Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


setembro 30, 2018

Como as pessoas eram salvas antes de CRISTO morrer por nossos pecados?


Desde a queda do homem, a base da salvação sempre foi a morte de CRISTO.

Ninguém, mesmo antes da cruz ou desde a cruz, poderia ser salvo sem este acontecimento indispensável na história do mundo. A morte de CRISTO pagou a pena por pecados do passado, cometidos pelos santos da Antiga Aliança (Velho Testamento) e também de pecados futuros, dos santos da Nova Aliança.

A condição para a salvação sempre foi a fé. O alvo da fé de alguém para a salvação sempre foi DEUS. Escreveu o salmista: “bem-aventurados todos aqueles que nELE confiam[Salmos 2].

Gênesis 15.6 nos diz que Abraão creu em DEUS e que isto foi suficiente para DEUS imputar-lhe isto por justiça (ver também Romanos 4.3-8). O sistema sacrificial da Antiga Aliança (Velho Testamento) não tirava o pecado, porque "é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados" [Hebreus 10], como claramente ensina Hebreus 9.1-10, mas apontava para o dia em que o FILHO de DEUS verteria Seu sangue pela pecaminosa raça humana.

O que mudou através das gerações foi o conteúdo da fé do crente. A exigência de DEUS sobre o alvo da fé se baseia na quantidade de revelação que ELE deu, até determinado momento, à humanidade. A isto se chama revelação progressiva. Adão cria na promessa dada por DEUS em Gênesis 3.15, que a Semente da mulher conquistaria Satanás. Adão NELE creu, demonstrado pelo nome que deu a Eva (verso 20) e o SENHOR indicou Sua aceitação imediatamente, cobrindo-os com túnicas de peles (verso 21). Naquele momento, era tudo que Adão sabia, mas nisto ele creu.

Abraão creu em DEUS de acordo com as promessas e novas revelações a ele dadas por DEUS em Gênesis 12 e 15. Antes de Moisés, nenhuma Escritura existia, mas a humanidade foi responsável pelo que DEUS tinha revelado.

Através d'Antiga Aliança (Velho Testamento), os crentes eram salvos porque criam que DEUS iria, um dia, tomar conta deste problema, o pecado. Hoje, olhando para trás, cremos que ELE já tomou conta de nossos pecados no Calvário (João 3.16; Hebreus 9.28).

E quanto aos crentes nos dias de CRISTO, antes da cruz e ressurreição, criam em quê?
Será que entendiam por completo a morte de CRISTO na cruz por seus pecados?
Mais tarde em Seu ministério, “começou JESUS a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia[Mateus 16]. Qual foi a reação de Seus discípulos a esta mensagem? “E Pedro, tomando-O de parte, começou a repreendê-Lo, dizendo: SENHOR, tem compaixão de TI; de modo nenhum TE acontecerá isso[Mateus 16]. Pedro e os outros discípulos não sabiam toda a verdade, mas mesmo assim foram salvos, pois creram que DEUS tomaria conta do problema de seus pecados. Não sabiam exatamente como ELE conseguiria isto, não mais que Adão, Abraão, Moisés ou Davi, mas creram em DEUS.

Hoje, temos mais revelações do que tinham as pessoas que viveram antes da ressurreição de CRISTO, pois nós sabemos por completo, vez que, havendo “DEUS antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo FILHO, a Quem constituiu Herdeiro de tudo, por Quem fez também o mundo[Hebreus 1].

Nossa salvação ainda é, TÃO E SOMENTE, baseada na morte de CRISTO, nossa fé ainda é condição para salvação, e o alvo de nossa fé ainda é DEUS. Hoje, para nós, o conteúdo de nossa fé é que CRISTO morreu por nossos pecados, que ELE foi sepultado, e que ELE ressuscitou ao terceiro dia (1Coríntios 15.3-4).


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

Corroborando www.GotQuestions.org

[727,640]

setembro 15, 2018

Sacerdotes, fariseus e escribas no séc XXI


Contexto Mateus 21:

"Portanto, EU vos digo que o reino de DEUS vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.
E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles;
E, pretendendo prendê-prendê-LO, recearam o povo, porquanto O tinham por profeta."

Quando se combate os ensinos e posturas das lideranças eclesiásticas das igrejas instituições, eles se portam tal qual os sacerdotes e fariseus quando foram confrontados por CRISTO, que em razão disto, pretenderam prendê-LO e jogá-LO à crucificação.

E por que esta relação??
CRISTO quando debateu (criticou) com os sacerdotes, escribas e fariseus, demonstrou (atestou) que eles queriam, com a Palavra de DEUS usurpar no "templo", e assim conseguir "vantagens" sobre o povo, como testifica o contexto acima, de Mateus 21;

E não é diferente em nosso tempo presente, através das igrejas instituições, as lideranças eclesiásticas (religiosos que se acham sacerdotes) usando da Palavra de DEUS [contida na Bíblia],  adulteram as Boas Novas de nosso SENHOR com crendices, sofismas, dogmas, teologia nas doutrinas e tradições de homens, comungando o Antigo Testamento com a contextualização do evangelho transmitida pelos apóstolos;

Os lideres das instituições religiosas apelidadas de "igrejas", tais como a ICAR, todas IGREJAS EVANGÉLICAS e as demais religiões, pela religiosidade, fazem da Nova Aliança pela qual o FILHO de DEUS consumou na cruz do Calvário, ter uma nova roupagem, atingida pela reforma agregada à Antiga Aliança, para enganar, ludibriar pela fé das pessoas incautas que não buscam entendimento pela Bíblia, mas, preferem tentar barganhar com o TODO-PODEROSO entregando suas idiotices (dízimos e ofertas, doações) nas mãos de homens pecadores como eles mesmos, povo tolo!!


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

[726,015]