Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


fevereiro 12, 2011

Teoria da Predestinação

.
A Bíblia nos ensina que existem dois caminhos, um que conduz a salvação e outro que leva a perdição, qual dos dois há de se preferir???

O ensinamento bíblico faz com que decidamos por eles, não é imposição de Deus que uns herdam a vida eterna e outros queimem no fogo eterno, portanto, não há controvérsia, a Palavra de Deus é bem clara e objetiva, assim, também, “não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca” [Mateus 18]...

Há uma discussão em torno da salvação, uns defendem que Deus já pré determinou os que serão salvos, outros, entendem que Deus deu ao homem o livre arbítrio;

Os que defendem a "predestinação", geralmente baseiam-se em Romanos 8, "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou";

Entretanto, é interessante entender que este versículo de Romanos, possui "ponto e vírgula" entre aqueles pelos quais faz menção o contexto bíblico, mesmo por que, Israel é a nação que Deus escolheu, estes sim, são os “predestinados”, e conforme João 1, poderemos entender que Jesus veio ao mundo, se fez carne, a Israel ["Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." – João 1];

Ou iremos negar que Israel é o povo de Deus??

Romanos 11.1 "Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo?"

Por que Israel é a nação eleita, predestinada a salvação, e assim confirma o vs. 26, "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades."

Ora, nós somos gentios, e portanto, fomos enxertados [vs. 17 – "E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira'] para que, crendo em Jesus Cristo, tenhamos a salvação, e foi para isto que o apóstolo Paulo foi chamado, "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel", nota-se que as palavras divinas são para levar o nome de Jesus “diante os gentios” e não a uma possível lista daqueles que serão salvos!!

Diante o exposto, questiona:


Se há os “gentios predestinados” a “salvação” independente da vontade do homem (livre arbítrio)...

... porque as palavras de Jesus são para pregar o evangelho a toda criatura [Mateus 28.19,20 ou Marcos 16.15]??


É crucial iniciarmos qualquer discussão através deste questionamento!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
_________

10 comentários:

Marconni disse...

Irmão James concordo com o irmão.
Os predestinados é Israel, a Nação eleita por Deus e nos os enxertos.
E a salvação virá ao povo de Israel, É a promessa de Deus para seu ligítimo povo.
Se o cristão gentios que apenas o enxerto, começarem à deleitar-se no pecado, e não arrepender-se, e não converter dos seus maus caminhos a Jesus, certamente irá para o inferno.
Por isso Jesus Cristo veio ao mundo para nos libertar e salvar os que haviam perdidos.
Temos a escolha sim! Ou o pecado e morte eterna , ou a vida eterna com Jesus, não há outra opção.
Não existe predestinação existe e:
O que a Bíblia diz: Que só há dois caminhos: o céu, ou inferno.
E no céu, não entra pecado.
Concordo plenamente com o irmão.
Eles querem tirar o exemplo de predestinação a toda força no livro Romanos.
Sabemos que não é assim!
Quem gosta deste tipo de palavra predestinação, é os espíritas.

Missionário Barbosa disse...

IRMÃO JAMES, GRAÇA E PAZ JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
A predestinação no grego(proorizo) significa "dicidir de Antemão."
No tocante à predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio(a igreja, o seu povo) para ser sua própria nau. Jesus Cristo o Capitão é o piloto desse navio.
Todos que desejam estar nesse navio salvos e eleitos, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo.
Enquanto permanecerem no navio, acompanhado do seu Capitão, Jesus Cristo, estarão salvos. Mas, caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos, e será jogado no mar do esquecimento e perderá à vida eterna.
O homem tem duas opções:
Ou fica no no navio de Cristo que irá levá-lo para o céu, ou abandone o navio e vai para a perdição eterna o inferno.
A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permance. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante à Jesus Cristo de Nazaré.
Lembrem-se, que só há dois caminhos: O CÉU, OU INFERNO O LAGO DE FOGO E EXOFRE.
ESTE É PARA QUEM FOR LANÇADO PARA FORA DO NAVIO DE CRISTO.
ESTÁ AÍ! QUAL CAMINHO QUE QUERES IR?

Herom disse...

Predestinação para o homem, isto é inreal.
O homem escolhe o seu próprio caminho.
O Céu ou inferno!
Ou Jesus Cristo e sua Palavra de vida eterna, ou o pecado e a condenação eterna.
Se o homem estiver em pecado e não arrepender-se, à Jesus, certamente irá para a condenação eterna, o inferno.
Deus não força ninguém a fazer o que não quer.
Deus é educado, como está escrito no livro de Apocalipse 3.20: Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele ceiarei, e ele, comigo.
Então vemos que depende exclusivamente da própria pessoa para se salvar da condenação eterna.
Somente, abrir a porta para Jesus, a porta é seu coração sua alma, e terás a vida eterna com Cristo.

