Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


dezembro 08, 2009

Igrejas evangélicas na mira de Justiça

.
Ações do MP focam igrejas evangélicas em expansão

Por Alessandro Cristo (compilação)

A recente decisão que condenou o casal Estevam e Sônia Hernandes por evasão de divisas, dada na terça-feira (1º/12) pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, põe novamente em destaque o nível de atenção dedicada pelo Ministério Público e pela Justiça aos movimentos religiosos de massa chamados neopentecostais evangélicos. Em crescimento contínuo há mais de 40 anos e com previsão de abranger metade dos brasileiros até 2020, as igrejas não têm atraído apenas fiéis. Sob os holofotes, ao reunir milhões de adeptos nas ruas, eleger parlamentares e colocar no ar programas diários e até canais exclusivos de televisão, despertam também a atenção de quem duvida de que o seu sucesso venha mesmo do céu.

Os alvos preferidos têm sido as igrejas Renascer em Cristo e Universal do Reino de Deus. As principais denúncias, no entanto, enfrentam dificuldades na Justiça. O Ministério Público tenta encaixar a tese de que, como não precisam explicar a origem do que recebem, as igrejas mais engajadas em atividades extracultos podem estar lavando dinheiro. Assim, as empresas e fundações criadas para administrar canais de televisão, projetos assistenciais, bens imóveis e até contratar funcionários estariam esquentando dinheiro sujo.

O problema é justamente esse: até agora, nenhuma prova trazida a público levou a indícios de dinheiro ganho em crimes. As acusações menos voláteis se baseiam apenas no fato de entidades com imunidade tributária investirem em negócios empresariais — o que a lei não proíbe, desde que os tributos das empresas sejam pagos normalmente. Ou seja, a possibilidade de haver lavagem já é motivo para acusações.

Até o acidente ocorrido em janeiro com o prédio da sede da Igreja Renascer, liderada pelo casal, virou assunto para o MP. Uma investigação apura se o desabamento do teto do templo, na Zona Central de São Paulo, que matou nove pessoas, foi culpa da direção, mesmo tendo a recente reforma do telhado sido aprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo.

Nesta quinta-feira (3/12), a Justiça concedeu liminar ao MP que suspende a execução da reconstrução do prédio. O MP alega que o edifício vai trazer impacto no trânsito da região, no bairro do Cambuci, e que uma comissão especializada da Prefeitura é que deveria ter autorizado o alvará.

Condenação

Em relação a condenação dos Hernandes por evasão de divisas... foram religiosos os argumentos que levaram o juiz a aumentar a pena dos fundadores da Renascer na condenação. "A motivação não teria relevância se não fossem os réus quem são. Líderes religiosos, os acusados veneram as coisas sagradas e os mandamentos divinos", diz a sentença. Segundo ele, por defenderem esses princípios, "não poderiam incorrer à prática delitiva para o continuísmo de enriquecimento sem causa aparente colocado em marcha junto ao emaranhado de dogmas da fé cristã".

O agravante, segundo a sentença, se deve a função sacerdotal dos acusados. "Existem circunstâncias agravantes, em especial a de violação de dever inerente a ministério, ou seja, atividade religiosa, nos termos do artigo 61, inciso II, alínea ‘g’ (terceira figura), do Código Penal, de forma que aumento a pena aproximadamente em 1/6 (um sexto)”.

Pressão universal

Antes da Renascer em Cristo, outra comunidade entrou na mira do Ministério Público. Edir Macedo, líder da Universal do Reino de Deus, também foi acusado de lavar dinheiro, com o qual teria comprado a Rede Record, em 1989. Novamente as acusações ainda não tiveram desfecho. A investida começou depois que imagens captadas pela Rede Globo foram exibidas com insistência pelos telejornais, mostrando os obreiros da igreja levando sacolas de ofertas dos fiéis em um culto celebrado no estádio do Maracanã.

Em denúncias de lavagem de dinheiro, o Ministério Público afirma que o conceito de organização criminosa existe e está devidamente explicado na Convenção de Palermo. A ligação entre lavagem de dinheiro e organização criminosa, segundo o MP, é feita porque, de acordo com a legislação brasileira — a Lei 9.613/98 —, a ocultação de bens ilícitos sempre é antecedida por outro crime, aquele que gerou os bens ilícitos.

.
________________

9 comentários:

Marcelo disse...

Não há mesmo que se falar em crimes. O que existe é que o MP, sempre com a pulga atrás da orelha, tenta descobrir ilícitos. Os que achar, que sejam punidos, não há dúvida. Mas é bom ter o zelo de observar que instituições como igrejas, sindicatos, casas de caridade como asilos, etc, têm proteção constitucional, imunidade constitucional.
Que não se comece uma busca sedenta por punir religiosos, pois assim vai configurar uma perseguição religiosa.

