Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


julho 27, 2008

Conhecendo a Bíblia - 12ª parte

...


O SEGUNDO LIVRO DOS REIS

O Relatório Histórico que Mostra a Mão Providencial de Deus no Estabelecimento da Nação de Israel


Deus visto como sendo longânimo, mas firme para efetuar o propósito eterno. Livros dos profetas foram escritos durante do período destes dois livros de 1 e 2 Reis: À Nínive – Jonas, à Israel - Amós, Oséias, Joel , à Judá - Isaías, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Jeremias, Malaquias, Zacarias, Ezequiel. Também durante esta época, foram colocados na sua forma presente os livros de Provérbios. Eclesiastes e Cantares de Salomão.

2Reis era originalmente a segunda metade de um livro que incluía 1 e 2Reis. Esta obra deve ter sido compilada algum tempo depois da tomada de Judá pelos babilônios em 586 aC. O livro dá a impressão de ser obra de um só autor e de que este autor tenha testemunhado a queda de Jerusalém. Apesar de que a data exata para a composição de 1 e 2 Reis seja incerta, acredita-se que a sua forma final estava pronta em algum momento da última parte do séc. VI aC.

Os acontecimentos descritos em 2 Reis abrangem um período de cerca de 300 anos. Recorda as turbulentas experiências do povo de Deus desde o reinado de Acazias (o nono rei Israel) ao redor de 853 aC., incluindo a queda de Israel para a Assíria em 722 aC, passando pela deportação de Judá para a Babilônia em 586 aC e terminando com a libertação do rei Joaquim em 560 aC. Esse foi um período difícil da história do povo de Deus, foram grandes mudanças e sublevações. Havia luta interna e pressão externa. O resultado foi um momento tenebroso na história do povo de Deus: colapso e conseqüente cativeiro de ambas as nações.

2Reis retoma a história trágica do “reino divido” quando Acazias está no trono de Israel e Josafá governando sobre Judá. Assim como 1Reis, é difícil seguir o fluxo da narrativa. O Autor ora está falando do Reino do Norte, Israel, ora do Reino do Sul, Judá, traçando simultaneamente suas histórias. Israel teve 19 governantes, todos ruins. Judá foi governado por 20 regentes, dos quais apenas oito foram bons. 2Reis recorda a história do últimos 10 reis e dos últimos 16 governantes de Judá. Alguns desses 26 governantes são mencionados em apenas poucos versículos, enquanto que capítulos inteiros são dedicados a outros. A atenção maior é dirigida àqueles que ou serviram de modelo de integridade ou que ilustram por que essas nações finalmente entraram em colapso.

O fracasso dos profetas, sacerdotes, e reis do povo de Deus aponta para a necessidade do advento de Cristo. Cristo é a combinação ideal desses três ofícios. Como profeta, a palavra de Cristo ultrapassa largamente à dos ofícios. Como profeta, a palavra de Cristo ultrapassa largamente à do grande profeta Elias (Mateus 17.1-5), Muitos dos milagres de Jesus são reminiscências das maravilhas que Deus fez através de Elias e Eliseu em Reis. Além disso, Cristo é um sacerdote superior a qualquer daqueles registrados em Reis (Hebreus 7.22-27). 1Reis ilustra vivamente a necessidade de Cristo como o nosso Rei em exercício de suas funções. Quando perguntado se era rei dos judeus, Jesus afirmou que era (Mateus 27.11). No entanto, Jesus é um Rei maior do que o maior dos seus reis (Mateus 12.42). O reinado de cada um desses 26 governantes já terminou, mas Cristo reinará sobre o trono de Davi pra sempre (1Crônicas 17.14; Isaías 9.6), pois ele é “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19.16).

Há uma referência indireta ao Espírito Santo na frase “teu espírito" em 2.9,15. Aqui Eliseu tenta receber o mesmo poder de Elias para levar adiante o ministério profético do seu antecessor. O espírito enérgico ou o poder que capacitava Elias a profetizar era o Espírito de Deus. 2Reis 2.9,16 fornece um paralelo interessante entre Atos 1.4-9 e 2.1-4. Elias foi elevado ao céu, Eliseu procurou a promessa de que receberia poder para levar adiante o ministério do seu mestre, e a promessa foi cumprida. Da mesma maneira, Jesus ascendeu, os discípulos aguardaram o cumprimento da promessa, e o Espírito Santo desceu para capacitá-los a levar adiante a obra que seu mestre começou.

Uma alusão final ao Espírito Santo aparece em 2Reis 3.15. Aqui a “mão do Senhor” veio sobre Eliseu, capacitando-o a profetizar ao rei Josafá. A fórmula “a mão do SENHOR” se refere à inspiração divina dos profetas.
...

4 comentários:

Anônimo disse...

James,

obrigado pelo comentário em meu blog. Achei muito interessante a série de post Conhecendo a Bíblia, excelente idéia!!!

Que Deus te abençoe rica e abundantemente.

JamesCondera disse...

A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

Irmão Luis,

Deus o abençoe pela visita ao nosso humilde blog e ao vosso sublime comentário que, sem dúvida alguma, é para honra e glória ao nome Santo do Senhor Jesus...

Fraternalmente.
James.

Tv DesportoMundial disse...

Paz do sr meu querido Irmão em Cristo Jesus muito obrigada pelo seu comentário , me disse muito mesmo , Deus e maravilhoso irmão .
Irmão gostaria de pedir as orações a meu favor pk sei que deus pode tornar o impossível no possível .

JamesCondera disse...

A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Irmão Pedro Aurélio.

Deus o abençoe pela sublime visita ao nosso humilde blog...

Nosso Deus é maravilhoso e misericordioso, longânimo e piedoso, Deus do impossível, por isso, amado, lembre-se sempre das Palavras Sagradas de Jesus: "Credes em Deus, credes também em mim...".

Deus abençoe ricamente ao irmão e aos seus.

Fraternalmente.
James.