Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


março 05, 2009

A mente medieval e a evangélica

.
Durante a Idade Média!

A igreja conquistou um vasto império territorial e acumulou enorme riqueza, oriunda das doações de fiéis. Ao mesmo tempo em que atribuía a si a exclusividade de intercessão junto ao plano divino, o clero católico aproveitava-se da crença dos fiéis para usufruir de privilégios, enriquecer, compartilhar do poder político.

E, muitos (analfabetos), apoiados na pregação da condenação das almas após a morte, buscavam com suas doações uma tentativa de almejarem os céus...

Fundamentando-se na tese “o justo viverá pela fé”, encontrada na Epístola de Paulo aos Romanos, Lutero passou a afirmar que as indulgências não redimiam os pecados, que as doações à igreja não serviam para salvar as almas da condenação após a morte. Para o reformador, o caminho da salvação era o arrependimento.

Ao apoiar completamente o comportamento religioso sobre a fé e acreditar na salvação da alma apenas pelo arrependimento - condições que dizem respeito à vida interior e que em nada dependem da material -, Lutero entrava em choque com o comportamento da parcela do clero que se interessava em demasia pelas questões econômicas.

Século XX, chegam os evangélicos!

E a igreja evangélica, como que com um carbono, tirando cópia do modelo medieval, devendo ser a guardiã dos princípios cristãos, abriu mão de sua pregação sobre ética e moralidade, na busca de reconhecimento e status social, na exclusividade de uma suposta intercessão pastoral, usufruindo de privilégios arquitetados na dependência de um povo, que somente louva ao Senhor nos lábios, mas que em seus corações, a ambição por riquezas materiais impera soberana, deixando até o próprio “tentador” (devorador), boquiaberto, pois jamais ele poderia arquitetar tamanha apostasia...

E a igreja evangélica partilhando da impunidade administrativa e do enriquecimento ilícito é também a grande culpada pela violência estrutural, pois não tem amparado o pobre, usando das contribuições financeiras na construção de grandes salas de show gospel, templos faraônicos, tudo em prol da denominação e enriquecimento pastoral, ou apostólico, como queiram!

Nosso amado irmão, jovem Anchieta Campos, muito bem estruturou a igreja local, “como local onde se tenha pregação da palavra, doutrina, louvor, coletas de ofertas financeiras para o auxílio dos irmãos necessitados”...

Somos, com certeza e em verdade, contra o que está sendo proposto, formulado, vivido, mantido, freqüentado, propagado, usado, manipulado, “como local onde se tenha pregação da palavra, doutrina, louvor, coletas de ofertas financeiras para o auxílio dos irmãos necessitados”, aliás, como está difícil encontrar nas igrejas locais evangélicas “coletas de ofertas financeiras para o auxílio dos irmãos necessitados”...

Mas, seria este, o verdadeiro local que os evangélicos estão propondo como igreja local??

Sem dúvida alguma que não! Os evangélicos, povo religioso, que em sua grande maioria, são letrados, intelectualizados, muitos cursam algum seminário de teologia, são fundamentalistas, se julgam os portadores da verdade, não admitem críticas, considerações ou contribuições, não dialogam, pois consideram infiéis, heréticos, todos os que não concordam com seus postulados...

Com todo seu conhecimento secular, os evangélicos, são negociadores natos, freqüentam as denominações assiduamente, defendem que somente elas são legítimas, tentam barganhar com Deus através de dízimos (aqueles introduzidos a Israel pela Lei) riquezas materiais, jamais se importam com o próximo ou quando muito, importam-se superficialmente, em suas denominações a ordem é desfilar roupa nova, cultos regrados ao gospel, comércio e manufatura com o nome “JESUS” a preços além do mercado, enfim, blá, blá, blá, ...

Conclusão!

Com todo seu conhecimento secular e teológico, o homem evangélico tenta buscar de Deus através de suas doações, as riquezas e necessidades materiais!

Com toda a sua falta de conhecimento, cultural e social, o homem medieval, buscava, através de suas doações, mesmo que erroneamente, o caminho dos céus!
...

16 comentários:

Paulinha disse...

A paz do Senhor irmão James,

obrigada pela sua visita em meu blog e pelo selinho tbm.
Gostaria de dizer que o seu blog está muito abençoado e eu orei por Sammy. Quando tiver notícias, post em seu blog!

Fica com Deus

Paulinha!

Anônimo disse...

É realmente entristecedora a conduta de grande parte das igrejas! Temos colocado a religião acima de Deus e buscado mais Suas bênçãos que Sua Presença!

Que Deus possa sempre nos conservar humildes e servos fiéis!Buscando-o sempre independente de templos e denominações!

Precisamos estar realmente dispostos a servi-lo, não por aparência... Segui-lo verdadeiramente, porque isso sim é um privilégio!

Parabéns pela postagem, amado irmão!!
Que Deus lhe abençoe cada vez mais!
Obrigada por todo o carinho!!!
A Paz...

JamesCondera disse...

.
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amada irmã em Cristo, Paulinha.

