Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


agosto 15, 2009

FEUDALISMO EVANGÉLICO

.
O feudalismo medieval “foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do império romano. Predominou na Europa. Segundo o teórico escocês do iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e em certas zonas do mundo pode ser sucedido pelo capitalismo.

Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros.

Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando iam cuidar das terras do Senhor Feudal
”. (Wikipédia)

Em nosso tempo presente, séculos após, podemos presenciar que o sistema de escravidão ou dependência de outrem em nada mudou, assim milhares vivem num feudalismo evangélico...

... predominante reduto arquitetado por homens que, vislumbram através de Palavra de Deus, seus ganhos em benesses.

Ostentam suas posições hierárquicas, pisando em quem quer que seja. Criaram suas próprias doutrinas e rituais religiosos, onde, somente eles dão os comandos e os espetáculos.

Em seus feudos, os quais se pode denominar como empresas privadas (mas, que chamam de “igrejas”), foram criadas barreiras que impedem que, seus subalternos possam atingir o mais alto grau eclesiástico, a liderança pastoral, ou apostólica...

... somente eles, são quem estão no poder episcopal, elaboraram uma sequência de atos, costumes, observada por força do hábito que, muitos se vêem envolvidos de tal maneira, que vivem somente em função daquele suposto abrigo...

... parece que vivem uma vida de alegria, mas na realidade são alienados e confundem o verdadeiro amor de Jesus Cristo por uma amor emocional e regrado ao cotidiano do “arroz com feijão”, embalado com músicas que levam ao frenesi e satisfação da carne.

E, neste sentido, incham em seus conhecimentos seculares, e passam a crer e a ter confiança em homens letrados e de boa fama, não necessariamente de boa índole!

Jesus veio ao mundo para nos libertar das prisões do pecado, mas milhares de evangélicos se fazem presas destes feudos evangélicos e consequentemente prisioneiros de articulações baseadas erroneamente na Bíblia, levando seus ganhos para homens que, travestidos de santos se dizem ser porta vozes do Altíssimo...

... muitos destes senhores feudais evangélicos, animadores de púlpitos, são chamados de "homens de DEUS”...

... mas, meditando na Palavra do Senhor, realmente parte deste povo evangélico tem toda a razão, estes “usufruidores” da fé alheia, em verdade, o são, pois, é o que nos afirma e nos assegura as Sagradas Escrituras, "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2Coríntios 4.4 - grifo nosso).

.

10 comentários:

Alessandro disse...

Grande James,

As pobres pessoas estão presas a esses homens por causa de um único fato: falta de conhecimento da palavra de Deus.

Elas vêem esses homens como "homens de Deus" por que eles demonstram um grande conhecimento de Deus. Na verdade, muitos deles até conhecem a bíblia mas distorcem o texto para lhes ser conveniente.

Deus é acessível a todos através de Jesus e essa é a boa nova que não é mais pregada. Infelizmente.

Deus te abençoe!

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, irmão Alessandro.


Realmente, esta é a verdadeira mensagem da cruz: a boa nova de salvação!!

Mas, como nos faz lembrança, muitos destes homens mercenários demonstram um grande conhecimento de Deus, porém, conforme nos alertou nosso amado irmão Paulo em inspiração divina: "Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade" (2Timóteo 3).

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde espaço.


Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.


Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.

Unknown disse...

Irmão James,parabéns e que Deus continue fazendo de ti servo e mais que uma crítica, sua voz seja uma voz profética para esta nossa geração.Pregue e ensine o verdadeiro evangelho de conversão....
Chega de convencimentos e placebos com fins lucrativos!

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, amado em Cristo, irmão Alexandre Matias.


Em verdade, esta nossa geração precisa dar ouvidos a voz do Senhor, doce como o mel e amarga, e seguir em arrependimento, mas, muitos preferem a voz do homem, doce e melosa, que só trazem melancolia e satisfação da carne...


Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde espaço.


Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.

Anônimo disse...

Paz seja contigo JAMES !!
meu irmão ,,tive um problema no gadget dos parceiros,, e tive refazer,, e perdi todos os meus links dos parceiros,, amado,, e estou percorrendo para adquirlos, e continuar a honrando as abençoadas paraceria, e você e uma delas,, irmão eu não encontrei seu link,, por favor entre em contato,,sera uma alegria, em estar resgatar seulink,, amado me desculpa pelo transtorno e paz seja contigo !!!

Milton Adones Vieira disse...

É lamentável, mas é a verdade. Mas um dia isso tudo vai terminar - diante do Trono do Crodeiro - NO TRIBUNAL DE CRISTO. Paz.

JamesCondera disse...

.

Graça, e paz, vos sejam multiplicadas, amado em Cristo, irmão Milton.

Louvemos ao Senhor que não nos deixa enganados, por isso somos prisioneiros de Cristo, e não de homens fraudulentos...

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua rica visita ao nosso humilde espaço.

Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.

Georges disse...

Irmão James, é incrível, mas eu pensei em escrever algo exatamente sobre este tema! O que me chamou a atenção na palavra "feudo" é que os antigos barões deixavam a propriedade como heranã a seus filhos, com tudo que tinha dentro da possessão: gado, plantações, mananciais e... servos! Tudo era mercadoria! E não é que os mega-pastores de hoje estão fazendo a mesma coisa? Preparam os filhos para assumir o lugar na chefia do negócio, mesmo que eles não tenham o menor dom! Pelo que conheço da minha "denominação" (uso o termo apenas para fins didáticos...) muitas mega-igrejas se desligaram da convenção nacinal porque esta é que fazia o rodízio dos pastores para evitar o feudalismo. A cada 2 ou 3 ou 4 anos os pastores trocavam de lugar, havia uma natural oxigenação, e não havia esse sentido de "igreja do pastor fulano". Mas de uns anos para cá, a mania é a igreja crescer e se desligar da convenção, para que o "negócio" permaneça na família. É um tremendo absurdo, misericórdia!
Um abraço indignado,
Georges

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, amado em Cristo, irmão Georges.


Por certo, as igrejas evangélicas viraram negócios de família...

... o poder da direção fica em família, daí podemos crer que, as igrejas evangélicas não possuem líderes, mas donos!!!

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde espaço.


Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.

Georges disse...

Hahaha... James, é isso mesmo! Eu não me lembrava deste comentário, e acabo de escrever um post bem similar. Até disse que não havia visto nada nesse sentido, mas quero me redimir. Existe sim, graças a Deus que as pessoas estão abrindo os olhos. Com tristeza verificamos que é um fenômeno que a cada dia só faz aumentar. Precisamos nos libertar desse sistema kosmos, iníquo, pois foi para a liberdade que Cristo nos cahmou. Não precisamos desse cabresto que tentam nos impor. Dou graças de Deus pela sua vida.
Um forte abraço,
Georges