Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


agosto 01, 2008

Conhecendo a Bíblia - 14ª parte

...
O SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS

O livro de 2Crônicas tem duas divisões principais. A primeira seção é constituída pelos primeiros nove capítulos (caps. 1-9) descreve em linhas gerais o governo do rei Salomão, chamando a atenção, para como se portavam de maneira exemplar os servos de Salomão, o que trouxe a rainha de Sabá, a ficar como fora de si (9.1-12). A narrativa dá bastante importância à construção do templo (caps. 2-7) bem como à riqueza e à sabedoria desse extraordinário rei (caps. 8-9). A narrativa, no entanto, termina abruptamente e não faz menção das fraquezas de Salomão, conforme registradas em 1Reis 11.

A segunda seção do Livro é formada pelos caps. 10 a 36. Depois da divisão do reino, se concentram quase que exclusivamente no Reino do Sul, Judá, e discorre sobre a história do Reino do Norte, Israel, só ocasionalmente. 2Crônicas traça a historia dos reinados dos 20 governantes de Judá, onde relata como a idolatria e desobediência ao Senhor dos Exércitos, por vários reis, até ao cativeiro babilônico o Reino do Sul em 586 aC. O livro conclui com o decreto de Ciro libertando e permitindo a volta do povo para Judá (36.22,23), atitude profetizada por Isaías, mesmo antes do nascimento de Ciro, Isaías 44.28.

O rei Ezequias foi um dos melhores reis de Judá por causa da sua confiança e dependência em Deus (2Crônicas 32.1-23). Ezequias, que seguiu o exemplo do seu antepassado o Rei Davi, começou a reinar com 25 anos de idade e reinou por 29 anos. Sua mãe era Abi, filha de Zacarias. Ezequias confiava plenamente no Senhor, guardava seus mandamentos e exortava o povo a desviar-se do pecado e voltar-se para Deus. (Leia mais em 2Reis 18:3-6; 2Crônicas 30-6:9). No início do seu reino, Ezequias reparou e purificou a casa do Senhor, reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa (2Crônicas 29:3 e 30:5). Ele destruiu todos os altares e altos idólatras em Judá. Deus trouxe paz ao reino quando Ezequias cuidou da casa do Senhor e providenciou a adoração verdadeira ao Deus de Israel.

Há três referências ao Espírito Santo em 2Crônicas. É identificado como o “Espírito de Deus” (15.1; 24.20) e como o “Espírito do SENHOR” (20.14). Nessas referências, o Espírito Santo inspirou ativamente Azarias (15.1), Jaaziel (20.14) e Zacarias (24.20) para que falassem da parte de Deus. Além dessas referências, muitos vêem a presença do Espírito Santo na dedicação do templo “... porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.” (5.13,14).
...

4 comentários:

Ronaldo Junior disse...

Grande James!

Esse seu quadro "Conhecendo a Bíblia" tem sido ótimo para nossa edificação.

Continue nessa tua força, e quando puder, dê uma passadinha em nosso "cantinho".

No amor de Cristo,
Junior

JamesCondera disse...

A vós, irmão Junior, a graça e a paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo!

Deus abençoe ao amado pelas palavras de sincero incentivo a permanecer firme e fiel na pregação do Evangelho de Jesus, pois neste humilde espaço, tudo é feito para honra e glória de nosso Amado Salvador Jesus Cristo.

Fraternalmente.
James.

Bruno Oliveira da Silva disse...

Irmão James, parabéns por este blog de grande edificação espiritual. Tive a ousadia de adicioná-lo entre os meus favoritos no meu humilde espaço. Desde já conto com sua enriquecedora participação no PECADOFOBIA.
http://pecadofobia.blogspot.com/

Paz em Cristo,

B.O.S

JamesCondera disse...

A vós, irmão Bruno, a graça e a paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo!

Deus abençoe ao amado por sua rica visita ao nosso humilde blog, sentimo-nos mui lisonjeados de estarmos fazendo parte dos seus preferidos...

Louvado seja Deus, que nos abençoa ricamente com sua Palavra, que nos é de edificação.

Fraternalmente.
James.