Estes selos realmente trazem uma união entre os irmãos blogueiros, pois, podemos com um singelo gesto, reconhecer os méritos daqueles que, com um coração voltado ao Senhor, tudo fazem para a exaltação de nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deus abençoe a amada irmã e aos seus ricamente, por suas orações por nossa amada irmã Sammy e por sua amável visita ao nosso humilde espaço voltado para a glória, para a honra, e para o louvor de nosso amado Senhor e Redentor.

Fraternalmente.

James
...
..
.

JamesCondera disse...

.
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amada irmã Meire.

Sinceras suas palavras, quanto a triste realidade evangélica, como assim o foi com a igreja de Éfeso, Apocalipse 2:

4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.


Deus a abençoe ricamente e aos seus, e por sua gentil visita ao nosso humilde blog que nos traz enorme alegria.

Fraternalmente.

James
...
..
.

Marlene Maravilha disse...

Faco das palavras do comentário da Meire, as minhas. Nada a acrescentar, somente que este blog é um grande lugar para se ganhar tempo!
abracos e um dia de paz!

Misrai Atanasio disse...

Olá irmão James a Paz!
Vim Visitá-lo fiquei muito Feliz com este espaço pq é uma Benção!

Tem uns selinhos pro Senhor em minha página, percebí que já tens, mas mesmo assim o indiquei...

Deus o abençõe!

Sandra Veneziani disse...

Graça e paz!
vim te visitar, deixar o meu carinho e te oferecer um selinho.
fique na paz

Matias Borba disse...

Nobre Pastor, Paz do Senhor!

Seu blog em pouco tempo ja se tornou uma referencia na blogsfera Cristã, creio que precisamos cada vez mais de homens de Deus que divulguem as verdades de Deus como o senhor tem feito em seu blog.

Desde contexto histórico a doutrinário tenho aprendido muito com o amado irmão.

Deus abneçoe!

Rocelma Reis disse...

Blog excelente, edificante, sempre entre os meus preferidos!
Que Deus o abençoe sempre, irmão James!
Bom fim se semana!

Rocelma

Nesia Pires disse...

Olá amado...Tem um selo pra vc lá no meu blog, estou seguindo seu blog e deixo pra vc meu selo de 2000visitas, ica na paz do Senhor, Deus o abençoe muito.
http://sogrita.blogspot.com

JamesCondera disse...

.
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, querida Marlene Maravilha.

Infelizmente, mutios se deixam apegar pelos afezeres cotidianos, e deixam o melhor para nossas vidas, exaltar somente ao nome do Senhor Jesus, mas um outro contingente que se torna religioso num único intuito de tentar se enriquecer...

Deus a abençoe e aos seus ricamente, e por sua gentil visita ao nosso humilde blog.

Fraternalmente.

James
...
..
.

JamesCondera disse...

.
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, irmã amada em Cristo, Misrai Atanasio.

Estes selos realmente nos trazem grande alegria, e inclusive novamente recebê-los é ainda maior, pois buscamos a exaltação de nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deus abençoe a amada e aos seus ricamente, e por sua cordial visita ao nosso humilde espaço.

Fraternalmente.

James
...
..
.

JamesCondera disse...

.
Graça, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amada irmã em Cristo, Sandra.

Não nos cansamos de dizer que estes selos nos trazem muita alegria e fortaleza, e a amada irmã sabe como ter um "toque de amor"...

Deus abençoe a amada irmã e aos seus ricamente, pelas gentis indicações e por suas visitas amáveis e constantes ao nosso humilde blog.

Fraternalmente.

James
...
..
.

JamesCondera disse...

.
Graça e paz vos sejam multiplicadas, amado irmão em Cristo, Matias Borba.

É inegável que o caminho do Senhor é aprazível e deleitoso, por isso, como o amado, tudo que buscamos é anunciar o Reino de Deus e a necessidade de uma vida voltada ao espiritual em detrimento a carne e as suas concupiscências.

Deus abençoe ao amado irmão e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde espaço voltado para a glória, para a honra, e para o louvor de nosso amado Senhor e Redentor.

Fraternalmente.

James
...
..
.

JamesCondera disse...

.
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amada irmã em Cristo, Rocelma.

É motivo de muita alegria em podermos ter um coração voltado ao Senhor, e tudo fazer para a exaltação do nome de nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deus abençoe a amada irmã e aos seus ricamente, e por sua amável visita ao nosso humilde espaço.

Fraternalmente.

James
...
..
.

JamesCondera disse...

.
Graça, e paz, e amor vos sejam multiplicados, irmã amada em Cristo, Nesia Pires.

Estes selos realmente nos trazem muita alegria, pois, fazem uma união entre os irmãos blogueiros, assim, por um singelo gesto, reconhecemos os méritos daqueles que, com um coração voltado ao Senhor, tudo fazem para a exaltação de nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deus abençoe a amada irmã e aos seus ricamente, por mais este selo e por sua amável visita ao nosso humilde espaço.

Fraternalmente.

James
...
..
.