Ótima e oportuna postagem a deste blog. Parabéns.

Marcelo Hagah
João Pessoa-PB

Fábio Henrique disse...

Contra alguns nunca haverá verdadeira perseguição! Não foi o próprio líder da "Universal do Reino de Deus", Edir Macedo, que disse numa entrevista a sua TV que odiava religião?

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tia 1:27)

Teologia Bíblica disse...

Ser perceguido é uma máxima do evangelho, que o motivo destas perseguições seja sempre por querer viver em Cristo, se for assim será para a glória de Deus e nossa alegria, do contrário será para a nossa vergonha.

"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições". 2ª Timóteo 3:12.

A paz do Senhor.

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas.


Irmão Marcelo Hagah,


Em verdade, há verdadeiros abusos no requisito “instituições” em nosso País, e, neste meio, incluir-se-á também, as religiosas, não somente evangélicas, mas tantas quantas houver a “lucupletação” de dádivas que os fiéis trazem a estas...

Sabemos que, muitos charlatões da fé estão se apoderando de incautos e inconstantes que não tem conhecimento bíblico e negligenciam buscá-lo.

Existem verdadeiros impérios religiosos, que foram criados para este fim, e subsistem desta maneira ilícita de enriquecimento, da fé alheia.

Sabemos que, as Sagradas Escrituras nos alertam destes escândalos, saibamos, pois, como denunciá-los, uma vez que, nos é assegurado divinamente:

Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido” [Lucas 12].

Deus abençoe ao amado e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde blog.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas.


Irmão Fábio Henrique,


Há de se dizer que neste meio evangélico, quando aparecem alguns desvios de líderes, muitos saem na defesa da tal perseguição...

Nossos amados irmãos da igreja primitiva, nosso amado irmão Paulo, foram perseguidos pelo nosso do Senhor Jesus, não por causa de escândalos!!!

Sobre odiar religião, por certo que o Edir odeia, ele simplesmente não pratica!!!

Deus abençoe ao amado e aos seus ricamente, e por sua rica visita ao nosso humilde blog.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas.


Irmão Sidney,


Milhares de evangélicos jamais entenderão que, padecer por Cristo, sofrer perseguições, ser discriminado por falar a verdade do evangelho, é a real e verdadeira maneira de se viver para Jesus...

Muitos crêem que, Deus tem por obrigação em servi-los, pois, se intitulam evangélicos!!


Deus abençoe ao amado e aos seus ricamente, e por sua amável visita ao nosso humilde blog.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

darlene mary disse...

A Paz do Senhor a tds q por aqui passam!!

..a respeito deste artigo, é certo que todos tem la sua razão em defender aquilo que acreditam..mas tem um porém;
(Romanos 8:35 )Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
..então penso eu na minha ignorancia, mas lutando a cada dia para q me seja dado discernimento para entender o real caminho a seguir, que todos os que estão para enganar, ludibriar, e escanecer aos que ainda estão na ignorancia ou inocencia, estes sim, serão perseguidos, não pela justiça humana, mas por Aquele que é a própria Justiça!!
eu creio na Palavra: SOMENTE NELA!!

(1 Samuel 2:9) Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.

e ainda..

(Provérbios 19:21)
Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.

..então não será tão dificil entender que mesmo que estes homens e mulheres sejam impunes aos nossos olhos,...mas nada será desapercebido aos Olhos do Criador!!
(Deuteronômio 16:20) A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o SENHOR teu Deus.

A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO!
esta maravilhoso e abençoado o blog james!
MARY.
dmsdg@yahoo.com.br

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amada em Cristo.


Irmã Darlene Mary,


Inevitavelmente, os homens, crêem que a justiça humana há de se esquivar de suas articulações predatórias no intuito de enriquecimento, ainda que, usando da Palavra de Deus, buscando para si a glória, fama, status...

... mas, se enganam, pois, Deus não se deixa escarnecer!

Portanto, sejamos verdadeiros adoradores, fazendo tudo quanto estiver ao nosso alcance para que a justiça e a retidão sejam instrumentos de nossas mãos.

Deus a abençoe e aos seus ricamente, e por sua amável visita ao nosso humilde espaço.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Blogueiros Cristãos"
Comunidade "Adoradores em Casas"


...
..
.

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amados em Cristo.


Irmãos Evanir e Darli,


Deus os abençoe e aos seus ricamente, e por vossa nobre visita ao nosso humilde espaço.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Blogueiros Cristãos"
Comunidade "Adoradores em Casas"


...
..
.