setembro 03, 2017


Sombras das coisas futuras


As Escrituras nos ensinam que as coisas que encontramos no Antigo Testamento "são sombras das coisas futuras" Colossenses 2, que algumas delas "servem de exemplo e sombra das coisas celestiaisHebreus 5, "foram-nos feitas em figura" 1Coríntios 10, e podem ser vistas como "figura do verdadeiro" Hebreus 9.

Mas não devemos nos esquecer de que tudo isso é "a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas" Hebreus 10, portanto embora seja de muito consolo, ensino e exortação nos ocuparmos com os tipos, figuras, sombras e princípios do Antigo Testamento, jamais devemos buscar ali (no Antigo Testamento) doutrinas para a Igreja de CRISTO, pois Ela nunca aparece em realidade no Antigo Testamento.

A Igreja de CRISTO e tudo o que lhe diz respeito, foi um segredo ou mistério revelado apenas muito mais tarde a Paulo Efésios 3, portanto, até mesmo os profetas que escreveram o Antigo Testamento não faziam ideia de que Ela viria a existir; pois quê, a doutrina para a Igreja você somente encontra nas epístolas dos apóstolos; a Igreja só aparece no período neotestamentário.

Muita má doutrina (teologia) existe hoje na cristandade (igrejas instituições) por as lideranças eclesiásticas não entenderem (ou usarem propositalmente, de má fé) a distinção entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança, e assim buscarem no Antigo Testamento elementos para aplicar à suas instituições religiosas; alguns extrapolam completamente a ordem de DEUS transformando sombras e figuras em doutrinas, terminando em erros graves, INTENCIONAIS, INADVERTIDOS, prosmeiros em suas lábias e palavreados fáceis.

Porquanto, devemos tratar as sombras como elas são e, por assim dizer, como um aditivo ao entendimento da Bíblia como um todo.

Se você vê a sombra de uma pessoa querida chegando, fica alegre, mas isso não se compara à chegada da própria pessoa. Não é com a sombra que você quer se ocupar, mas com a realidade das coisas.

Corroborando parte de uma resposta do site, www.respondi.com.br, com alterações.


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

[674,830]

Nenhum comentário: