Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


janeiro 24, 2010

A igreja local??!!

.
Nosso irmão Daniel Savedra, assim afirma, toda a estrutura humana é uma estrutura de poder e domínio, quando nos reunimos como grupo humano, seja em que termos for, sempre partimos da necessidade de controle e de construção de símbolos que nos identifique;

Jesus falou sobre isso quando diz que no mundo a forma de governo é aquela que diz respeito ao domínio da força, portanto, qualquer estrutura que represente esse tipo de organização, o domínio pela força, seja essa força física ou de outra forma, esta fora daquilo que Jesus chamou de Sua Igreja.

Jesus disse que a forma de Sua Igreja seria uma comunidade de servos, que se reuniriam em nome dEle [Mateus 18.20], para Sua glória.

Quando Jesus sobe aos céus duas estruturas se formam, a da Igreja de Jerusalém e a das comunidades formadas por Paulo.

Na primeira eles se reuniam ainda no Templo, mas era nas casas que aconteciam a comunhão daqueles que eram do Caminho, era assim que os cristãos se reconheciam antes de serem denominados cristãos [Atos 5.42];

No caso de Paulo, ele usará a estrutura da sinagoga judaica para se reunir, mas isso era uma estratégia já que eles tinham conhecimento da Lei de Deus.

Quando a Igreja se separa do movimento judaico, a estrutura organizacional vai ser mais parecida com a sinagoga e com características gregas. Dessa forma a estrutura não era o principal nesse momento, mas duas coisas foram deixadas claras pelos escritores do Novo Testamento:

- primeiro, eles reforçaram a idéia de que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas [Atos 17];

- segundo, que o homem era o templo de Deus na pessoa do Espírito Santo [1Coríntios 6].

Dessa forma a comunidade de Jesus, a Igreja, se dava na reunião dos discípulos, ou seja, daqueles que estavam andando da forma com que Jesus ensinou;

Não era o lugar onde se ia, os discípulos antigos nunca usaram expressões referentes a igreja como algo fora deles, isso é pagão, esta idéia se reforçou com a instituição da religião cristã como oficial do império Romano (cristianismo) e com a construção de templos.

Essa compreensão estava de acordo com as profecias que dizem respeito a morado do Espírito no crente, dessa forma Deus não se manifestaria mais em lugares geográficos (templo) e sim na vida do crente!

A visão correta de Igreja, hoje, nos ajuda de duas formas:

- primeiro nos liberta de ídolos humanos (a “igreja” como lugar que se vai e não aquilo que se é); e,

- segundo, do controle e poder que se formou a partir da idéia de um clero especial. A reforma protestante trouxe novamente a idéia do sacerdócio universal de todo o crente, mas as estruturas institucionais impediram que essa reforma fosse mais profunda nas questões referentes ao entendimento da reunião da igreja. Ainda temos muito forte a idéia de um clero especial e de um lugar especial como fundamental para a existência da Igreja.

A Igreja se define como comunidade dos que caminha no exemplo de Cristo, dos crentes em Jesus, que podem se reunir de várias formas e onde todos são sacerdotes [1Pedro 2.9; Apocalipse 1.6], mas, as denominações evangélicas distorcem o verdadeiro sentido de união, por assim dizer, conforme nos faz lembrar a afirmação de Richard C. Halverson, quando diz:

"No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a igreja chegou a Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, a Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente, chegou a América e tornou-se um negócio"...

... e, no Brasil, tornou-se em exploração da fé!

.
________________

10 comentários:

Cláudio Costa Da Silva disse...

Irmão James!!

Também penso desta forma o ser Igreja, embora hoje se entenda igreja como local, estrutura, "casa de Deus", poder e outros adjetivos que tão bem colocou em seu texto.
A fé cristã se tornou templária, como herança judaica e o sentido de não se adorar em Samaria ou Jerusalém, "uma negação da presença fixa do lugar de culto" mas em espírito e verdade, em todo lugar onde estiverem os seus seguidores, seria o bastante para subverter a ordem atual desta fé que só consegue existir e sobreviver (na concepção atual)embaixo de estruturas de poder e dominação.
Parabéns pelo Blog
Um abraço
Seu irmão em Cristo Jesus

Cláudio

Anônimo disse...

Infelizmente é isso mesmo que está acontecendo, uma exploração da fé.

JamesCondera disse...

.


Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, amado em Cristo.



Irmão Cláudio Silva,



Em verdade, é o que bem tens relatado, a necessidade de um local, assim como os católicos necessitam de imagens como deuses, os evangélicos precisam ter o local “apalpável” como “igreja”...

Com isto, negam a verdade de Cristo, pois que, a Igreja é o corpo do Senhor e não prédios de tijolos...

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde blog.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.



Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

JamesCondera disse...

.


Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas.



Anônimo,



Realmente, a exploração da fé, tornou-se a principal atividade religiosa evangélica, infelizmente existe um povo que se permite ser massa de enriquecimento...

