Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


setembro 18, 2011

A liturgia, a missa, o culto... e as reuniões em Cristo

.
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” [1Coríntios 14].

Nada como rituais, as reuniões relatadas e ensinadas pela Bíblia, dever-se-ão ser espontânea, com a participação de todos os presentes, vibrante, aberta, tendo Cristo o centro da adoração [“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” – Mateus 18]; o que não podemos identificar nas reuniões chamadas de cultos pela maioria das ‘igrejas evangélicas’ (instituições religiosas com nome de igreja)...

A história mostra que o ritual católico, a missa, baseia-se no culto judaico, nos místicos rituais de purificação dos gregos, imergindo no paganismo e no drama grego;

Tal ritual católico plagia as vestes sacerdotais pagãs, o incenso, a água benta das purificações, uso de velas, a “lei canônica” sendo fundo para a “lei romana”;

E de certa forma, os cultos protestantes (ou evangélicos) seguem a mesma linha da missa católica, tanto é isto que, na “reforma protestante”, houve uma tímida mudança da liturgia católica, porém, infelizmente, nem católicos e nem protestantes tiveram em colocar a Cristo no centro de suas liturgias;

O culto protestante não se originou no Senhor, nos apóstolos, e muito menos em o Novo Testamento, pois, este culto reprime a participação mútua como descrito em 1Coríntios 14 (ápice do texto), porque todo o desenrolar do culto é dirigido por um único homem, desta forma, reprimem a liberdade do Espírito Santo operar em este ou aquele irmão ou irmã para trazer edificação a reunião.

É indiscutível que os cultos (de todas as denominações evangélicas) em nada têm alterado ao longo dos anos; sempre pela seguinte ordem:

- São celebrados e dirigidos por um único homem, com título eclesiástico, tendo o púlpito como seu “trono”;
- Fundamenta-se em especial em um sermão;
- Os outros membros em nada participam da celebração, e muito menos há permissão em tomar parte da direção, passivamente, ouvem e aceitam tudo o que é proposto pelo líder.

Mas, em o Novo Testamento não nos faz silenciar quanto as nossas reuniões que são dirigidas pelo Espírito Santo em nome de Cristo, onde todos participam, lêem as Sagradas Escrituras, louvam a Deus, ensinam a Palavra, todos os presente vivem em comunhão em participar ativamente, e, portanto, não podemos defender as tradições dos homens [“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” – Colossenses 2].

A esterilidade dos cultos evangélicos tem tornado suas reuniões fadonhas, a mesmice mantêm Cristo cativo, um Espectador da liturgia, nas coisas superficiais, onde o culto é aprisionado pelos “pastores”, imóveis, intocáveis, senhores religiosos de rituais...

... a liturgia (culto) protestante, evangélica, não possui portanto, respaldo bíblico, pois que, amordaça aos membros e direciona a um homem a liderança única, dilacerando o corpo de Cristo em tradições que silenciam ao Espírito Santo.

Não há possibilidades nenhuma de se afirmar que um púlpito seja o altar de Deus, e porquanto, de lá seja dirigido tudo a Deus por um único religioso, porque, das coisas de Deus, a direção é pelo Espírito Santo, onde, o “fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará” [Levítico 6], nossos corações é quem são o altar de Deus, no templo do Espírito Santo, e quando nos reunimos, cada um de nós “tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação”...

... somos “pedras vivas, edificados como casa espiritual para sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo”[1Pedro 2].


Vivendo Por, Em e Para Cristo; nos interesses da Igreja que Cristo edificou.
.
_______
[142635]

6 comentários:

Missionário Luiz disse...

Irmão James paz de Jesus Cristo o Nazareno seja com o irmão.
No livro de Atos 13.31 diz:
E ele, por muitos dias, foi visto pelos que subiram com ele da Faliléia a Jerusalém, e são suas testemunhas.
SOMOS TESTEMUNHAS DE JESUS CRISTO.
Testemunha no grego é: " martus " é " alguém que testifica, por atos ou palavras, da verdade". Testemunha cristã são as que confirmam e atetam a obra original salvífica de Jesus Cristo atráves das suas palavras, ações e vida e, se necessário, através da sua própria morte.
Ser testemunha envolve sete princípios:
- Dar testemunho de Jesus Cristo é a obrigação de todos os cristãos; veja em At 1.8; Mt 4.19; 28.19,20.
- A testemunha cristã deve ter uma mentalidade missionária, visando alcançar todas as nações, e levar a salvação divina até aos confins da terra; veja em At 11.18; 13.2-4; 26.16-18; Mt 28.19,20; Lc 24.47.
- A testemunha cristã fala principalmente a respeito da vida de Jesus Cristo, da sua morte, ressurreição, poder salvifíco e da promessa do Espírito Santo; veja em At 2.32,38,39; 3.15; 10.39-41.43; 18.5; 26.16; I Co 15.1-8.
- A testemunha cristã precisa produzir convicção quanto ao pecado, a justiça e ao juízo mediante tal testemunho, as pessoas são levadas à fé salvifíca; veja em At 2.37-40; 7.51-54; 24.24,25; Jo 16.8; At 2.41; 4.33; 6.7;11.21.
- A testemunha cristã sofrerá às vezes; veja em At 7.57-60; 22.20; 2 Co 11.23-29.
A palavra " MÁRTIR" deriva da palavra grega que significa
" TESTEMUNHA".
Ser discípulo do Senhor Jesus Cristo subetende compromisso, custe ele o que custar ao discípulo ao servo fiel.
- O testemunho cristão deve ser paralelo a uma separação do mundo; veja em At 2.40, a uma vida de justiça e a uma confiança total no Espírito Santo; veja em Rm 14.17; At 4.29-33 que resulta na sua manifestação com Poder; veja em I Co 2.4.
- O testemunho cristão deve ser profético, revestido de Poder e inpirado pelo Espírito Santo; veja em At 2.17; 1.8;; 2.4; 4.8.
" IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA, E FAZEI DISCÍPULOS.
ESTE É O VERDADEIRO EVANGELHO DE JESUS CRISTO O NAZARENO, ESTE ORIGINAL EVANGELHO, JESUS TEM PRAZER!

