Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 28.mar.2017, Atos 22

E ele disse: O DEUS de nossos pais de antemão te designou para que conheças a Sua vontade, e vejas aquELE Justo, e ouças a voz da Sua boca.
[Atos 26.16; 1Coríntios 9.1; 15.8]
Porque hás-de ser Sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.
[Atos 1.8; 23.11; 4.20; Lucas 24.47-48; João 15.27]
E agora porque te deténs? Levanta-te, e baptiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do SENHOR.
[Atos 2.21,38; Hebreus 10.22; 1Coríntios 6.11]

[616,240]

junho 30, 2009

Seriam mesmo do apóstolo Paulo os restos encontrados no Vaticano?

.
Informam as agências de notícias que, ao encerrar o ano paulino, no dia 28 de junho, o Vaticano anunciou que uma análise científica parcial no túmulo onde estão as relíquias de Paulo revelou a presença de fragmentos de ossos humanos que pertenceriam ao apóstolo.

Segundo o papa, o sarcófago que está basílica de São Paulo Extramuros, que nunca fora aberto nestes quase 20 séculos, foi "recentemente objeto de uma análise científica atenta". Uma minúscula perfuração foi realizada para introduzir uma sonda especial que permitiu retirar do túmulo minúsculos fragmentos de ossos. Os testes com Carbono 14 demonstraram que pertenceram a uma pessoa que teria vivido entre o I e II séculos.– Isto parece confirmar a tradição unânime de que se trataria dos restos mortais do apóstolo Paulo.

A sonda também permitiu a descoberta "de restos de um precioso tecido de linho púrpura, com bordados em ouro, e de um tecido azul com filamentos de linho" assim como que "grânulos de incenso", informou.

Segundo a tradição,o apóstolo Paulo morreu decapitado, no ano de 67, em Roma. Como sabemos pela Bíblia, ele descendia de uma família judaica de Tarso (Ásia Menor) e se converteu a fé cristã nascente após ter perseguido os primeiros adeptos. Depois disto, dedicou sua vida à evangelização dos "gentios" ao redor do mar Mediterrâneo.

O cardeal Andrea Lanza di Montezemolo, arcipreste do templo, disse que "não há nenhuma dúvida de que o sarcófago encontrado sob a basílica de São Paulo é do apóstolo”.

Em 2005, enquanto realizava outras tarefas de escavação sob a basílica, um grupo de arqueólogos encontrou o sarcófago. À época especulou-se que ali podiam estar os restos de Paulo.

Há dois meses, os arqueólogos -- liderados por Giorgio Filippi, membro da equipe de especialista dos museus do Vaticano - trouxeram finalmente à luz o sarcófago, que tinha ficado enterrado sob as camadas das diversas basílicas e edificações que durante anos foram se sobrepondo umas sobre as outras.

Sobre o sepulcro que contém o sarcófago é possível ler a seguinte inscrição em latim “Paulo Apostolo Mart”.

Se se confirmar, depois de estudos transparentes e não secretos, a descoberta é uma das mais importantes da história do cristianismo. Quem sabe, confirmada esta descoberta, outras possam ser feitas. Quem sabe estejamos perto de saber qual era o espinho na carne de Paulo, se era uma enfermidade física, que novos exames podem detectar. É aguardar.


Adaptado - Prazer da Palavra

.

junho 28, 2009

Alma...

.
... parte não material e imortal do ser humano, sede da consciência própria, da razão, dos sentimentos e das emoções.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10).

Fazemos parte da Tricotomia (Espírito-Alma-Corpo), onde nosso espírito voltará a Deus que o deu e nossa carne voltará a terra (Eclesiastes 7), mas, nossa alma prestará contas a Deus, e, se pecarmos, esta morrerá (Ezequiel 18).

Portanto, o “mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.


.

junho 26, 2009

michael jackson - Mais um alerta aos que anseiam por coisas desta vida!!

.
O “astro” pop em questão, é chamado de “rei”, seus discos atingirem vendas astronômicas, era conhecido mundialmente, entretanto, a morte o atingiu...

E, muitos são os evangélicos que vivem uma vida, dizendo ser cristã, mas que, permeiam uma busca infindável da prosperidade material, da fama, da glória, do status social, da aparência física!!

