Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


janeiro 23, 2017


Teologia, uma “forte” arma nas mãos do diabo!!


Contexto bíblico João 5:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de MIM testificam;
E não quereis vir a MIM para terdes vida.
EU não recebo glória dos homens;
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de DEUS.
EU vim em nome de Meu PAI, e não ME aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de DEUS?

Diversas lideranças religiosas tentam nos confrontar com a necessidade da teologia, para mim não passa de conversa fiada por falta de argumentos para a verdade que eles não conseguem se firmar.

Pois quê, por este motivo, CRISTO nos advertiu, exortou, admoestou, ensinou em que devemos examinar, buscar, aprender, estudar, como os bereanos [Atos 17], sempre na e pela Palavra de DEUS.

Basicamente, sem necessidade de fazer qualquer curso (comércio religioso) para ter conhecimento, teologia é o estudo da existência de DEUS, das questões referentes ao conhecimento da divindade, assim como de Sua relação com o mundo e com os homens; do grego “theos” (“deus”, termo usado no mundo antigo para nominar seres com poderes além da capacidade humana) + “logos” (palavra que revela), por extensão “logia” (estudo) [Significado].

A teologia tem suas divisões, mas, me abstenho de aqui mencioná-las, por que, cada um de seus defensores irá fazer cansativas dissertações onde classificam por suas escolas teológicas tais divisões, divergências.

Ainda advertidos pela Palavra de DEUS que não há particulares interpretações [2Pedro 1], a teologia fomenta (ainda que neguem) suas particulares interpretações, é tal qual os escribas (indivíduos com muito estudo e conhecimento), que com o passar dos anos na época de em o ministério terreno de JESUS com suas interpretações, já haviam montado uma espécie de “tradição” que andava paralela ao que dizia a Palavra de DEUS; ela é mencionada na Bíblia como “tradição dos Anciãos”.

Eles fizeram uma espécie de “lei” que eles mesmos escreveram e que a atribuíam como sendo a vontade de DEUS. Veja um exemplo: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem[Mateus 15]; lavar as mãos antes da refeição foi uma “lei” incorporada na religião e na cultura pelos escribas por “tradição”; não há nenhuma lei na Bíblia mencionando essa obrigatoriedade.

Diversas “tradições” desse tipo foram sendo incorporadas na religião judaica e na cultura, o que fez com que JESUS se dirigisse aos escribas de forma dura, pois eles haviam se desviado da sua verdadeira função: “Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus (…) Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los[Mateus 23]; são estes que em comum com os fariseus, tiveram papel fundamental no martírio de JESUS CRISTO [Esboçando Ideias]

E nestas tarjadas linhas, venho mostrar que importante sempre será única e soberana a Palavra de DEUS, uma vez que, a teologia está se tornando, como outrora, uma “forte” arma do diabo, vez que, homens de más índoles através da teologia vem fazendo mestres a si mesmos, homens intelectualizados pela religiosidade, fomentam a sistematização doutrinária do evangelho, usando estudos na criação e elaboração de regras religiosas reduzindo o evangelho a um mero sistema clerical, mesclando-o com algumas normas e preceitos do Antigo Testamento.

Porquanto, em mãos erradas, sem entendimento, tais conhecimentos tornam-se nocivos a doutrina de CRISTO, são responsáveis pelas atrocidades e escândalos ocorridos nas igrejas instituições pelas lideranças eclesiásticas, cada qual berrando aos quatro ventos sua doutrina denominacional travestida de teologia (acromática; anabatista; aplicada; apologética; arminiana; bíblica; calvinista; do caminho; catequética; católica; cristã; contemporânea; dialética; dogmática; espiritual; exegética; existencial; da experiência; filosófica; fundamental; gnóstica; histórica; joanina; kerigmática; liberal; da libertação; luterana; medieval ou idade das trevas; moral; natural; negra; neo-ortodoxa; neopentecostal; dos pactos; patrística; pastoral; paulina; pentecostal; petrina; política; positiva; prática; do processo; da prosperidade; quântica; rabínica; reformada; relacional; simples; sistemática; tiaguina; wesleyana).

Tenhamos a testemunho bíblico, pelo qual CRISTO aos Seus discípulos, não fez referência alguma à teologia, mas puramente, “começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dELE se achava em todas as Escrituras[Lucas 24].