Missionário Luiz disse...

Irmão James, onde está escrito faléia o certo escrito Judéia ok? Se possível publique este erro amém?

Missionário Barbosa disse...

Irmão James, graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
O VERDADEIRO E ORIGINAL EVANGELHO DE JESUS CRISTO É ESTE:
" APEDREJARAM O APÓSTOLO PAULO ".
Atos 14.19.
Nos tempos do Novo Testamento, Deus nem sempre protegia seus servos dos sofrimentos.
Essa Verdade é imanente no evangelho, e é válida hoje também: Para que o reino de Deus avança a um alto preço da parte dos servos do Senhor.
Quando Paulo descreveu posteriormente os sofrimentos que suportara por amor a Jesus Cristo de Nazaré o o seu Senhor, referiu-se a essa ocasião dizendo:
" UMA VEZ FUI APEDREJADO" leia
2 Coríntios 11.25; Gálatas 6.17; Atos 9.16.
Ao escrever às igrejas da Gálacia, declarou: " TRAGO NO MEU CORPO AS MARCAS DO SENHOR JESUS CRISTO ";
" Voce meu irmão cristão professo, trás em seu corpo as marcas de Jesus Cristo? " Seja Honesto na resposta! leia Gálatas 6.17.
Referindo-se provavelmente e este incidente; leia 2 Coríntios 11.23.
No livro de Gálatas 6.14 diz:
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Sehor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim eu, para o mundo.
" O MUNDO ESTÁ CRUCIFICADO PARA VOCE MEU AMIGO E IRMÃO EM CRISTO?
A cruz de Jesus Cristo, que representa a morte horrível que o nosso Salvador sofreu em prol da nossa salvação eterna, passa agora a ser a barreira mediante a qual o mundo está isolado de nós, e, nós, do mundo.
o " MUNDO " significa tudo quanto se opõe a Deus, ao seu reino e à sua justiça; leia Gálatas 4.3;
I Coríntios 2.12; 3.19; I joão 2.15-17.
1- Os que fazem da cruz de Jesus Cristo a sua vida, a sua glória e o seu triunfo, já não estimam nem amam o mundo com todos os padrões, valores, opiniões, honrarias e modos de vida por ele aceitos.
2- sermos crucificados com Jesus Cristo; leia Gálatas 2.20 inclui sermos crucificados para o mundo.
Não há maneira de compartilharmos da salvação e da glória da sua cruz, senão virar as costas a todos os prazeres mundanos, pois estes desviam nosso coração de Jesus Cristo e da sua presença conosco.
" ESTE MEU IRMÃO JAMES É O VERDADEIRO EVANGELHO QUE O POVO DE DEUS ESQUECEU, E ESTÃO SEGUINDO O JOIO, BALAÃO, DOUTRINAS DO ANTICRISTO!

Braitny disse...

OLA AMADO IRMÃO JAMES,

QUE EM NOSSAS REUNIÕES JESUS SEJA O CENTRO DE TD E PARA TD...

mto lindo esse salmo 69 QUE NOS MOSTRA A MISERICÓRDIA DE NOSSO PAI E É NELA Q DEVEMOS ESPERAR E CONFIAR...

FIKE NA PAZ E NO AMOR DE NOSSO REI E SALVADOR CRISTO!

Nilo disse...

Irmão james me permita, mas porque é um prazer ver novamente o irmão Brait.
Brait, vc estava sumido, mas que bom ter seu comentário de Jesus Cristo novamente neste blog. Deus te abençõe.
Lembre-se Deus te ama com amor erteno!

Braitny disse...

OLA IRMÃO NILO,

COM MTA ALEGRIA EM MEU CORAÇÃO AO RECEBER O SEU COMENTÁRIO, OBRIGADO POR LEMBRAR DE MIM...

A CORRERIA DO DIA DIA ESTAVA IMPEDINDO DE POSTAR AKI NESSE MARAVILHOSO BLOG Q GLORIFICA O NOME DE NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO..

NOVAMENTE AGRADEÇO NILO POR SUA MSG, Q NOSSO REI CONTINUE NOS ABENÇOANDO COM TODO SEU AMOR E PAZ!