Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 21.jun.2017, Hebreus 4

Visto que temos um grande Sumo Sacerdote, JESUS, FILHO de DEUS, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
[Hebreus 6.20; 1.2-3; 8.1; 9.24; 10.12]
Porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
[2Coríntios 5.21; João 8.46; Hebreus 7.26; 2.17-18]
Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
[Efésios 3.12; Filipenses 4.6-7; Êxodo 25.17-22; Levítico 16.2; 1Crônicas 28.11]

[659,985]

outubro 24, 2016


DESIGREJADO não é sinônimo de desviado

[501,550]

A Constituição Federal Brasileira consagra como direito fundamental a liberdade de religião; em seu artigo 5°, inciso VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. No Brasil temos a liberdade de seguirmos a religião que quisermos e também temos a liberdade de não seguirmos religião alguma. Em virtude disto, podemos freqüentar uma igreja instituição (igrejas evangélicas), sem temer nenhuma forma de retaliação. Glórias a DEUS por isso.

No entanto, temos observado o aumento expressivo do número de evangélicos não praticantes, comumente chamados de “desigrejados”. Muitos evangélicos, que antigamente freqüentavam assiduamente uma igreja instituição, deixaram de congregar um templo evangélico e não fazem parte mais de nenhuma igreja (denominação). 

Qual deve ser a nossa posição com respeito a estes “desigrejados”? 

Bem, antes de qualquer coisa, vamos analisar o que significa ser um “desigrejado”.

Desigrejado” é alguém que deixou de freqüentar uma igreja evangélica (templo), mas que não se afastou de CRISTO

Desigrejado” não é um desviado. Desviado é alguém que se afastou de CRISTO; já “desigrejado” é alguém que se afastou de uma igreja instituição, por livre e espontânea vontade, porém não se afastou de CRISTO.

Desigrejado” é alguém que mantém a sua comunhão com CRISTO, mas que não tem mais vínculo com igreja instituição, qualquer que seja.

É possível que alguém que não freqüente uma igreja, tenha comunhão com DEUS? A resposta é SIM.

O fato de alguém freqüentar uma igreja NÃO significa que este alguém tenha comunhão com DEUS. Da mesma forma, o fato de alguém não freqüentar uma igreja, NÃO significa que este alguém não tenha comunhão com DEUS. Comunhão com DEUS é uma questão de escolha pessoal. Alguém pode freqüentar uma igreja e escolher Não ter comunhão com DEUS; do mesmo modo, uma pessoa pode não freqüentar uma igreja, e escolher TER comunhão com DEUS. É tudo uma questão de escolha.

Outro fato importante, é que toda vez que a Bíblia fala de “igreja” [Ekklēsia], ela (a Bíblia) não está se referindo a templos, mas a cultos que eram feitos, principalmente, em lares. Na época em que a Bíblia foi escrita, a religião cristã não era bem vista pelo Império Romano, e devido este motivo, não havia templos cristãos. Então, o fato de alguém não freqüentar uma igreja torna esta pessoa menos cristã? A resposta é NÃO!!

Alguém pode ser um cristão com um excelente testemunho e, no entanto, não freqüentar igreja alguma. O bom testemunho de um cristão NÃO se resume ao fato dele freqüentar ou não, uma igreja instituição.

E por que tantos evangélicos estão deixando de freqüentar as igrejas instituições em que congregavam anteriormente?
Resposta: devido todos estes escândalos no meio evangélico, que estão ocorrendo todos os dias em nosso país. Infelizmente, muitas igrejas instituições estão deixando de ser a Casa de DEUS, e se tornando verdadeiras “indústrias da fé”.

Em muitas igrejas, que se dizem evangélicas, as pessoas, para serem bem-vindas, precisam obedecer cegamente suas lideranças eclesiásticas e soltarem muito dinheiro para a “obra de DEUS”. Isto tem trazido tanto prejuízo e desgaste às ovelhas de CRISTO, ao ponto de muitas delas optarem por não mais freqüentar uma igreja. Estas pessoas estão erradas? Não, não estão.

Ninguém é obrigado a freqüentar uma igreja instiutição que só sabe pedir dinheiro, de forma insistente e exaustiva; ninguém é obrigado a freqüentar uma igreja que ensina que as bênçãos de DEUS, todas elas, estão atreladas a dinheiro.

Enfim, ninguém é obrigado a freqüentar uma igreja para ser ludibriado e explorado financeiramente. Infelizmente, está difícil de encontrar uma igreja evangélica que não explore financeiramente suas ovelhas nos dias de hoje, principalmente no meio pentecostal e neo-pentecostal. Tudo gira ao redor do dinheiro, em grande parte dessas igrejas.

Nestas igrejas (instituições), não vale: “POSSO TUDO NAQUELE QUE ME FORTALECE[Filipenses 4], mas o válido é: “POSSO TUDO NAQUILO QUE ME ENRIQUECE”.

Em virtude de tudo isto, não devemos condenar os “desigrejados”, nem tão pouco chamá-los de desviados. Devido tantas “sinagogas de satanás” que se dizem igrejas, estarem explorando descaradamente o povo de DEUS, é preferível, em alguns casos, não freqüentar igreja nenhuma. No entanto, não devemos nunca abandonar a nossa comunhão com DEUS; isto sim deve ser sempre preservado.

Para terminar, gostaria de dizer o seguinte aos “desigrejados”, também chamados de “evangélicos não praticantes”:

JESUS continua amando vocês quer vocês freqüentem, quer não freqüentem uma igreja instituição e o fato de vocês não freqüentarem uma igreja não significa que sejam menos cristãos. Somente não descuidem da vida espiritual de vocês (oração e leitura de Bíblia), pois, devido o fato de vocês não freqüentarem uma igreja, há maior probabilidade de esfriamento espiritual. Quanto ao mais, continuem na presença de DEUS e saibam que DEUS cobrará e cobrará caro, de todos os pastores que se apascentam a si mesmos e que não cuidam de suas ovelhas. A hora destes pilantras prestarem contas a DEUS irá chegar; creiam nisso.


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


Corroborando Gospel 10.
.

Um comentário:

missionário Luiz disse...

James tem pastor de igreja templos evangélicos que não conhece quem é membro da sua igreja, como ele vai cuidar de suas ovelhas, se ele não conhece suas ovelhas, os crentes da sua igreja.
Meu irmão James, muito tempo não estou tendo contato com vc meu irmão amado de Jesus, porque eu estava em missão evangélica fazendo capelania visitando os enfermos e etc ok? Mas estou lendo todos seus e-mail que vc envia para mim ok? Não estou respondendo por falta de tempo e agora o tempo que tenho quero fazer isso publicamente como estou fazendo no seu blog.
Outra coisa James, as instituições evangélicas não gosta de enviar missionários para o campo missionário, pois gera prejuízo para as igrejas, missionários para eles é gasto, e eles os líderes religiosos, estão totalmente em contramão do que Jesus Cristo deixou sua ordem que é: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, no hebraico o Ide é sair para fora, deixar tudo para trás e ir, lagar tudo e ir.
Fraternalmente em Cristo Jesus nosso Senhor da Glória.
Missionário Luiz.