Seus “líderes” os exaltam a esta procura!!

Pregadores conferencistas famosos, , principalmente os da mídia televisiva, vivem trazendo discursos inflamados neste sentido!!

Mas, Jesus nos adverte a que, tenhamos uma vida de contentamento com o que possuímos, que não devemos viver ansiosos com o dia de amanhã!!

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas muitos procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6).


.

junho 22, 2009

PADECER OU ENRIQUECER!!??

.
Nosso Amado SENHOR tem uma vinha num outeiro fértil.

E deu de Si por ela, cercou-a, e limpando-a dos sofrimentos, das angústias, dos anseios, plantou-a de excelentes vides; Sobre uma Pedra a edificou; Espera que dos que se dizem Seus, acham bons frutos, porém deu mal frutos...

Agora, pois, ó povo que se diz de Deus, julgai, vos peço!!

Que mais se podia fazer à vinha do Senhor, que Ele lhe não tenha feito? Por que, esperando que desses bons frutos, porém deu maus frutos?

Agora, pois, o que esperaremos que o Senhor venha a fazer a Sua vinha: tirar a sua sebe, para que sirva de pasto; Derrubar a sua parede, para que seja pisada; E a tornar em deserto; Não será podada nem cavada; Porém, crescerão nela sarças e espinheiros; E as nuvens dará ordem que não derramem chuva sobre ela.

Porque a vinha do SENHOR é a Sua Igreja, e os homens de Deus são a planta das suas delícias; Esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; Justiça, e eis aqui clamor.

Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra!

A seus ouvidos disse o SENHOR: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até as grandes e excelentes sem moradores.

Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a prosperidade material; E continuam até a noite, até que seus cofres se enchem! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, cantoria e vinho há nos seus banquetes; E não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das Suas mãos.

Portanto, o povo que se diz de Deus é cativo, por falta de entendimento... O inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; E para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram.

... Os olhos dos altivos se humilharão.

Porém o SENHOR será exaltado em juízo; E, Deus, o Santo, será santificado em justiça.

Então os cordeiros pastarão como de costume, e os estranhos comerão dos lugares devastados pelos gordos.

Ai dos que puxam a iniquidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro!

E dizem: Avie-se, e acabe a sua obra, para que a vejamos; E aproxime-se e venha o conselho do Santo de Israel, para que O conheçamos.

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; Que fazem das trevas luz, e da luz trevas; E fazem do amargo doce, e do doce amargo!

Ai dos que são intelectualizados e sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!

Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; Porquanto, rejeitaram ao SENHOR, e desprezaram a Palavra do Santo de Israel.

Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por Ele” (Filipenses 1.29).

.

junho 18, 2009

Pastores intelectualizados...

.
A. W. Tozer (1897-1963), pastoreou igrejas por mais de 30 anos, apesar de não ter frequentado seminário teológico, se destacou por seu amplo conhecimento bíblico, por suas fortes pregações, sendo reputado entre os maiores pregadores de todos os tempos...

Vez por outra, presenciamos nos púlpitos, o que podemos definir por teologia da confissão positiva, ou teologia da prosperidade, ou teologia que consagra ‘pastoras’, pois, o que se depara nestas, como tantas outras teologias, é que procuram distanciar o homem da salvação graciosa de Deus, ante o legalismo e/ou fundamentalismo exacerbado!

Precisamos agradar a Deus e nos esquecer da multidão! Ter a consciência de que o Caminho, a Verdade e a Vida é Jesus Cristo e não um corpo de tradições, rótulos, placas e doutrinas.

Continuarei afirmando que, o maior problema da maioria das igrejas de nosso tempo presente, é o grande número de pastores acadêmicos, pastores teólogos, pastores intelectualizados firmados em seus conhecimentos seculares...

Os grandes nomes, os pregadores ilustres da atualidade, divulgam a Palavra de Deus conforme seu bel-prazer, conforme lhes bem agrada, conforme seus fins de enriquecimento e suas posições hierárquicas, donos da pregação daquilo-que-o-povo-quer-ouvir! Meditemos em 2Timóteo 3, versículos 1 ao 5.

