Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 14.abr.2017, Jeremias 18

Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei EU fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha mão, ó casa de Israel.
[Isaías 64.8; 45.9; Mateus 20.15; Jeremias 18.4; Daniel 4.23]
No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
[Jeremias 1.10; 12.14-17; 25.9-14; 45.4; Amós 9.8]
se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também EU ME arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
[Jeremias 26.3,13; Ezequiel 18.21; Juízes 2.18]

[628,570]

maio 23, 2013

Os crentes aprendem de DEUS, e você??

[334670]

O apóstolo Paulo foi versado por Gamaliel [Atos 22.3], porquanto, Paulo tinha muito conhecimento, estudo; entretanto, jamais se apresentou às pessoas com este conhecimento, com sabedoria recebida de homens, mas, sempre se expressou pelo ensino do ESPÍRITO SANTO, sempre enfatizou que as coisas de DEUS são pelo ESPÍRITO de DEUS e não de homens, como afirma em 1Coríntios 2:

Mas DEUS no-las revelou pelo Seu ESPÍRITO; porque o ESPÍRITO penetra todas as coisas, ainda as profundezas de DEUS.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de DEUS, senão o ESPÍRITO de DEUS.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o ESPÍRITO que provém de DEUS, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por DEUS.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de DEUS, senão o ESPÍRITO de DEUS.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o ESPÍRITO que provém de DEUS, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por DEUS”.

E continuando, Paulo nos mostra a essência do ensinamento de DEUS e não de homens, seja eles quem forem:

As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o ESPÍRITO SANTO ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

O apóstolo dos gentios, Paulo, ainda se expressa na veracidade daquilo que recebeu de DEUS e não de homens para exortar, encorajar, admoestar a todos que permaneçam naquilo que se recebe pelo ESPÍRITO por Colossenses 1:

Porque foi do agrado do PAI que toda a plenitude nELE habitasse,
e que, havendo por ELE feito a paz pelo sangue da Sua cruz, por meio dELE reconciliasse Consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
no corpo da Sua carne, pela morte, para perante ELE vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

As palavras de Paulo, pela verdade bíblica, da Palavra de DEUS, são expressamente enfáticas e categóricas em opor-se a sabedoria dos homens, muitos destes, estudiosos bíblicos, teólogos, quando afirma em 1Coríntios 2:

A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de ESPÍRITO e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de DEUS. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de DEUS, oculta em mistério, a qual DEUS ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao SENHOR da glória.
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de DEUS. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de DEUS, oculta em mistério, a qual DEUS ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao SENHOR da glória.

A interpretação clara e cristalina da manifestação pelo ensino do ESPÍRITO SANTO, é entender pelas palavras que os profetas assim procediam nos relatos do Antigo Testamente (nestes e vários outros):

Ezequiel 11 -  “Caiu, pois, sobre mim o ESPÍRITO do SENHOR, e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR:
Ageu 1 - “Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Isaías 1 - “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
Oséias 1 - “E disse-lhe o SENHOR: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.
Jeremias 1 - “E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;

Entende-se, portanto que, ninguém aprenderá coisa alguma dos homens, estudiosos, teólogos, se e somente se, não houver a ação, a manifestação do ESPÍRITO SANTO, se não houver o poder de DEUS, de nada adianta pregadores intelectuais, lideres religiosos com expressão eloquente, demonstração de conhecimento bíblico e sabedoria para expor e falar, pregar.

Enfim, os homens nada têm a ensinar da Palavra de DEUS, seja dirigente de lugar apelidado de ‘igreja’ ou qualquer outro, seja pastor, bispo, padre, médium, missionário, reverendo, todos os mentirosos apóstolos do séc XX, blá, blá, blá; nenhum, por interpretação da Palavra de DEUS, nenhum homem nada ensina a outrem, antes, em Jeremias 17 assim “diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem”; mesmo por que, todos nós, todos os homens pecaram [Romanos 3]...

Advertência de 2João 1:

Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de CRISTO, não tem a DEUS. Quem persevera na doutrina de CRISTO, esse tem tanto ao PAI como ao FILHO.

Ora, ora, ora, a doutrina de CRISTO é o princípio fundamental do evangelho, o ensino de CRISTO, o qual se é transmitido por todos aqueles que perseveram no amor as almas, no amor ao próximo, ninguém nada ensina, mas transmite, recebendo a virtude do ESPÍRITO SANTO, são testemunhas [Atos 1], até aos confins da terra.

