, a base que tenho para afirmar das reuniões em alguns locais com placas de “igreja” não está no fato de Jesus ter ensinado no templo de Jerusalém, que já não existe, foi derribado. Jesus se fez homem, e porquanto, se sujeitou a lei dada a Moisés e aos princípios judeus, portanto esteve no templo.

Ele admoestou com criticas severas [Mateus 23] os grupos religiosos, até por que, enquanto esteve em carne, a lei vigorava e Ele se submetia a sua sinuosidade. Foi batizado (ainda que não necessitasse), quando questionado por João Batista, deixou claro que Ele mesmo deveria cumprir o que todos estavam sendo orientados a cumprir.

Após Sua ressurreição, os apóstolos perseveraram na doutrina de Cristo, na comunhão, no partir do pão, ensinando uma nova forma de viver, baseada em amor e tolerância, e em nada se correlacionava com a organização religiosa legalista que vigorava na época (e nem tão pouco na nossa), esta forma de viver era a apropriação da graça conquistada na cruz;

Cristo nos enviou o Santo Consolador, o Espírito Santo que habita em cada crente [1Coríntios 3; 6], rompendo de vez com a concepção de templos (de tijolos) como casa de Deus. Fomos libertos pela cruz, somos livres dessa imposição.

A grande e problemática relação entre Deus e os homens em nosso tempo presente, está na imposição que muitos têm dado aos “templos”; mesmo por que, a igreja instituição tem deixado a graça para se firmar na “lei”, no legalismo e fundamentalismo, e para tanto, tornando a vida em comunhão nestas casas religiosas insuportável para alguns, tornando-os inapetentes.

Muitos têm um chamado de Deus, outros têm cartirinha eclesiástica.
Um crente firma sua vida com Deus e seu testemunho não está por que frequenta uma igreja instituição.

Muitos se têm feito em ir a um lugar com placa de “igreja” para querer algo, porém, não somos nós que devemos querer, mas sim, Deus agir em nós, assim, “pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” [Romanos 9]...

... “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” [Filipenses 2].

Deixemos de lado está imposição de que tudo deve ocorrer por que se vai a algum templo religioso, para deixar que Deus apascente Seu rebanho!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.

Inapetente adj ( in- + apetente ) 1 Que não apetece. 2 Que não sente apetite ou desejo.


4 comentários:

Romildo lima disse...

irmão james.
o meu maior combate nesta questão de igreja institucional é contra o sistema que rege tais igrejas. sim, este sistema tomou o coração e a mente dos incautos para não exergar o que você também vem tanto a combater.
o sistema ensina que devemos ir a casa de Deus.enquanto no evangelho nos somos a casa de Deus... você acha que as pessoas não sabem disso!? sei que você sabe que elas até pregam sobre isso, mas no fim o sistema prevalece!
se o sistema não tivesse corrompido a mente da igreja denominacional, não teria nenhum mau elas se abrigarem em templos...mas o templo tornou-se tão maligno quanto qualquer outra coisa maligna do mundo tenebroso. eu fazia parte de uma igreja aqui em Fortaleza, no ceará, onde o pastor resolveu adotar o maior templo do estado. hoje o templo comporta mais de 12 mil pessoas... na quele tempo eu já era um tanto contra! pois sabia que no fim ele iria querer muito mais. hoje já se falar em poltronas acachoados, ar-condicionado, e todo luxo possível. pergunto: será que isso vai ser benéfico?
imagino se não adotassem templos, para onde iria estes milhões investidos!?
Romildo lima- blogueiro
evangelho1.blogspot.com

Missionário Luiz disse...

