Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


fevereiro 28, 2012

A meia verdade, infringindo a Verdade que liberta

[205490]

No intervalo de tempo entre estas duas ações, a Verdade que liberta e a “meia” verdade, acontece a questão que, no íntimo do coração humano, pensa-se que estudam, ensinam e, por conseguinte, pregam as coisas (a Palavra) de Deus;

A coincidência ou concorrência de fatos ou circunstâncias, no acontecimento, ato, na ocasião, pela dificuldade, ou situação embaraçosa, se deixam levar pelo ensejo, oportunidade, na articulação da situação econômica religiosa.

E por esta ocasião favorável, acontece aquilo que é ou existe iniludivelmente, em conformidade das coisas com o conceito que a mente humana forma delas, assim, eis uma verdade do que se diz com o que se sente ou se pensa no intimo dos homens:

- Estudar, todos estudam, porém, nem todos estudam pela Verdade...
- Ensinar, todos ensinam, porém, nem todos ensinam pela Verdade...
- Pregar, todos pregam, porém, nem todos pregam pela Verdade!!!

E o que estudam, senão pela Verdade?
Estudam pelas tradições dos homens, seguem parâmetros religiosos, aplicam a inteligência no sentido de aprender uma ciência ou arte teológica, pelas religiões, por elaboração de cunho puramente humano; transformaram a Palavra de Deus em fonte, não de meditação [Josué 1.8], mas, como forma de aclimação (adaptação) pessoal.
E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne” [Eclesiastes 12].

E o que ensinam, senão pela Verdade?
Ensinam tradições humanas, pois, são amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, ingratos, profanos, desprezam o afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, aparentam ter piedade, mas negando a eficácia dela, conduzem pessoas néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; são homens maus e enganadores, enganando e sendo enganados.

E o que pregam, senão pela Verdade?
Por que pregam mentiras forjadas, fábulas, ficção religiosa; testemunham erros, ilusões, vaidade e desbocam em mentiras;

São testemunhas falsas que proferem mentiras, e o que semeiam são contendas; com a sua malícia alegram aos incautos, e com as suas mentiras aos inconstantes...
... no engano dos sentidos, na falsa persuasão, no juízo falso, são médicos que não valem nada; só profetizam do engano do seu coração para causar prazer ou utilidade do próprio ventre.

Por isso que, mesmo que estudem, ensinem e preguem o que não seja a Verdade que liberta, “nada podem contra a verdade, senão pela verdade” [2Coríntios 13].

Enfim, neste misturar, amalgamar, unir, incorporam-se expressões sinônimas, em vez de escolher a verdade, formando outra mesclando os elementos religiosos, as crendices, fantasias, legalismo, mentirinhas, e coisas da carne, tomando conta dos homens e a maioria segue-os, não enxergando a Verdade que liberta, porém, fazendo-se presas na preguiça de buscar a Deus pela Sua Palavra, na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, por que a admoestação divina diz através de 2Timóteo 3 que “aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.
.

Um comentário:

Presbítero Santos disse...

Graça, amor e paz, irmão James.

A verdade é libertadora, e muitos andam atrás de estórias da "Carochinha", ouvindo qualquer besteira que dizem nos púlpitos... como diz o texto bíblico, aprendem, mas, não conhecem a Verdade, que liberta.

Deus o abençoe.

Pb. Santos.