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” [Romanos 15]


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


5 comentários:

Presbítero Santos disse...

Irmãos em Cristo,

Muitas chamadas igrejas e seus lideres querem insinuar que ensinam; entretanto, como afirma este texto, jamais nós, homens, poderemos ensinar, nada mais fazemos, pelo beneplácito de D'us, que transmitirmos os ensinamento de Cristo, e somente pela ação do Espírito Santo.
Deus os abençoe,
pb Santos.

A PALAVRA DE DEUS É O ÚNICO CAMINHO PARA A RAÇA HUMANA. disse...

Presbítero Santo, cada caso é um caso, mas a Palavra de Deus diz isto aí.
Nos homens devemos ensinar sim, principalmente as crianças, mas, com a revelação do Espírito Santo em nossas vidas, para dar vida no que falamos aos ouvintes.
Veja o que diz em Provérbios 22.6 que fala: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer não se desviará dele. Esta instrução eu recebi dos meus pais e profetas homens de Deus que me ensinaram os caminhos do Senhor através da Palavra de Deus hoje eu estou firme com Jesus à 42 anos. Mas conheço muitos amigos meus que é de Jesus e conheciam e manejavam muito bem a Palavra de Deus por alguém ter ensinados a Palavra de Deus e seus caminhos através do o Espírito Santo e sua revelação, mas se desviaram dos caminhos do Senhor, por prazeres deste mundo, mas todos se deram mal nesta jornada no mundo.
Mas, devido a semente plantada pelos seus pais e profetas homens de Deus que ensinaram para eles no passado em suas infância e juventude de suas vidas os caminhos de Deus através da Palavra de Deus, eles voltaram para os braços de Jesus novamente, e hoje são uma bênção nas mãos de Jesus; são homens missionários e pastores cheio do Espírito Santo de Deus.
No deserto, no mundo e seus prazeres infernais que estavam, eles tiveram um Verdadeiro encontro com Jesus, foi lá no deserto do mundo, que eles lembraram das Palavras de Deus que foram ensinados para eles, em que os posicionou e fizeram suas reconciliação com Jesus.
Pois a semente do ensino da Palavra de Jesus através de seus pais e profetas de Deus estava dentro dos seus corações.
Mas. os pais e profetas de Deus devem comprometer-se fielmente a ensinar e disciplinar seus filhos de modo agradável a Deus; Pv 22.15; 13.24; 19.18; 23.13,14; 29.17.
A palavra hebraica para "instruir" significa " dedicar". Assim sendo, o ensino bíblico no lar tem como propósito a dedicação dos nosso filhos a Deus, o que é possível separando-os das influências malignas deste mundo e instruindo-os nas coisas de Deus. A mesma palavra original também pode significar " gostar de ". Os pais, os pastores profetas, etc homens de Deus e que estejam dentro dos ensinos da Palavra de Deus devem, pois ensinar e motivar, dar testemunhos de vida reta e santa aos seus filhos e filhos de outros irmãos para buscarem a Deus, e assim eles desfrutaram de experiências espirituais que nunca se esquecerão.
"Não se desviará dele".
O princípio geral é que uma criança devidamente ensinada pelos pais e profetas de Deus, nos caminhos do Senhor Jesus, caminhos da Verdadeira Palavra de Deus, não se afastará desses caminhos. Contudo, não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos as crianças, jovens e seus filhos salvos permaneceram fiéis ao Senhor e à sua Palavra. Em meio a uma geração ímpia como a atual, em que até dentro das igrejas deparamos com infiéis, os filhos de cristãos podem ser influenciados a ponto de pecarem e de cederam diante das tentações; Ez 14.14-20, onde Deus fala de uma apostasia tão grande que até mesmo homens justos como Noé, Daniel e Jó não preservaram seus próprios filhos e filhas.
A palavra de Deus eu aprendi maneja-la e fazer dela para ganhar almas foi em uma igreja através do pastor mediante o poder da revelação do Espírito Santo que estava na vida dele. Em que este pastor me disse: Este é o seu tesouro guarde-o em seu coração e fazei discípulos para Jesus através dos ensinos que está dentro dela, e vc nunca mais esquecerá a Palavra de Deus, ela sempre estará dentro do seu coração.
O salmista diz: Guardei a Palavra de Deus dentro do meu coração para não pecar contra a ti.

