Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


abril 02, 2011

O que dizer aos que questionam nossa fé em Cristo para sairmos da ‘instituição com nome de igreja’ ??!!

.
Qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?

Mas também, “se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal
” [1Pedro 3];

E outra vez,

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um” [Colossenses 4].

Por várias vezes, sou questionado do porque em afirmar que sou desigrejado, e assim sempre expresso, e o sou graças a Deus...

... sou pela graça de Deus, livre das instituições religiosas com nome de igreja (ou de seus templos), mas, busco ser fiel a Deus e a Sua bendita Palavra, sempre no Caminho que nos conduz a salvação, nosso Senhor Jesus Cristo, e pela unção [1João 2.27] do Espírito Santo perseverando em pertencer a Igreja de Cristo que não tem paredes, que é sem imposições humanas, firmada na Lei de Deus e não na lei dos homens (Código Civil para associações religiosas). Aleluia!!

(Bem sei que existem algumas instituições religiosas voltadas na simplicidade do evangelho, aliás, quando digo a Igreja de Cristo não estou falando da igreja de Cristo no Brasil fundada em Mossoró).

Portanto, o fato de ser desigrejado, ou por outra maneira de expressar, o de não frequentar uma denominação, refere-se ao fato de que fui contemplado pelas Sagradas Escrituras em entender que ser frequentador de instituições religiosas com nome de igreja não se faz necessário para expor e testemunhar da fé em Cristo Jesus, mesmo porque, o que presenciamos nas instituições religiosas as quais pertencíamos era que nossos atos e liturgia (que não tem respaldo bíblico) eram mais de católicos reformados do que propriamente crentes, havíamos nos tornado evangélicos...

... pois que, este locais, como instituições igrejas, são apenas lugares comuns que reúnem pessoas, como outro qualquer, e quando nos reunimos como a “Igreja” independe do local, pois, a razão de nossas reuniões é estar reunidos em o nome do Senhor Jesus, em número de dois ou três [Mateus 18.20], na praça, na rua, nos lares, nos lugares amplos como nome de igreja ou templo, tanto o faz, João 3.21-24, porém, nossa reunião precisa e somente será em nome do Senhor Jesus para que Ele se faça presente.

A simplicidade do evangelho nos ensina que a Igreja de Cristo não é um prédio, mas, sim, a reunião de todos os que professam o nome do Cordeiro de Deus espalhados sobre a face da terra, reunidos em torno do Senhor Jesus e jamais seremos igreja somente porque se está dentro de um lugar específico que tem um nome sugestivo religioso!!

Quando nossas atitudes são como os de Beréia [Atos 17], somos constrangidos a entender que o apóstolo Paulo só se referia a igreja de formas diferentes das quais estamos acostumados a presenciar no cenário religioso...

... ou seja, escrevia ele, a igreja que estava nas casas dos irmãos e a igreja que estava em certa cidade, e, em momento nenhum Paulo fez referência a qualquer placa, denominação ou templo religioso, mesmo porque, exaustivamente já referenciamos tais práticas (a igreja institucionalizada) como inventadas e aceitas por homens e mulheres;

Em verdade, numa artimanha maligna, os homens forjaram as construções de templos, através de Constantino, 285-337 dC; foi ele quem iniciou a construção dos edifícios eclesiásticos, dando início ao cristianismo adotado pela igreja católica, igrejas evangélicas e tantos outros segmentos religiosos, ou melhor, o sistema religioso como um todo!!

É interessante ainda que, tenhamos em mente a plena consciência que o importante em nossas vidas é ter Jesus Cristo e não ter uma instituição igreja para frequentar, porque quem cura e salva os DOENTES (PECADORES) é Jesus Cristo e não as instituições religiosas que chamam de igreja...

Por fim, saímos da igreja instituição (templos de tijolos), mas, não deixamos de fazer parte da Igreja de Cristo, imaculada, pura, santa, orgânica, que não é subjugada pelos caprichos de homens, a qual Jesus testifica, “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” [Mateus 16]...


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
__________

6 comentários:

Silvinha disse...

Graça & Paz irmão James!
Obrigada pela resposta ao meu último comment sobre adoração. É assim tb que penso, mas acho que devemos adorar à deus em todo o tempo, com td o q somos e temos.

agora, outra questão que gostaria que o irmão desse sua opinião:
3 pessoas que se reúnem em casa, cf nos ensina Atos, da mesma maneira que vc e crê nas mesmas coisas q vc: prega o Evangelho do Reino e não das ofertas, tb sobre a importância do arrependimento e de sua consequência, o batismo nas águas e o dom do ES, enfim... que mal há em se associar essa parte da Igreja de Cristo à uma denominação que basicamente prega as mesmas coisas, os mesmos princípios (sim! esta denominação existe aqui no Brasil; denominação essa q foi onde essas 3 pessoas nasceram de novo, foram e são ensinadas, como uma ligação apostólica (de visão de vida no ES). note: essa "nomeação" é apenas para que as pessoas da pequenina cidade onde essas 3 pessoas residem possam saber que lá se reúnem cristãos comprometidos com a Palavra e o Reino de Deus.
sei que a Igreja q vemos no NT ñ possuía nomes ou placas, mas não estou dizendo que esses 3 discípulos colocarão uma placa em frente de sua residência. apenas tem essa ligação com a denominação na qual foram gerados espiritualmente e que foi dita e confirmada em épocas e situações diferentes pelo próprio ES de Deus.
consegui me expressar direito? kkk
abraços nEle, que nos faz 1 em Seu Amor, aguardo seu ponto de vista.

