Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


fevereiro 08, 2011

O crente (discípulo convertido) e os convencidos.

.
Temos presenciado alguns textos que fazem este confronto, entretanto, distanciando da Palavra de Deus, afirmam que o crente é distinto do discípulo, muito embora, tentarmos entender, fica-nos impossível aceitar tal confronto, e isto com relação as próprias palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, quando diz: ... “não sejas incrédulo, mas crente”, ou seja, Cristo nos admoesta a sermos crente nEle, e não nos convencer que Ele exista...

E outra vez, as Sagradas Escrituras nos exortam na fé a sermos crentes, quando dizem: “De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão” [Gálatas 3.9]...

... e mesmo por que, a salvação está aprovada por Deus aos crentes, “Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” [1Coríntios 1.21].

Outra idéia que é difundida e errônea na Palavra de Deus, diz respeito que muitos afirmam que o diabo é crente, e isto não é verdade, pois que, ele não crê, mas, se estremece!!

Ressalta-se que, alguns se têm feito, em uma nomenclatura moderna, de evangélicos, termo que não tem respaldo bíblico, mas, que por hora, pelo que temos presenciado no cenário religioso, concorre este termo, evangélico, ao mesmo que ser convencido.

Portanto, passemos ao confronto dos termos, nomenclaturas, situações, na prática da fé, na vida em Cristo e na vida em frequentar “igrejas físicas”:

* O convencido espera pães e peixes; o crente (discípulo convertido) é um pescador.

* O convencido luta por crescer; o crente (discípulo convertido) luta para reproduzir-se.

* O convencido entrega parte de suas finanças; o crente (discípulo convertido) entrega toda a sua vida.

* O convencido precisa ser sempre estimulado; o crente (discípulo convertido) procura estimular os outros.

* O convencido é condicionado pelas circunstâncias; o crente (discípulo convertido) as aproveita para exercer a sua fé.

* O convencido exige que os outros o visitem; o crente (discípulo convertido) visita.

* O convencido busca na Palavra promessas para a sua vida; o crente (discípulo convertido) busca viver a Palavra para receber a promessa da Palavra.

* O convencido pensa em si mesmo; o crente (discípulo convertido) pensa nos outros.

* O convencido se senta para adorar; o crente (discípulo convertido) anda adorando.

* O convencido vale porque soma; o crente (discípulo convertido) vale porque multiplica.

* O convencido busca os sinais e milagres; o crente (discípulo convertido) é seguido por eles.

* O convencido cuida das estacas de sua tenda; o crente (discípulo convertido) desbrava territórios.

* O convencido sonha com a igreja ideal; o crente (discípulo convertido) se entrega por fazer-se a Igreja.

* A meta do convencido é, após ficar rico nesta vida, ir para o Céu; a meta do crente (discípulo convertido) é buscar almas que se arrependam e venham pela misericórdia divina para povoar o Céu.

* O convencido espera um avivamento; o crente (discípulo convertido) é parte dele.

* Ao convencido se promete uma almofada; ao crente (discípulo convertido) se entrega uma cruz.

* O convencido é sócio membro de igreja física; o crente (discípulo convertido) se faz servo.

* O convencido responde “talvez”; o crente (discípulo convertido) responde “eis-me aqui”.

* O convencido preocupa-se em só falar no evangelho; o crente (discípulo convertido) vai, prega e faz outros discípulos.

* O convencido busca suas riquezas para esta vida; o crente (discípulo convertido) tem seu tesouro no céu.

* O convencido espera recompensa para dar; o crente (discípulo convertido) é recompensado porque dá.

* O convencido pede que os outros orem por ele; o crente (discípulo convertido) ora pelos outros.

* O convencido se reúne com outros para buscar a presença do Senhor; o crente (discípulo convertido) tem a presença do Senhor através do Espírito Santo.

* O convencido procura conselhos dos outros para tomar uma decisão; o crente (discípulo convertido) ora a Deus, lê a Palavra e em fé pela ação do Espírito Santo, toma a decisão.

* O convencido espera que o mundo melhore; o crente (discípulo convertido) sabe que não é deste mundo, busca e espera o encontro com Seu Senhor.

* O convencido já se diz ser salvo; o crente (discípulo convertido) busca a salvação.

Somos crente (discípulo convertido) ou estamos simplesmente nos convencendo?


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
___________

5 comentários:

Missionário Barbosa disse...

