Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 06.ago.2017, João 6

Disse-lhes pois JESUS: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu;
mas Meu PAI vos dá o verdadeiro pão do céu.
[Êxodo 16.4,8; Salmos 78.23; João 1.9; 6.33,35]
Porque o pão de DEUS é aquELE que desce do céu e dá vida ao mundo.
Porque faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
[João 6.50; 1João 1.1-2]
Disseram-lhe pois: SENHOR, dá-nos sempre desse pão.[João 4.15; Salmos 4.6]
E JESUS lhes disse: EU SOU o pão da vida; aquele que vem a MIM não terá fome;
e quem crê em MIM nunca terá sede.
[Mateus 11.28; João 5.40; 6.41; Apocalipse 7.16; Isaías 49.10; 55.1-3]

[669,530]

fevereiro 12, 2009

IGREJA NAS CASAS

.


A igreja do novo milênio quer se parecer cada vez mais com a igreja dos primeiros tempos do cristianismo. Não se trata de uma volta atrás. Trata-se, isso sim, de uma volta às fontes. A igreja retratada no livro dos Atos dos Apóstolos era totalmente dedicada à Palavra, ao Testemunho e à Missão.

Trazendo mais uma característica da igreja primitiva (a igreja nas casas), queremos salientar que a igreja do novo milênio é chamada a estar mais presente nas casas e ser igreja da comunhão.

IGREJA QUE NASCE DAS CASAS


Pelo estudo e reflexão que fazemos dos Atos dos Apóstolos, nestes dois primeiros anos do novo milênio, queremos resgatar a importância da igreja-casa. É a igreja-família. É também a igreja-grupos de reflexão.

Não se trata de desprezar ou substituir a igreja-templo.

O que fazemos ou celebramos nos templos de nossas comunidades é muito bom para nos enriquecer e fortalecer na fé. Mas é muito pouco para se poder atingir o objetivo que é: “renovar a consciência da identidade e da missão da igreja”.

Não se pode esquecer que a igreja de Jesus Cristo nasceu nas casas. Jesus entrou nas casas para ensinar multidões, para aproximar-se de pobres e pecadores, curar doentes, ressuscitar mortos. Do mesmo modo, os Apóstolos iam de casa em casa, anunciando o Evangelho (Atos 5.42). Era nas casas e pelas casas que repartiam o pão (Atos 2.46). Na casa de Cornélio (Atos 10.2), de Lídia (Atos 16.15), e de muitos outros, nascia a Igreja.

A expressão “ele/ela e toda a sua casa” servia para dizer que toda a família, também crianças e escravos ou empregados e até parentes mais próximos, aderiam à fé em Jesus Cristo e eram batizados.

A IGREJA DOMÉSTICA

A palavra “casa” aparece muitas vezes no livro dos Atos dos Apóstolos. Essa é uma clara indicação de que a igreja nascia nas casas. Esse é, de fato, o primeiro lugar onde acontece a igreja.

Antes de tudo, a igreja é doméstica, caseira. Naqueles tempos ainda não havia templos, santuários, igrejas. Hoje somos muito tentados a nos encontrar nesses espaços que existem fora de nossas casas. Mas não nos encontramos, como igreja, no espaço mais belo e íntimo, que é a nossa própria casa.

A grande Igreja de Jesus Cristo, que está presente em todos nós, que é ao mesmo tempo universal, começa a se formar e a acontecer nas casas dos cristãos, mesmo que estejamos desigrejados dos lugares apelidados de 'igrejas'.

Em cada casa, acontece a igreja. Nela, o pai e a mãe são sacerdotes, ministros da bênção para os filhos e da comunhão da família. Nela, adultos e crianças, idosos e jovens, são discípulos, aprendizes da fé e da escuta da Palavra divina. Pais e filhos são verdadeira família de Deus, na oração e no diálogo, no perdão e na compreensão.

A família é uma pequena igreja. A igreja, uma grande família. A família é a mais básica expressão humana da comunhão trinitária divina. Ela é símbolo do amor de Deus-Trindade.

IGREJA-CASA: LUGAR DE APRENDIZADO


Certamente, a igreja é uma só. É a assembléia convocada pela palavra e pelo testemunho do único salvador Jesus Cristo.

Mas, se a igreja, mais do que para conhecer doutrinas, serve para viver valores, para indicar os caminhos da vida, para educar no amor e na justiça, pode-se então perguntar: qual é o lugar mais propício ou favorável para se fazer a experiência de Deus, de seu amor, da justiça, da partilha, do perdão? É a igreja-templo ou a igreja-casa?

Se o melhor aprendizado, como nos afirmam os pedagogos, acontece na experiência e na vida, mais do que por conceitos e conhecimentos, é preciso concluir que é nas casas que precisamos aprender a viver nossa fé.
...

7 comentários:

KETY disse...

Graça e paz irmão que estudo tremendo!Que Deus possa te usar mais e mais,Deus te abençoe

james disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, irmã Kety.

Cremos que a necessidade imperativa não é a de um simples reavivamento, mas de uma reforma radical que chegue a raiz de nossos males morais e espirituais e trate das causas, e não das conseqüências, da doença e não dos sintomas.

Deus a abençoe e aos seus ricamente, e por sua amável visita ao nosso humilde blog.

Fraternalmente.

James, presbítero.
...
..
.

Ao toque do amor disse...

Graça e paz, irmão!

Temos que incluir sim, pois nossas casas são extensões da igreja, nosso lar é um local de inspiração para as orações, louvores e ensino da palavra.
a cruz também inclui nossas familias, vizinhos...
Que sua semana seja muito feliz e abençoada.

james disse...

[]

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, irmã Sandra Veneziani.

Infelizmente, muitos se enclausuram dentro dos templos evangélicos e dão as costas a seus familiares, muitos chegam a afirmar que são perseguidos, mas na realidade são negligentes quanto ao mandamento do Senhor Jesus de pregarmos o evangelho...

É importante que venhamos ao entendimento que somos nós, a Igreja, e nos tornar verdadeiros adoradores, e não simples freqüentadores de quatro paredes eclesiásticas.

Fraternalmente.

James, presbítero.
Jesus, o maior Amor
...
..
.

Anônimo disse...

Não é nada de mais a igreja se reunir nas casas. Desde que essa comunidade entendam que o Senhor Jesus revestiu de autoridade designando pessoas para governar Seu povo: Mt.16:19; Jo.20:22, 23; At.1:24, 26;20f:28; Ef.4:11,12; Hb.13:17.

pablo disse...

boa noite,
achei muito interessante a idéia, gostaria de saber como vocês fazem, porque na minha casa tem um grupo de estudos bíblicos e é muito edficante, aqui nós chamamos de célula.

james disse...

.


Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,

irmão Pablo,



Creio que nos reunirmos em nossos lares, seja o mesmo que se realiza em sua casa, entretanto, recebendo o nome de células, com uma diferença essencial, as células participam de uma igreja e estas reuniões sejam vinculadas a ela, certo??

Quando nos reunimos em nossos lares, somos a igreja, estamos reunidos em Cristo Jesus, louvamos, adoramos, compartilhamos da Ceia do Senhor, ministramos estudos bíblicos...

Não devemos nos esquecem de que, como família, devemos começar a evangelização através de nossos lares, pois, de nada adianta evangelizar muitas gentes e ter os membros de nossa família fora da comunhão em Cristo, dizemos isto por que existem muitas pessoas que frequentam templos e jamais falaram de Cristo em seus lares.

A família é uma pequena igreja. A igreja, uma grande família. A família é a mais básica expressão humana da comunhão.



Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.