Presbítero Santos disse...

Pois é,

O ensino está na Palavra de D'us, nós, homens, jamais teremos algum ensino que seja de proveito...
Afinal, a própria Palavra de D'us afirma em 17.9 de Jeremias:
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"
pb Santos.

Romildo lima disse...

olá James!
sim, mano querido o que a prendemos de Deus sempre é nele, por ele e pra ele. Feliz são os que De Deus tem dele mesmo a revelação, esses são os pequeninos! quanto a teologia, essa coisa louca de Grego, interpretando Deus de maneira Grega em si é pura loucura...
romildo lima
Evangelho- evangelho1.blogspot.com

Nilo apenas servo. disse...

James quero deixar uma palavra para todos nos ok?
LEMBREM-SE QUE O APÓSTOLO PAULO ERA TEÓLOGO, E FALAVA GREGO, HEBRAICO ETC, E APRENDEU COMO MANEJAR A PALAVRA DE DEUS COM O ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DE UM HOMEM QUE CHAMAVA GAMALIEL. Em
Atos 21.37b,40. Atos 22.1,2,3,que diz: É-me permitido dizer-te alguma coisa? E ele disse: sabes o grego? E, havendo-lho permitido, Paulo, pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo; e feito grande silêncio, falou-lhes em língua hebraica, dizendo
E quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram. e disse: Varões irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós. Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso para com Deus, como todos vós hoje sois. Olha que Gamalieu era um certo fariseu, doutorado na lei, veja em At 5.34.34,35. Então não sejais precipitados no falar, sejais sábios! E estudem a Palavra de Deus, e aprendam a manejar muito bem a Palavra de Deus.
Fala no livro de Hebreus 5.14: Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mau.
DISCERNIR TANTO O BEM COMO O MAU.
Quem é fraco e imaturo na fé não tem sensibilidade nem discernimento espiritual para perceber o que é bom e o que é mal nesta vida e aquilo que honra e o que desonra. O Verdadeiro cristão espiritual mente maduro, por outro lado, é aquele que tem seus sentidos espirituais treinados para distinguir claramente entre o bem e o mau mediante a prática constante da justiça e da obediência a Deus e à sua Palavra. Este cristão aprendeu a amar a justiça e a odiar a iniquidade Hb 1.9, tendo uma mente renovada segundo os princípios da justiça Rm 12.1,2.. E, por ser capacitado pelo Espírito Santo no conhecimento do ensino da Palavra de Deus para vera as coisas do ponto de vista de Deus, está apto a receber o alimento sólido da sua Palavra e crescer segundo a estatura completa de Cristo Jesus Ef 4.13. Todos nos sabemos que sem a presença do Espírito Santo e sua revelação, nada serve as Palavras deste livro, "a Bíblia Sagrada em nossas vidas". Mas, no livro de Mateus 22.29 fala: Jesus porém, respondendo, disse: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Sou Teólogo! E ganho almas. O Espírito Santo me revela coisas que vcs jamais entenderiam. Ando nos caminhos de Jesus à 56 anos, e aprendi a Palavra de Deus quando era pequeno em uma escola Dominical para criança cristã, e quando cresci, estudei em um Seminário que fiz Teologia, posso dizer que estou pronto, pois tenho o principal em minha vida: Espírito Santo para me revelar a verdade nas Escrituras, e tenho conhecimento da Palavra de Deus que foi me ensinada pelo Espírito Santo através dos homens de Deus, profetas cheios do Espírito Santo em um seminário Teológico, e hoje posso ir à qualquer país pois tenho conhecimento das Escrituras. E entendam que o evangelho não se retêm em um lado só, ele é igual um leque abre para todos os lados.
OBS: IRMÃOS MEU NEGOCIO É GANHAR ALMAS. Deixo a última palavra que Jesus deixou para seus discípulos que está em Mateus 28.19,20 que fala: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo;
ensinado-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos Amém! JESUS CRISTO DISSE, IDE E ENSINAI TODAS AS NAÇÕES,IDE E ENSINAI, É UMA ORDEM DE JESUS CRISTO CUMPRI-O.