Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


agosto 18, 2008

Conhecendo a Bíblia - 17ª parte

...
O LIVRO DE ESTER

O nome do autor é desconhecido. Mas o livro foi escrito por um judeu que conhecia os costumes e a linguagem dos persas. Talvez Mardoqueu ou Esdras tenha sido o autor, é uma narração bem elaborada, que relata como o povo de Deus foi preservado da ruína durante o séc. V aC.

O livro toma seu nome de uma mulher judia, bela e órfã, que se tornou rainha do rei persa Assuero. Acredita-se que este rei tenha sido Xerxes I, que sucedeu Dario I, em 485 aC, e governou 127 províncias, desde a Índia até a Etiópia, durante vinte anos. Viveu em Susã, a capital persa. Naquela época, certo número de judeus ainda se encontrava na Babilônia sob o governo persa, embora tivesse liberdade para retornar a Jerusalém (Ester 1-2). A história se desenrola num período de quatro anos, iniciando no terceiro ano do reinado de Xerxes.

Ester é um estudo da sobrevivência do povo de Deus em meio à hostilidade. Hamã, o homem mais importante depois do rei, deseja a aniquilação dos judeus. Ele manipula o rei para que execute os judeus. Entretanto, Deus usou da insônia do rei (6.1-3), para exaltar seu servo (Mardoqueu) pelo seu inimigo (Hamã), Deus zela por seu povo de dia e de noite. Ester é introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar seu povo. Hamã é enforcado; e Mardoqueu, líder dos judeus no Império Persa, se torna o segundo depois do rei Assuero. A festa de Purim é instituída para marca a libertação dos judeus.

Um aspecto peculiar no Livro de Ester é que o nome de Deus não é mencionado. No entanto, vestígios de Deus e seus caminhos transparecem em todo o livro, especialmente na vida de Ester e Mardoqueu. Da perspectiva humana, Ester e Mardoqueu foram as duas pessoas do povo menos indicadas para desempenhar funções importantes na formação da nação. Ele era um judeu benjamita exilado; ela era prima órfã de Mardoqueu, adotada por este (2.7). A maturidade espiritual de Ester se percebe na virtude dela saber esperar pelo momento que Deus julgou adequado, para, então, pedir ao rei a salvação do povo e denunciar Hamã (5.6-8; 7.3-6). Mardoqueu também revela maturidade para aguardar que Deus lhe indicasse a ocasião correta e lhe orientasse. Em conseqüência, ele soube o tempo certo de Ester desvendar sua identidade judaica (2.10). Esta espera divinamente orientada provou ser crucial (6.1-14; 7.9,10) e comprova a base espiritual do livro.

Finalmente, tanto Ester quanto Mardoqueu temiam a Deus, não a homens. Independentemente das conseqüências, Mardoqueu recusou-se a prestar honras a Hamã. Ester arriscou sua vida por amor do seu povo quando foi ao rei sem ter sido convidada. A missão de Ester e Mardoqueu sempre foi salvar a vida que o inimigo planejava destruir (2.21-23; 4.1-17; 7.1-6; 8.3-6) Como resultado, conduziram a nação à liberdade, foram honrados pelo rei e receberam autoridade, privilégios e responsabilidades.

Embora não se mencione diretamente o Espírito Santo, sua ação produziu em Ester e Mardoqueu profunda humildade, conduzindo-os ao amor mútuo e à lealdade (Romanos 5.5) O Espírito Santo também dirigiu e fortaleceu Ester para jejuar pelo seu povo e pedir que este fizesse o mesmo. (Romanos 8.26,27).
...

9 comentários:

Rosa Farias disse...

Que Deus continue te abençoando grandemente,amei seu blog e vou recomendar no meu viu? Paz

JamesCondera disse...

A vós, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jeus Cristo, irmã Rosa Farias!

Deus abençoe a amada irmã por sua visita a nosso humilde blog.

Este espaço é reservado para glorificar nosso amado Salvador.

Fraternalmente.
James.

Rosa Farias disse...

Passando para agradecer a visita do amado irmão ao meu blog, grande é o Senhor.Paz

Agnaldo disse...

Olá James,
Muito importante esta Série "Conhecendo a Bíblia".
No momento atual da Igreja em que há tantos sensacionalismos, nada melhor do que aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus.
Um grande abraço,
Em Cristo, Agnaldo Gomes

Ronaldo Junior disse...

Paz e Bem James!

Ester 8.16 foi o tema de nossa Confraternização, agora em agosto, em nossa humilde congregação.
Lendo este seu estudo, lembrei-me das ministrações dos homems de Deus nestes dias de júbilos.

No amor dAquele que opera em secreto.

Junior

Anchieta Campos disse...

Nobre amigo e irmão James, saudações em Cristo.

Não vou mais precisar comprar livros de síntese e iintrodução do AT, pois o caro já está nos concedendo esta cadeira teológica em seu blog através destes belos artigos.

Todos vão para a minha pasta digital de teologia.

Parabéns e que Deus o abençoe e use cada vez mais, em nome de Jesus. Amém.

Do seu amigo e co-servo de Cristo,

Anchieta Campos

JamesCondera disse...

A vós, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, irmão Agnaldo Gomes!

Quando nos aprofundamos na Palavra de Deus, sentimos o Amor do Senhor em nossos corações, e, podemos meditar, pois, assim "... diz o Senhor:Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" (Hebreus 8.10).

Deus o abençoe pela visita a nosso humilde blog...

Fraternalmente.
James.

JamesCondera disse...

A vós, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, irmão Junior!

Deus seja sempre louvado em todos os momentos que refletirmos nossa vida em sua Palavra, principalmente neste Livro de Ester, onde podemos contemplar a sobrevivência do povo de Deus em meio à hostilidade, vez por outra, nestes dias atuais, como bem frisou nosso irmão Agnaldo...

Deus o abençoe por visita ao nosso humilde blog...

Fraternalmente.
James.

JamesCondera disse...

A vós, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, irmão Anchieta Campos.

Louvemos a Deus que, nos agraciou com sua Palavra, o Bem maior que podemos ter, acima de nossas próprias vidas...

As sublimes palavras do amado irmão, elevo-as a Cristo Jesus, nosso Amado Redentor, que, por Seu infinito Amor, nos dá, graça, paz, entendimento e compaixão...

Deus abençoe pela vossa visita a nosso humilde blog, construído no Amor a Cristo Jesus.

Fraternalmente.
Seu conservo e amigo, James.