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua rica visita ao nosso humilde blog.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.



Fraternalmente,


James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

Fábio Henrique disse...

Graça e paz, irmão James!

“No curral não há pastagens.”

Não há dúvida de que o povo no sistema evangélico está morto! Há uma saída: Jesus, a esperança.

"E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." HB 3:5,6

JamesCondera disse...

.


Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, amado em Cristo.



Irmão Fábio Henrique,



A rica esperança pela gloriosa vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, por certo, se e somente se, condicionará a permanência firme até o fim, tendo nossos corpos como morada do Espírito Santo, templos de Deus, e não em templos de tijolos, aos quais, os evangélicos, visualizam como uma forma palpável e turva da mentira denominacional, que travestiram o profano em santo...

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde blog.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.



Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

Georges disse...

Peço perdão a Deus em nome da comunidade cristã a que aprendemos a chamar de "igreja" com i minúsculo, da qual fiz parte muitos anos, por falta de entendimento. Este povo precisa da sabedoria de Deus para entender que está escravizado nas garras de lobos. Infelizmente constatamos que as igrejas viraram empresas, um verdadeiro negócio. E que o Pai nos lave dessa imundícia com a qual nos cobrimos inadvertidamente, e da qual só o sangue de Cristo pode nos livrar. Misericórdia! Como é difícil as pessoas entenderem, é uma verdadeira lavagem cerebral!

JamesCondera disse...

.


Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, amado em Cristo.



Irmão Georges,



Os evangélicos não estão se permitindo amar ao próximo, estão hibernando em seus templos luxuosos e pronto!! O que está a sua volta não é problema deles!!

Deus está nos céus para servi-los, pois, são dizimistas e ofertantes, mantenedores de programinhas patéticos de TV evangélicos... Deus tem que abençoa-los de qualquer maneira!!

Veja pelos comentários que estão em vosso exímio blog, quanta besteira este povo escreve, primeiro sentam a lenha, depois falam de amor, que Deus te abençoa, vivem da hipocrisia...

Chequei a conclusão que não é os ditos “líderes”, o problema deste caos evangélicos religioso, mas, o problema é este povo que se diz evangélico, são mesquinhos, avarentos, hipócritas, violentos, não aceitam a verdade, pois, a verdade é deles, por isso, quando de minha participação em sua postagem sobre dízimos, afirmei, e aqui volto a afirmar que, tenho o humilde entendimento que a solução deste problema em nossos dias, o qual podemos sugerir que seja macabro, malicioso, corrupto, se e somente se, será com o fechamento das igrejas. Ponto final! Sem radicalismo! Sem sensacionalismo! Sem reformas! Doa a quem doer!

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde blog.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.



Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

mary disse...

Paz do Senhor!

James..

"Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:19,20)"

Então..

A Igreja somos nós!!!..de certo, quando permitimos a morada de Cristo em nós!!

Não importa a raça, a cor, a forma de um lugar..importa sim, a essência pura e cristalina ao se identificar com Jesus como Unico e suficiente Salvador!!

Eis que Ele vem!! Ele Vem e não demora!!

PERDEU-SE A ESSÊNCIA QUE É O SENHOR JESUS..)

Então, por que não crer em Sua Palavra?
Por que nos sustermos em credos que nos separam?
Só uma coisa importa ser ouvida:
É que o amor fraternal seja em todos os corações.

Esse é o clamor que queima em nossos corações.
O mais de Ti e o menos de nós mesmos..
é necessario que o Senhor cresça, e a gente diminua..(não como está acontecendo; os pastores crescem e o Senhor nem aparece..)
Esse é o clamor de uma nova geração que anseia por mais de Ti!! \o/
Por mais da Tua presença..!
Por mais do Teu amor..!
Por mais da Tua Glória..!
por mais do Fogo que emana em nosso ser que vem de Ti!
Por mais do Teu brilho!!..Oh Glória!!
Por mais de Tua Glória..!
E que possamos ficar mais parecidos Contigo Senhor!
Nós Ti amamos Jesus! Venha com Tua presença, nos abraçar neste lugar! amem! Aleluiasssssss!!

Nós queremos ser a Tua Igreja..que O senhor viva em nós!! vem Senhor!!


Que a Paz, a sabedoria, e verdadeira ESSÊNCIA, o discernimento entre o bem e o mal, o certo e o errado, tome conta de tds que O buscam e querem encontrá-LO!!


mary

\o/ \o/

Ielton Isorro disse...

Prezado irmão, li o seu texto no blog do Pr. Marcos Crecchi e não resisti, vim aqui comentar na fonte.

Concordo na integra com seu texto, e acho um verdadeiro crime confundir a igreja instituição com o Corpo de Cristo, onde o menor é o mais importante.

Estou lhe seguindo

No Amado
Ielton Isorro

Quando puder visite
http://clamandonodeserto.blogspot.com/