No livro de Romanos 1.18 fala:
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.
" A IRA " NO GREGO É(ORGE) significa um expressão de Deus, da sua justiça e do seu amor.
É a indignação pessoal de Deus e sua reação imutável diante de todo o pecado; Ez 7.8,9; Ef 5.6; Ap 19.15, causada pelo comportamento iníquo do ser humano e nações, e pela apostasia e infidelidade do seu povo; Êx 4.14; Nm 12.1-9; Sm 6.6,7 Is 10.5; 13.3; Jr 50.13; Ez 30.15; Nm 25.3;32.10-13; Dt 29.24-28.
A ira de Deus no passado, vemos o seu ódio ao pecado humano, que revelou-se através do dilúvio; Gn 6-8, da fome e da peste, do abrasamento da terra, da dispersão do seu povo, e de incêndio através da terra; Ez 6.11ss; Dt 29.22,23; Lm 4.16; Is 9.18,19.
No presente, a ira de Deus é vista quando Deus entrega os ímpios à imundícia e às vis paixões e leva à ruína e à morte todos quantos persistem em lhe desobedecer; Rm 1.24; 1.18- 3.18; 6.23; Ez 18.4; Ef 2.3.
Leia Romanos 1.21.
Embora os versículos 21-28 de Rm tratem principalmente da depravação cada vez pior entre os ímpios, eles também apontam os princípios por que um dos pecados principais dos líderes cristãos que caem sendo à imoralidade, corrupção, avareza etc; Rm 1.24.
Quando os líderes da igreja tornam-se orgulhosos, buscam honra para si mesmo e exaltam a si mesmo( a criatura) mais do que seu criador (DEUS), uma porta se abre, então, na sua vida, à impureza e à vergonhosa concupiscência; Rm 1.22; 1.21; 1.25; 1.26; 2 Pe 2.2,15.
Caso estes líderes cristãos não voltem arrependidos, serão por fim controlados por uma mente pervertida; Rm 1.28.
Tais pessoas talvez prossigam na concupiscência e pecado vergonhosos, enquanto justificam seus próprios atos como sendo fraqueza humana comum, persuadido a si mesmo que ainda estão em comunhão com o Espírito Santo e no gozo da salvação, enganado a si mesmo e aos outros seguidores que se prostam sua confiança à homens.
Estes líderes fecham seus olhos à advertência bíblica de que diz: " NENHUM FORNICADOR, OU IMPURO, OU AVARENTO, O QUAL É IDÓLATRIA, TEM HERANÇA NO REINO DE JESUS CRISTO E DE DEUS"; leia Efésios 5.5.
James podemos dizer em alta voz:
"MARANATA JESUS CRISTO O NAZARENO".
" A ÚNICA SAÍDA, A PORTA, SERÁ O ARREBATAMENTO DO POVO FIEL À DEUS,QUE NÃO SE PROSTAM À HOMENS, E À ESTE EVANGELHO QUE ESTÁ AÍ,O DA NOVA ERA, POIS TUDO NA TERRA ESTÁ CONTAMINADO INCLUSIVE AS CHAMADAS IGREJAS EVANGÉLICAS.
MARNATA JESUS CRISTO!

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.


Irmão Romildo lima e
Missionário Luiz,

A única coisa que encontramos em nosso tempo presente nos locais com placas de “igrejas” são meias verdades, usam das coisas de Deus para se manifestarem, ridicularizam o sofrimento vicário de Cristo em troca de migalhas malignas...
Há somente subversivos religiosos que matam dia após dia os que entram nos templos com adulteração da Palavra de Deus, crendices, invenções, vendas de indulgências (e olha que isto era comum na idade média, onde o povo em geral era analfabeto).

Deus os abençoe e aos seus ricamente.

Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.


James, crente desigrejado™ de "igrejolas" ou instituições religiosas com placas de igrejas, a tal igreja instituição.
Site Jesus, o maior Amor
Site DESIGREJADOS
Site Adoradores em Casas
Orkut Adoradores em Casas
Facebook Adoradores em Casas
Twitter Adoradores em Casas
Site EVANGÉLICOS, ingrejados
Site Escândalos Religiosos

...
..
.

Kelen Strong disse...

Paz irmão James.

Estava para vir em seu blog, pois o considero O ATALAIA.
Seus textos sempre muito bem elaborados retrata a realidade de nossos dias, que são difícies e trabalhosos.
Gostaria muito de receber o comentário do amado em meu blog.
O meu marido esta com uma mensagem que irá gostar;

JUÌZO FINAL: Falsos Profetas X Igreja de Cristo, passa lá e deixe seu comentário, e faça um blogueiro feliz. Acesse:

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

O Senhor seja a tua força.

Em Cristo,

***Lucy***