JamesCondera disse...

.

Graça, e paz, e amor vos sejam multiplicados.


Irmã Silvinha,


Quando a irmã questiona: “que mal há em se associar essa parte da Igreja de Cristo à uma denominação”, pelo que entendi de seu questionamento, a resposta já foi contemplada pelo texto: “Bem sei que existem algumas instituições religiosas voltadas na simplicidade do evangelho”, ou seja, o meu o intuito não é afirmar que somente há comunhão nas casas, mas, quanto ao se reunir em Cristo, por Cristo e para Cristo;

Infelizmente, através de templos, há um sistema religioso que, em detrimento a santificação, ocupa as mentes com religiosidade, afim de que simplesmente se façam frequentadores assíduos e ouvintes cegos, e, por conseguinte, financiadores de organizações religiosas com nome de igreja e de seus proprietários...

O Senhor Deus a abençoe e aos seus ricamente.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Blog "Adoradores em Casas"
Orkut "Adoradores em Casas"
Facebook "Adoradores em Casas"
Twitter “Adoradores em Casas”


...
..
.

Amelia Diniz disse...

A Paz do Senhor!

Irmãos, tenho tido muitas dúvidas a respeito da bília e a sua compilação. Acho que a minha mente racional está cada vez mais se impondo a minha fé. alguns dias atrás achei um post de um blog que me fez pensar mais ainda a respeito de tudo, da igreja, da bíblia, da verdadeira natureza de Jesus. Leiam esse texto e me digam se eu estou perdendo a fé ou se faz algum sentido. http://sedentarioseociosos.wordpress.com/2011/03/31/do-cristiansmo-a-biblia-seria-a-maior-farsa-dos-ultimos-tempos/

Marconni disse...

Irmão James, respeito sua opinião e seu texto, muitas coisas colocadas nele estão corretas, mas tem exceção.
Realmente muitas igreja físicas estão na contra-mão do evangelho, quase a maioria.
Mas há exeção!
Muitas igrejas físicas e seus membros são sinceros e coretos com o evangelho de Cristo.
No livro de Mateus 21.12,13 fala:
E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e comparavam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
Esta foi a segunda vez que Jesus entrou no templo e o purificou da iniquidade(quanto à purificação do templo, no começo do seu ministério, Lc 19.45.
Aqueles que levam o nome de Jesus Cristo devem saber que a hipocrisia, a cobiça, o egoísmo, a imoralidade e a irreverência na casa de Deus provocarão a justa indignação e condenação divinas.
Jesus é Senhor da igreja e requer que o templo seja uma "casa de oração" Mt 21.13.
Jesus deixa bem claro que a casa de Deus existia para ser "casa de oração", um lugar onde o povo de Deus pudesse ter um encontro com Ele na devoção espiritual, na oração e na adoração; Lc 19.45.
Portanto, ela não deve ser profanada como meio de autopromoção social, lucro financeiro, diversão ou show artístico.
Sempre que a casa de Deus é assim usada por pessoas de metalidade mundanas ela torna-se um "covil de ladrões".

JamesCondera disse...

.

Graça, e paz, e amor vos sejam multiplicados.


Irmã Amelia Diniz,

Jamais podemos ter dúvidas quanto as Sagradas Escrituras, sabemos que muitas das compilações feitas são de certa forma adulteradas, porém, a essência do Amor de Deus permanece inalterada!!!

O Senhor Deus a abençoe e aos seus ricamente.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Blog "Adoradores em Casas"
Orkut "Adoradores em Casas"
Facebook "Adoradores em Casas"
Twitter “Adoradores em Casas”


...
..
.

JamesCondera disse...

.

Graça, e paz, e amor vos sejam multiplicados.

Irmão Marconni,

Este humilde texto que traz as mazelas religiosas no que diz respeito aos que querem dar ênfase de que as denominações são a Igreja de Cristo e, por conseguinte darem mais valor a elas do que ao próprio Cristo, já contempla sua afirmação de que há exceção;

Senão vejamos, diz o texto: “Bem sei que existem algumas instituições religiosas voltadas na simplicidade do evangelho” .

O Senhor Deus o abençoe e aos seus ricamente.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Blog "Adoradores em Casas"
Orkut "Adoradores em Casas"
Facebook "Adoradores em Casas"
Twitter “Adoradores em Casas”


...
..
.
.