Irmão James, graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
Deus te abençõe irmão amado de Jesus Cristo de Nazaré!
No livro de João 13.35 diz: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
"CONHECERÃO SE SOIS MEUS DISCÍPULOS."
O amor no grego(agape) deve ser a marca distintiva dos seguidores de Jesus Cristo; ler I João 3.23; 4.7,21. Este amor é, em suma, um amor abnegado e sacrificial, que visa ao bem do próximo; ler
I João 4.9,10. Por isso, o relacionamento entre os cristãos deve ser caracterizado por uma solicitude dedicada e firme, que vise altruisticamente a promover o sumo bem uns dos outros. Os cristãos devem ajudar uns aos outros nas provações, evitar confusões, ferir os sentimentos e a reputação uns dos outros e negar-se a si mesmo para promover mútuo bem-estar. ler
I João 3.23; I Coríntios 13.1;
I Tessalonicenses 4.9;
I Pedro 1.22; 2 Tessalonicenses 1.3; Gálatas 6.2; 2 Pedro 1.7.
No livro de atos 11.26 diz:
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
"OS DISCÍPULOS CHAMADOS CRISTÃOS."
A palavra "CRISTÃO" no grego é(christianos) ocorre somente três vezes no Novo Testamento; ler
Atos 11.26; 26.28; I Pedro 4.16.
Originalmente, era, um termo que denotava um servo e seguidor de Jesus Cristo. Hoje tornou-se termo geral, destituído do significado original que tinha no Novo Testamento. A nós, este termo deve sugerir o nome do Nosso Redentor: Jesus Cristo de Nazaré; ler Romanos 3.24, a idéia do profundo relacionamento do cristão com Jesus Cristo, o pensamento de que o recebemos como Nosso Senhor, e a causa da nossa Salvação; ler
Romanos 8.38,39; 5.1;
Hebreus 5.9.
Reivindicar o nome de "Jesus Cristo de Nazaré" significa que Jesus e a sua Palavra revelada nas Escrituras são a outoridade suprema e a única fonte da experança futura; ler
Colossenses 1.5,27.
" QUE...PERMANECESSEM NO SENHOR".
Atos 11.26. Os discípulos do Novo Testamneto não aceitavam o ensino que aqueles que recebesse " a graça de Deus" permaneceria automaticamente leal ao Senhor, visto que o pecado, o mundo e as tentações de Satanás podiam levar um novo cristão a desviar-se do caminho da Salvação em Jesus Cristo.
Barnabé nos oferece um exemplo de como os novos convertidos na fé devem ser tratados: "Que nosso interesse principal seja ajudá-los e animá-los a permanecerem na fé no amor e na comunhão com Jesus Cristo e com sua igreja"; ler
Atos 13.43; 14.22.
IRMÃO JAMES, DEUS TE ABENÇOE.
QUE A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO SEJA DERRAMADA NA VIDA IRMÃO E EM TODOS OS SEUS, SUA FAMÍLIA. GLÓRIA A DEUS!

mary disse...

A PAz do Senhor Jesus!

Que na nossa conversão, busquemos a salvação todos os dias, e que nesses dias de busca, permaneçamos firmes na Rocha, sem sermos convencidos, porém transformados pela Graça..e que todos que nos vêem, possam sentir a Presença Dele na nossa vida, onde o impossível não existe, pois Ele é Deus do impossível!!!

Fazemos parte de uma geração, na qual o Senhor se derramou por amor de nós e especialmente por obediência Ao Pai..

Por este Amor tão grande, por tanto receber, imerecidos que somos, é que O louvo e agradeço pelas tantas bençãos que ja derramou na vida de cada um que passa por aqui, que passa por nós..que passa pela vida e muitas vezes nem se da´conta d grandeza Deste Deus..

Por isso oro, e agradeço..amem!!


Fica na Paz, fica na Presença James

mary


P.S - "JAMES VOU DEIXAR AQUI REGISTRADO ESTA FRASE, POIS ELA SIMPLIFICA O QUE VOCÊ VEM FAZENDO..
* O convencido espera recompensa para dar; o crente (discípulo convertido) é recompensado porque dá."
DEUS TE RECOMPENSARÁ PELO QUE TU ÉS"

sALMOS 17;5
Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.

Unknown disse...

James, sua mensagem é forte e tende a fortalecer-se ainda mais.
Tenho a alegria de comunicar-lhe que este filho pródigo arrependeu-se de ter se afastado do pai. Fui recebido daquele jeito mesmo. Já estou com as melhores roupas, o anel no dedo e estou pronto para fazer as obras do meu irmão, ainda que não mereça nada disso e que seja o mais estúpido. Já não tremo como uma vara verde. James, Ele me chamou para a justiça, tomou-me pela mão, já não descansarei enquanto a justiça Dele não se estabelecer sobre a terra.

uriel.cabral@yahoo.com.br disse...

irmão James,DEUS sempre reserva Homens de coragem q não dobra o joelho diante do mundo,remanescentes da FÉ VERDADEIRA em CRISTO JESUS;; ; Combatendo o príncipe deste mundo q vem agindo nas estruturas físicas denominadas [igrejas]Para q o homem não veja a LUZ DO EVANGELHO, Assim diz o SENHOR DEUS TODO PODEROSO por intermédio de seu filho JESUS q é DEUS, ;;;; AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA MINHA IGREJA sou uriel cabral

paula telica disse...

em primeiro lugar qro agradecer a DEUS nosso pai por vos usar para proferir a sua palavra pois se assim n fosse n sei o que seria de mim e daqueles que ainda nao tem conhecimento dela.
em segundo lugar dizer que o mais importante na nossa caminhada 'e estar sempre em constante mudanca e reconhecer sempre que cometemos um erro e lenvatarmos e continuar e nao pensarmos sempre
que chegamos no topo mas que ainda temos muito que aprender como diz o senhor
nao se cansem de ouvir os meus mandamentos por tanto vamos continuar nesta caminhada pois o maior 'e o galardao que ele guardou para nos na gloria que o nosso papai do ceu cuida de todos aqueles que ele usou para fazer a sua vontade e aqueles que ainda nao sabem nada dele e que eu tenho a certeza que saberao que vos guarde e vos protege sempre nas tentacoes pois ele 'e o exemplo da vitoria quando foi tentado