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente; nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

.[567,980]

janeiro 15, 2017


O nascediço do Espírito, não de instituições de homens!!


Contexto bíblico Atos 5:

"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a DEUS do que aos homens."

O nascediço é aquele que está nascendo, e a Palavra de JESUS requer: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de DEUS" [João 3].

E neste limiar está uma questão que muito tem afligido as pessoas na busca da verdade, na busca de DEUS, do CRISTO, por que influenciadas por outras sem entendimento, mas cheias de conhecimento institucional da religiosidade, amontoadas de papiros teológicos, as fazem migrar para a igreja instituição.

E aí está o problema, o frequentar de uma das igrejas instituições (denominações, congregações religiosas, igrejas evangélicas, católica) e serem alvo, manipulados, aliciados pelas lideranças eclesiásticas e suas crendices teológicas, sofismas, dogmas, doutrinas e tradições de homens, que a Palavra de DEUS [contida na Bíblia] tanto nos tem precavido de seus males, e assim, nos advertindo para que sejamos livres destes homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos [2 Tessalonicenses 3].

Porque, deixando o mandamento de DEUS, lideranças religiosas retêm a tradição das doutrinas das denominações [Marcos 7] fazendo presas suas, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo CRISTO; [Colossenses 2] com fábulas judaicas inseridas ao contexto do evangelho para salvação, aos mandamentos de homens que se desviam da verdade [Tito 1], invalidando assim a Palavra de DEUS por estas tradições que ordenam, e muitas coisas fazem semelhantes a estas [Marcos 7], sendo extremamente zelosos das doutrinas esdruxulas das igrejas.

Não que digo que o problema está nas pessoas na instituição em si, mesmo por que, o problema vai mais além do que o simples fato de se reunir para, uma possível, adoração, uma comunhão do que se diz conhecer, do amor ao próximo de dentro.

Mesmo por que, a religião denominada evangélica, também, chamada cristã, tem suas origens no cristianismo, na fundamentação protestante, ou, a reforma do catolicismo; porquanto na idade média, católicos inconformados, tornaram-se os protestantes, e reformaram, deram uma nova roupagem à religião católica [ICAR ], e assim, posteriormente se denominando evangélicos;

Portanto, esta é a roupagem dada pela reforma protestante a igreja católica, mesmo porque, qualquer semelhança será mera coincidência (que na realidade bíblica, é conveniência proposital, uma reformada mais fácil):

  • A ICAR tem padres, as evangélicas os seus pastores, bispos, apóstolos, missionários, lideres eclesiásticos, em que ambas os tratam como únicos sacerdotes
  • A ICAR realiza missas, as evangélicas cultos
  • A ICAR faz missa campal, as evangélicos culto ao ar livre
  • A ICAR apregoa sermão, as evangélicas tem pregação
  • Na ICAR é eucaristia, nas evangélicas a ceia
  • A ICAR tem hóstia e vinho (para o padre), as evangélicas usam pão francês e suco uva
  • A ICAR cria seus discípulos no catecismo, as evangélicas pela escola dominical
  • Na ICAR tem altar, nas evangélicas o púlpito
  • Os da ICAR idolatram imagens, evangélicos aos pregadores, às denominações, aos templos, as relíquias do Antigo Estamento, as vestimentas
  • Na ICAR se molha na água benta, as evangélicas tem água ungida
  • A ICAR faz quermesse, as evangélicas em festividade
  • Entoam na ICAR os cânticos, evangélicos com seus louvores de músicas
  • A ICAR tem fiéis, as evangélicas membros
  • Na ICAR há madres, nas evangélicas o grupo de irmãs
  • Os da ICAR vão anunciar na paróquia, os evangélicos no campo
  • Trajam na ICAR a batina, os evangélicos terno/gravata
  • Santificaram, ambas, por si mesmos o altar/púlpito, a eucaristia/ceia e os templos.

E, nestes pormenores, em DETALHES, nas MINÚCIAS, por PARTICULARIDADES, não querem nem mudar a terminologia, antes preferem a semelhança para no caso do êxodo religioso (de católico para evangélico ou vise-versa), os abestalhados continuaram a frequentá-las; que tanto a ICAR, como as evangélicas, comemoram uma páscoa de chocolate e um natal pagão, ambos fora do contexto da verdade bíblica.