Missionário Luiz disse...

JAMES, que a gloriosa paz de Jesus Cristo inunde profundamente o seu coração, a alma do irmão e todos os seus.
Aproveitando,o que o irmão diz sabiamente sobre Israel.
SÓ QUERO REAFIRMAR SEU POSICIONAMENTO QUE ESTÁS CORRETO SOBRE ISRAEL.
Concordo com o irmão Deus nunca rejeitará Israel. e têm um plano de salvação para esta nação.
Segundo o elemento; ler Romanos 9.30; 10.21 analiza a reijeição presente do evangelho por Israel. Seu erro de não voltar-se para Cristo, não se deve a um decreto incondicional de Deus, mas à sua própria incredulidade e desobediência; ler Romanos 10.3. Finalmente, Paulo explica em Romanos 11.1,36 que a rejeição de Israel é apenas parcial e temporária. Israel por fim aceitará a salvação divina em Cristo. O argumento dele contém vários passos.
- Deus não rejeitou o Israel verdadeiro, pois Ele permaneceu fiel ao "remanescente" que permanece fiel a Ele, aceitando a Cristo; ler Romanos 11.1,6
- No presente, Deus endureceu a maior parte de Israel, porque os israelitas não quizeram aceitar a Cristo; ler Romanos 11.7,10; 9.31; 10.21.
- Deus transformou a transgressão de Israel( a crucificação de Cristo) numa oportunidade de proclamar a salvação a todo o mundo; ler Romanos 11.11,12,15.
- Durante esse tempo presente da incredulidade nacional de Israel, a salvação de indivíduos, tanto os judeus como os gentios depende da fé em Jesus Cristo; ler Romanos
10.12,13; 11.13,24.
- A fé em Jesus Cristo, por uma parte do Israel nacional, acontecerá no futuro; ler Romanos 11.25,29.
- O propósito sincero de Deus é ter misericórdia de todos, tanto dos judeus como dos gentios, e incluir no seu reino todas as pessoas que crêem em Cristo; ler Romanos 11.30,36; 10.12,13; 11.20,24.
CONCLUINDO: O apóstolo Paulo expressa sua contante solicitude e intensa tristeza pela nação judaica; ler Romanos 9.1,3. O próprio fato que Paulo ora para que seus compatriotas seja salvos, revela que ele "NÃO" adimitia o ensino teológico da predestinação, afirmando que todas as pessoas já nascem predestinadas ou para o céu, ou para o inferno. A pessoa é que escolhe o seu destino, pois Deus não força ninguém a seguí-lo.
Ele disse claramente: Quem quizer vim após mim negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
No NT não se encontra o ensino de que determinadas pessoas foram predestinadas ao inferno antes de nascer. A oportunidade de salvação está perante a nação de Israel, se ela largar sua incredulidade; ler Romanos 11.23. Semelhantemente, o cristãos gentios, "nós", que agora somos parte da igreja de Deus como enxertos, são advertidos de que também correm o mesmo risco de serem cortados da salvação; ler Romanos 11.13,22. O cristão atual devem sempre perseverá na fé com temor. a advertência aos cristãos gentios em Romanos 11.20,23, pelo fato da falha de Israel, é tão válida hoje quanto o foi no dia em que Paulo a escreveu.
As Escrituras estão repletas de promessas de uma futrua restauração e salvação de Israel ao aceitarem o Messias Jesus Cristo. Tal restauração terá lugar ao findar-se a Grande Tribulação, na iminência da volta pessoal de Cristo; ler
Isáias 11.10,12; 24.17,23; 49.22,23; Jeremias 31.31,34;
Ezequiel 37.12,14; Romanos 11.26; Apocalipse 12.6.
PREDESTINAÇÃO NÃO! O SER HUMANO QUE ESCOLHE O SEU CAMINHO: JESUS CRISTO QUE É A VIDA ETERNA, OU SATANÁS E CONDENÇÃO ETERNA, O INFERNO, NÃO HÁ OUTRAS OPÇÕES.
LEMBREM-SE: O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE! TANTO FÍSICA COMO ESPÍRITUAL.
DEUS TE ABENÇÕE IRMÃO AMADO DE JESUS CRISTO.

Unknown disse...

A parábola do Filho Pródigo é uma resposta a esta questão.

Eleitos disse...

A possibilidade de que o Pai tivesse escolhido alguns para a salvação e outros para a perdição, é rejeitada por muitos. Tenho percebido isso. As pessoas estão dando importância ao homem, não ao Criador, ninguém merece nada, todos pecaram, merecem o inferno, todos sem exceção.

É a pura misericórdia de Deus que Ele concedeu a salvação para alguns, não para todos, isso é a Graça de Deus, a imerecida Graça dEle. Alguém ainda acha que merecemos essa dádiva, não adianta achar, não é por obras, não é por mérito, não é pela vontade do homem, pois, depois de cair em pecado, sua natureza é carnal, sua vontade é fazer o que condiz com sua natureza, por isso que nossas obras para Deus são trapos de imundícia.

Só vamos ao Pai quando Ele chamar, pois Ele nos coloca um coração de carne em troca do de pedra, e assim podemos com outra natureza ter a vontade de ir a Jesus, fazer coisas boas, aprender sobre a Palavra e Seus Mandamentos. Sei que essa opinião é contrária aos demais aqui e em muitos blogs, mas tenho que falar.

Concordo que Deus não obriga assim as pessoas, os eleitos querem ir a Jesus pois tem uma nova natureza (só pode vir a Jesus quem o Pai dá a Ele) e os ímpios também por sua vez O rejeitam, Deus é Sábio e sabe o que faz, sabe como fazer (responsabilizando assim o homem pelas suas trangressões, ele mesmo deseja isso, devido à sua natureza má).

Esse pensamento, está centrado na Soberania do Pai, Deus, Criador, como queiram, e não no homem. É claro que o Pai quis assim, salvar alguns, para Sua Honra e Glória, vivemos para honrá-lO, glorificá-lO, é esse o propósito da salvação. Os que não são salvos, não tem o que reclamar, pois TODOS iam pro inferno, na verdade, muitos que não se salvaram ou se salvarão, deleitam-se com as coisas mundanas, não conseguem enxergar a grandeza do Pai e Sua Graça, não estão nem aí, já tentaram falar para alguém ímpio sobre Jesus? Poucos são os que se propõe a ouvir, seu coração é pedra, se será de carne, só o Pai tem essa resposta.

MARANATA

Alice disse...

James, muito obrigada. Fiquei muito feliz ao encontrar seu blog, pois achava que estava sozinha nas minhas convicções. Que bela surpresa ao encontrar seu blog! Fica com Deus

Marly disse...

O homem nasceu para glória de Deus, mas, por causa da sua desobediência a Palavra de Deus e seus mandamentos, muitos escolheram, e escolhem o pecado, que gera a morte física e espiritual, que os levaram e levam sem piedade para o inferno.
Predestinação claro que não! É escolha do homem para o bem ou ou mal.
Romanos 6.1,2 diz o seguinte: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele.
No capítulo 6, Paulo contesta a idéia errônica de que os cristãos podem continuar no pecado e ainda assim estarem livres da condenação eterna.
Uma vez que o cristão genuíno separou-se defenitivamente do pecado, não continuará a viver nele, inversamente, quem vive no pecado não é cristão genuíno.
Em todo este capítulo, Paulo enfatiza que não se pode ser servo do pecado e servo de Cristo a um só tempo.
Se um cristão torna-se servo do pecado, o resultado será a condenação e a morte eterna Romanos 6.16,23.
Este versículo está bem claro que não há predestinação e sim escolha Romanos 6.16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Paulo adverte solenemente os cristãos que pensam que podem pecar impunemente porque estão debaixo da graça.
Se algum cristão se entregar ao pecado, tornar-se-à um escravo do pecado, o que resultará na "morte".
"Morte" significa, aqui, "eterna perdição ante a face do Senhor; o oposto da "vida eterna"; meditem estes versículos que serão referidos nos livros de Lucas 16.13; João 8.34; Romanos 6.23;
2 Tessalonicenses 1.9.
Como diz o irmão no comentário acima.
Predestinação isto é coisa dos espíritas, e reencarnação também é!

@henrique_trian disse...

Salvaçaõ é pela graça de Deus. Salvação é Ato e Processo.
Deus fez a escolha por nós lá na eternidade. A eleição é um ato da soberania de Deus. 1 PE 1;2 -- Jer 1;5 --Salmos 139;16 Gal 1;15 Ef 1;4
Deus escolhe o homem, o homem não tem participação na escolha. Isto é Ato.
No processo, Deus faz o chamado, cabe ao homem aceitar ou não. No chamado vc toma consciencia q Deus te escolheu. Vc tem o livre arbitrio. O processo se dá quando caminhamos dia a dia na direção do ES, valorizamos a salvação Gal 2;20 e somos santificados em espirito 1Pe1;2.

INDIGNADO disse...

Se existe livre arbitrio a salvação não é pela fé e sim por ação(obra)e o sacrificio de CRISTO é envão, poi se o homem pode escolher o bem ele se salvaria por si proprio não avendo a nessecidade de CRISTO para pagar um preço tão alto para justificar aqueles que DEUS na sua infinita misericordia e justiça(porque ele pagou em CRISTO por eles sendo eles já condenados)decidir salvar alguns.A unica salvação está na fé em CRISTO e esta fé é dom dado por DEUS.Infelismente está nas escrituras ou tou mentindo.E TENHO DITO...