Alguns do meio evangélico se rotularam entre meia dúzia de acadêmicos e intelectuais religiosos, faz lembrar-me o que disse pastor Zwinglio:

- “sectaristas vaidosos que comungam com suas posições infantis e heréticas, pensam que são os donos da verdade, que são os melhores exegetas do mundo, que são o depósito da fé, que são os preferidos do SENHOR”...

... esta afirmação nos remete as Sagradas Escrituras a relatar em 2Timóteo - “Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.

Alguns defendem pastores/conferencistas pregadores da teologia da prosperidade como ilustres, defendem pastores/lideres que se abstém de expor suas posições quanto às mulheres pastoras para manterem suas posições eclesiásticas, e sobre estes homens, meditando na Palavra de Deus e tomando-A como nosso escudo da fé, ouviremos o que o Espírito nos diz “... Destes afasta-te” (2Timóteo 3).

Amados, há na maioria das igrejas, falta de Pastores Espirituais que defendam a fé em Cristo, que proclamem Jesus como nosso Único e Suficiente e Amado Salvador!

Verdadeiros Pastores que nos tragam sermões que nos levem a santificação, que nos tragam reflexão em arrependimento e nos remeta a uma vida casta e de real temor ao Senhor!

Pastores Espirituais não são lapidados em bancos de faculdade! São homens provados no fogo, fortalecidos em jejuns e orações, e, não em cursos e seminários de teologia, distribuidores de credenciais!

A busca ao conhecimento acadêmico teológico é uma consequência, e não uma exigência...

Verdadeiros Pastores que praticam e pregam o Evangelho (Boas Novas) de Jesus Cristo, que tenham na Bíblia seu único instrumento de justiça, verdade, entendimento e sabedoria, homens que não busquem na Bíblia suporte para seus egos excêntricos, acadêmicos e exibicionistas.

Aliás, os grandes e ilustres pastores, pregadores e blogueiros intelectuais, deveriam ter a humildade que teve o grande profeta messiânico Isaías quando nos revela:

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento” (Isaías 40).


.

junho 17, 2009

Quem tem ouvidos ouça!!

.
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; Para dar aos simples, prudência, e aos jovens, entendimento e bom siso...

O sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o entendido adquirir sábios conselhos; O temor do SENHOR é o princípio do entendimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução...

Disse Jesus:

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos".

"Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor".

.

junho 10, 2009

A letra mata, o Espírito vivifica...

.
Muitos temos presenciado da utilização errônea e fundamentalista das Sagradas Escrituras, muitos a deturpam, acrescem suas particulares interpretações, excluem aquilo que lhes repreende!!

Para tanto, algumas considerações devem ser feitas para o real entendimento da vontade de Deus e não somente ao conhecimento da letra como fonte secular! Lembremo-nos dos irmãos de Béreia!

Há algumas considerações acerca do que se fazem necessárias a uma vida de proximidade a vontade soberana de Deus, não como imunes a qualquer vitupério, mas na humildade e mansidão, não na obediência a homens corruptos de entendimento, mas, como traz Filipenses1, porque a nós nos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, tendo o mesmo combate que já em Paulo temos visto.

Rogamos para não sermos conformados com este mundo, mas transformados pela renovação do nosso entendimento, para experimentar qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus:

APÓSTOLOS...
foram escolhidos por Jesus, para levarem as bases da Igreja, sendo necessário, pois, convivesse todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que foi Recebido em cima, sendo testemunha da Sua ressurreição (Atos1); Em nosso tempo presente, são homens que se auto denominam, no intuito de gloriarem em si mesmos, querendo mostrar maior autoridade ou espiritualidade sobre outrem.

CRENTES...
pecadores arrependidos, convertidos a Cristo, com rica esperança na gloriosa vinda de nosso Amado Senhor Jesus Cristo, e que, permeiam uma vida de contentamento com o que possuem, buscam ter uma vida somente para Cristo, por vezes, repartem suas posses com os necessitados; Protegem seus corações e mentes e evitam todas as influências corruptoras do mundo; Necessariamente, aquele que é convertido a Cristo abandona muitas das coisas que antes lhes davam prazer; “Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” (1Coríntios1).