E o que não poderia deixar de ser, ambas as instituições religiosas se corroboram no mesmo ideal, o financiamento de suas estruturas e de seus representantes através de seus tolos frequentadores, em dinheiro, os famigerados dízimos (maasser) e ofertas!!

Mas, mesmo que você não concorde com esta verdade apresentada, DEUS está procurando adoradores, que O adorem em espírito e em verdade, quer queira ou não, quer seu pastor/padre/guru/chefe/cacique ensine ou não!!

DEUS sempre chamou e chama aos homens, e nos dá coragem e dons para anunciarmos as Suas verdades, nos sobrecarrega de discernimento na verdade de Sua Igreja; que proclamamos as Boas Novas, sem razão e sem lógica eclesiástica, mas pela fé dada aos santos.

Enfim, muitos milhares se furtam em serem coniventes com a falsa adoração, estão engajados em ser comparsas das mentiras teologias, da religiosidade, e se firmam como guerrilheiros nas fronteiras das instituições religiosas, se dizem ir a "igreja" por que precisam de um prédio de tijolos para como tolos abobados, adorarem aos homens em suas invencionices de uma santidade mórbida de seus templos, se sobrecarregam no vitimismo (como alvo dos desigrejados), vivem a falácia ad Hominem, atacam, lançam em descrédito aqueles com o objetivo de mostrar que as suas afirmações são verdadeiramente falsas.



Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente; nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

.[560,760]

janeiro 06, 2017


2017 continua o bom combate, a guerra santa!!

[553,190]

Contexto bíblico João 7:

"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça."

Em 2017, não agiremos diferentes, pois quê, não somente pastores (lideranças eclesiásticas) devem ou podem denunciar, criticar pastores, lideres e dirigentes e igrejas instituições, mas nós, desigrejados, continuaremos no bom combate, militaremos com a Verdade a guerra santa [2Timóteo 4; 1Timóteo 1; 1Coríntios 9; Colossenses 3;1Timóteo 6;1Pedro 5;].

Em 2017, não agiremos diferentes, por que como CRISTO há mais de 2000anos, repreendeu os vendilhões no pátio do templo de Herodes [Mateus 21], criticou veemente as lideranças religiosas em o tempo de Seu ministério terreno [Mateus 23que hoje fazem os lideres, assim também, nós, os que buscamos ser imitadores do SENHOR estaremos denunciando, criticando, expondo com a verdade, todas as mazelas teológicas, os erros e enganos, as crendices, os sofismas, aos argumentos capciosos usados pela Palavra de DEUS para enganar, nos dogmas, nas doutrinas e tradições que as lideranças eclesiásticas usam, criam, articulam, forjam e apregoam em púlpitos das igrejas instituições [Marcos 7; Colossenses 2; Tito 1], pelo desacerto do ecumenismo, pela burla do romano cristianismo, a religião que pertence em comum aos católicos e evangélicos.

Porquanto, costumeiro e conforme a sã doutrina de CRISTO, estaremos denunciando que as lideranças das igrejas instituições não são o centro das atenções, não são intocáveis, jamais deveriam ser autoritários, são presunçosos, donos, proprietários e seus comparsas nas igrejas instituições e como sempre, vamos anunciar, denunciar e criticar suas mentiras religiosas, tais quais e tantas outros:
  • da imposição do medo aos dízimos;
  • de que templos e ceia e púlpitos não são santos;
  • que a cobertura espiritual não passa de enganação;
  • que somente pastores e lideres são sacerdotes;
  • da idiotice de que igrejas instituições são obra de DEUS;
  • da obrigatoriedade de ser membro de alguma igreja instituição (denominação);
  • de que somente se tem comunhão se for membro das igrejas instituições.

  • Sim, continuaremos nesta guerra santa até o pescoço, para que este povo, que se diz de DEUS [Romanos 8], abra aos olhos espirituais e possam ser atingidos pela unção do ESPÍRITO SANTO e buscarem a DEUS em espírito e em verdade [João 4], que tenham em seus corações a promessa que ELE nos fez: a vida eterna [1João 2], e parem com as barganhas das quais somente os lideres religiosos se beneficiam em benesses [1Timóteo 6], benefício, ganho recebido sem muito trabalho ou esforço.



    Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
    Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

    .