Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


setembro 07, 2008

Prosperidade, até quando?

.
É sempre bom relembrar!

Informações distorcidas da Verdade

Muitos sites que aí estão, distorcem da Verdade, querem levar para si os méritos da Palavra de Deus, levar para si a glória do SENHOR. Como um pequeno exemplo, muitos tem questionado se Arão morreu no monte Hor ou em Moserá.

* Monte Hor: “Então Arão, o sacerdote, subiu ao monte Hor, conforme o mandado do SENHOR; e morreu ali no quinto mês do ano quadragésimo da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia do mês” (Nm 33.38)

* Moserá: “E partiram os filhos de Israel de Beerote-Benê-Jaacã a Moserá; ali faleceu Arão, e ali foi sepultado, e Eleazar, seu filho, administrou o sacerdócio em seu lugar” (Dt 10.6).

Novamente afirmamos, estão, os leitores, sempre se deparando com a questão (ou impasse) em um site eivado de matérias céticas, cujo propósito é unicamente depreciar a Palavra de Deus. Reconhecemos que até possa surgir uma pequena dificuldade diante desses versículos, entretanto, o que nos chama a atenção é a atitude injusta de tais pessoas que dedicam suas vidas a “pincelar” problemas bíblicos sem, contudo, mover o mínimo de esforço para pesquisar o assunto. Em verdade, não estão aptas para tirar conclusões fundamentadas dos fatos verdadeiros.

Não há nenhum impasse entre os textos acima transcritos. O monte Hor ficava na fronteira do território de Edom, enquanto Moserá nada mais era do que um pequeno local situado no sopé desse monte. A Bíblia relata que o sepultamento de Arão ocorreu no acampamento de Moserá e sua morte, no cume do monte (Ver Nm 20.28).

Prosperidade

Referindo aos programas de rádio e TV e igrejas que vivem cheias de gente atrás de realizar os sonhos que viram nos testemunhos: falidos que viram milionários, pé-rapado que vira empresário, corrente disso, água santa daquilo, azeite ungido daquilo outro, dinheiro, dinheiro, dinheiro... É claro que tudo pode ser usado por Deus para os Seus propósitos, mas o fato de algo ser usado não significa que é bom. Deus usou uma mula para falar com Balaão, mas não acredito que a gente possa parar de pregar o evangelho se Ele pode usar mulas para fazê-lo.

Vemos muitos errando na Bíblia e esses erros às vezes sendo transformados em algo para a glória de Deus, porém o que errou continua sendo responsável. Lembre de José falando a seus irmãos, quando se revela a eles como governador do Egito: "E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o tornou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande." Gn 50:19,20

Não podemos nos esquecer de que vivemos numa época de apostasia (abandono da Verdade) e isso irá piorar muito após o arrebatamento da igreja, o que pode acontecer a qualquer momento. Procure ler as cartas de Timóteo no contexto profético de tempo. Ambas falam da "casa de Deus" (o aspecto governamental da igreja, ou a parte que cabe aos homens cuidarem).

Na primeira são dadas instruções... “... para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." 1Timóteo 3:15 Esta fala de como a casa de Deus deveria ser.

Na segunda fala de como ela ficou. "Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra." 2Timóteo 2:20 É uma casa onde há de tudo e a responsabilidade dos que buscam a Verdade é se afastarem do erro (leia o contexto) para se reunirem com aqueles que o fazem de coração puro (ou purificado desses erros). O trecho fala de separação.

A primeira fala ainda, em seu contexto histórico, dos "últimos tempos", um período mais extenso: "MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" 1Timóteo 4:1 Isso já acontece há muitos séculos.

A segunda fala dos "últimos dias", um período breve e final. "SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos." 2Timóteo 3:1 Na continuação é dado o estado dos cristãos (é importante entender que não está falando de pagãos ali, mas de cristãos nominais): "Porque haverá homens...

· [1] amantes de si mesmos, avarentos [2] presunçosos [3] soberbos [4] blasfemos [5] desobedientes a pais e mães [6] ingratos

· [1] profanos [2] Sem afeto natural [3] irreconciliáveis [4] caluniadores [5] incontinentes [6] cruéis

· [1] sem amor para com os bons [2] Traidores [3] obstinados [4] orgulhosos [5] mais amigos dos deleites do que amigos de Deus [6] Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.”