CRISTIANISMO...
conjunto das religiões cristãs; Faz promessas celestiais, porém não as cumpre na terra, cria uma estrutura que a si mesmo paralisa, que causa exatamente aqueles problemas que em seguida tenta eliminar; Somente verdadeiros heróis espirituais foram capazes de, vez ou outra, erguer a cabeça para fora da água desse sistema e dirigir as coisas, por certo tempo, numa direção diferente; Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores (1Timóteo1), não veio fundar o Cristianismo; Notadamente, evangélicos, católicos, dizem praticar o cristianismo, que tornou-se religião de Estado do Império Romano por volta do ano 380.

DIZIMISTAS...
uma grande parcela dos evangélicos que visa em Malaquias3.10, satisfazer seus desejos materiais, denotam sua insatisfação e anseio pela vida que lhes é atribuída; Visam fazer prova com Deus em troca pelo dizimar, enganam-se em fazer esta prova, pois, é a mesma coisa que fazer barganha! A verdade é que as bênçãos mirabolantes não vieram porque Deus nunca as prometeu, e Deus não pode ser manipulado; O sucesso e a riqueza que, porventura, vierem são mais fruto de manobras espertalhonas, para dizer o mínimo, do que resultado de fé.

DÍZIMOS...
um dos preceitos da Lei Mosaica (em torno de uns 600 preceitos – Guarda do sábado; Circuncisão; Animais puros e impuros; Bordas das vestes; Holocausto ou sacrifícios de animais; Purificação, etc); Utilizado em larga escala pelos maiores defensores (e rebatedores) que visam na Palavra de Deus, precisamente em Malaquias3.10, seus argumentos da obrigatoriedade dos 10% para os evangélicos da dispensação, para obterem seus recursos para enriquecimento próprio, camuflado ser em prol da obra de Deus; A grande maioria dos pregadores dizimistas, adotam o próprio sistema de valores: fama, sucesso, materialismo e celebridade...

EVANGÉLICOS...
em sua maioria, convencidos e não convertidos; Não há nada mais fácil que entrar num relacionamento correto com Deus, mas, muitos dos evangélicos buscam não a Deus, mas aquilo que Ele oferece; Vivem uma vida para usufruir de Cristo, dificilmente deixam suas maneiras de vestir, de falar, de se portar, enfim, mantêm suas vidas nos mesmos moldes que outrora; Milhares de evangélicos buscam suas igrejas na base da mais perigosa mensagem pregada em nossos dias: O evangelho do quanto-é-que-eu-levo-nisso.

IGREJA LOCAL...
a grande verdade da existência da Igreja, é o Seu fundador, Jesus Cristo, a fundamental pedra que sustenta o edifício espiritual do Reino de Deus; A expressão Ekklésia, nada tem haver com prédios, templos ou coisa parecida. Tem haver sim, com Comunidade, os chamados para fora; A igreja da atualidade tornou-se uma mentira estrutural, porque desenha a mensagem correta nas cores erradas; Porque usa o material correto, mas o prensa nas fôrmas erradas; O desconcertante é que se queremos espalhar a boa nova o primeiro passo é tirar de cena a tal igreja.

LIDER...
nomenclatura de destaque que certos homens almejam quando estão a frente ou setor em uma entidade religiosa, tal título lhes traz satisfação pessoal, refrigera o ego, os torna como que superiores aos demais membros; Deus não chama homem nenhum para ser líder, muito menos nascem para ser líder, mas, o Senhor levanta homens humildes para que amem Suas ovelhas e que de si se dão por elas; Jesus Cristo é o único Senhor e Mestre, e “Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”, de resto, somos somente o corpo, amando-nos uns aos outros, pois, para com Deus não há acepção de pessoas, somos um em Cristo, para que, conforme 1Coríntios12, “não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros”.

PENTECOSTAL...
movimento que difunde o “batismo com o Espírito Santo”, no qual, somente alguns o podem atingir, com difusão do falar línguas estranhas no ato deste “batismo”, utilizam Atos2 como suporte deste movimento, entretanto, no dia de Pentecostes, os irmãos que ali estavam reunidos, começaram a falar línguas de diversas localidades e não estranhas como afirmam; Nota-se ainda, que neste mesmo capítulo de Atos, Pedro relata sobre Joel2.28-29, profecia pela qual, Deus derramará de Seu Espírito sobre TODA carne, e não em meia dúzia, o que, por este movimento, leva a divisão entre membros; Incluem ainda, neopentecostais & Cia; Se baseiam em experiências "místicas"; Crer no batismo com o Espírito Santo é crer que o Senhor já o concedeu quando da igreja primitiva, hoje porém, já somos todos agraciados pelo Espírito Santo, e, não alguns...

PREDESTINAÇÃO...
a teoria da predestinação é difundida pela maioria dos seguidores de João Calvino, pela qual, afirmam, alguns já nascem predestinados a serem salvos, deixando, portanto, sem efeito toda a ação regeneradora do Espírito Santo que convence o mundo do pecado, e da justiça e do juízo, assim sendo, se homens já nascem predestinados a salvação, indispensável será esta divina ação.

SERVOS...
sua missão não é lotar o céu, é povoar a terra com significado existencial; Sinalizando o Reino, porém não é "marchar para Jesus" e "pisar na cabeça do inimigo", mas é viver de modo que as pessoas vejam suas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus (Mateus5).

TEMPLOS...
não há nenhuma analogia entre o Templo em Jerusalém e os prédios (templos) de igrejas locais; A história de Constantino (285-337) abre uma página tenebrosa na história da cristandade, foi ele quem iniciou a construção dos edifícios (templos) eclesiásticos.

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE...
teoria criada para demonstrar o quanto o homem é ambicioso e avarento; Com base na Palavra de Deus, desvirtua o Amor de Jesus para salvação de almas, e leva uma parcela significativa dos evangélicos aos desejos materiais; Chegam a classificar de “trouxas” os que não almejam esta prosperidade material; Um grande avanço no campo religioso em se tratando de produção, estímulo ao consumo, investimentos e profissionalização de pessoal; Não se deve perder tempo em apologia ao crescimento material, Jesus Cristo quer o nosso crescimento espiritual.

...


É preciso que se conheça a Palavra
para não ser enganado por qualquer um que se levante com um livro preto nas mãos, fé cega nos ensinamentos de Cristo e pé atrás com os líderes religiosos
!

.
.
.

junho 04, 2009

... para que em tudo, em nome do Senhor Jesus, dar graças a Deus!!??

.
Vez por outra, mesmo em orações, somos ansiosos, solícitos quanto ao nosso viver, como que preocupados com o que havemos de ter, com o que comer ou vestir, suplicamos por algo que, as vezes pela vontade de Deus, jamais possuiremos, suplicamos por moradia ou por nosso carro, por uma nova roupa, suplicamos por nosso emprego, pelo nosso cargo, por isto ou por aquilo...

Mas, é assim que nos ensinou Jesus??

- Não!!

Então porque andamos solícitos e ansiosos??

Por causa de nossa pouquíssima fé. Pedro deu seus passos ainda sobre as águas, e nós?? Daríamos pelo menos um passo??!!

Jesus Cristo, por Seu infinito Amor, nos vislumbra um Porto Seguro, onde jamais teremos ansiedades, angústias, necessidades...

Assim disse Jesus: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida... Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?... De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas” (Mateus 6).

Mesmo assim, andamos inquietos! Cremos ou não em Jesus Cristo?? Confiamos em Sua Palavra??

Esta é uma resposta difícil de ser firme e objetiva. Pois, a cada dia, presenciamos uma multidão lotando templos, ou auditórios, para ouvirem uma palestra sobre prosperidade de um pregador famoso qualquer, uma outra multidão enfileirada para depositar em urnas de igrejas, religiosas, suas ofertas e dízimos, baseados em Malaquias 3.10, para numa troca com o Todo-Poderoso, ganharem uma chave que irá abrir as janelas do céu, e cair a maior abastança! (Eita!!! Acha cofres para guardar tudo!!!)

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto, não devemos ser solícitos e ansiosos pelos nossos dias e por nossos desejos, devemos sim, apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional. E não nos conformar com este mundo, mas transformados pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus!!

Não nos inquietemos, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal, mas, busquemos primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas nos serão acrescentadas.

Ao crente fiel e paciente, Jesus garante: ... “eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar”...

O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55).

Basta somente crer!!! E...

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5).

.
.
.