Se observarmos, temos 3 grupos de 6 características (666) que levam para o homem que tem aparência de piedade (parece um carneiro), mas nega a eficácia dela (fala como um dragão Apocalipse 13:11). É preciso entender que a oposição maior aos convertidos no final virá da própria cristandade organizada, "a mulher" de que nos fala o Apocalipse.

É interessante como neste trecho de 2Timóteo, Paulo fala de pessoas levadas por concupiscências (desejos) por homens com as características acima. É o que vemos aos montes hoje nas ditas 'igrejas' que oferecem curas, milagres, dinheiro, romance e tudo o que o ser humano mais deseja, com segundas intenções. Note também que esta foi a última carta que Paulo escreveu e ele termina dizendo que foi abandonado por todos. Vivemos num tempo de abandono da Verdade (apostasia), principalmente da Verdade revelada a Paulo (que você não encontra em outros lugares das Escrituras).

"A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus" (Efésios 3:8-10)

Meditando, na Palavra de Deus que, Jesus veio ao mundo na forma mais simples e humilde, numa manjedoura (Lucas 2:7), requereu do jovem rico que vendesse tudo o que tinha, dando aos pobres, e o seguir (Marcos 10:17-24), Paulo nos afirma que podia tudo naquele que o fortalecia, inclusive passar fome (Filipenses 4:11-13), se nada trouxemos para o mundo e se tivermos o que comer e com que cobrir estejamos alegres (1Timóteo 6:7,8), não se pode servir a Deus e as riquezas (Mateus 6:24) e bem nos adverte Hebreus 13:5 “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

Se meditarmos na humildade e simplicidade de se servir a Deus, então, poderemos com fé receber a bem-aventurada promessa que o SENHOR nos fez e não nos preocuparmos com o dia de amanhã (Mateus 6:34), pois a preocupação com o dia de amanhã e com as coisas de baixo, desta terra (Colossenses 3:1,2), com certeza levará a não se estar preocupado com a Vinda Gloriosa de Jesus, “para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Filipenses 2:15).

Se o cristão, seguidor de Jesus, discípulo do Senhor, tivesse que ser rico, famoso, dono de empresa, cantor de multidões com necessidade de plástica facial e pintura dos cabelos, prospero, bonito, usar ternos e roupas de marca, carro do ano, possuir marcas importadas, morar em casarões, viagens de aviões, hospedar em hotéis 5 estrelas, enfim, ter uma vida de rico, porque será então que o nosso amado irmão Paulo trabalhava dia e noite para não ser pesado aos irmãos (Atos 18:3; 2Coríntios 11:9; 12:16), passou fome, passou necessidades (Filipenses 4:10-20)?

* Lembre-se, que Paulo era um instrumento poderoso nas mãos de Deus, de sorte que até com os seus lenços e aventais eram expulsas enfermidades e espíritos malignos de muitos (Atos 19:11,12).

* E você o que tem sido perante DEUS?

* "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça", o restante virá conforme a Vontade de Deus (Mateus 6:33).

* Jesus Cristo quando habitou entre nós, era constituído de ossos, cérebro e músculos. Sendo de nossa própria carne, compartilhava das fraquezas da humanidade. As circunstâncias de Sua vida foram de ordem a expor-Se Ele a todas as inconveniências de pertencer ao gênero humano, não em riqueza e facilidades, e sim em pobreza, carência e humilhação. Jesus respirou o mesmo ar que inspiramos. Caminhou sobre o solo como o fazemos. Tinha raciocínio, consciência, memória, vontade e afeições de uma alma humana, tudo isso unido à Sua natureza divina.

"E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna." (1João 2:25)
.

2 comentários:

EDIMAR SUELY disse...

A paz do Senhor!

Amei seu edificante espaço com posts muito lúcidos e verdadeiros.

Voltarei mais vezes. Uma linda semaninha e paz.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

JamesCondera disse...

A vós, graça e paz da parte de Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo, amada irmã Edimar Suely!

Deus abençoe a amada por sua ilustre visita ao nosso humilde blog, que prima pela exaltação do nome Santo do Senhor, Salvador nosso, Jesus Cristo.

Fraternalmente.
James.