Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


dezembro 26, 2010

Os crentes aguardam o repouso celestial [Isaías 32.18], e você, ainda se preocupa com as bênçãos materiais??!!

.
Temos temor, que, porventura, deixando a promessa de entrar no seu repouso, pareça que alguns ficam para trás na ansiedade das bênçãos desta vida terrena.

Porque também a nós foram pregadas as Boas Novas, como a eles, mas a Palavra da pregação, do evangelho de Cristo e não de homens, nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

Porque nós, crentes, entramos no repouso, tal como disse: “Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso”;

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: “E repousou Deus de todas as Suas obras no sétimo dia”.

E outra vez neste lugar: “Não entrarão no meu repouso”.

Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as Boas Novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações”...

... portanto, “resta ainda um repouso para o povo de Deus” [Hebreus 4]!

Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras [Deuteronômio 15.11; Provérbios 29.7; Mateus 25.31-46; 26.11; Lucas 14.13; 2Coríntios 9.9; Gálatas 2.10], como Deus das Suas.

Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência;

Porque “a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” [Hebreus 4].

E não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com quem temos de tratar.

Visto que temos um grande Sumo Sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firme a nossa confissão, não nos respaldando em homens, mas, seguindo o exemplo daqueles que mantiveram firme a pregação do evangelho para salvação, e não daqueles que pregam as promessas materiais que supostamente são firmadas em contribuições nas mãos de homens religiosos e suas “instituições religiosas com nome de igreja”, que em verdade, não são obra de Deus, mas obras humanas!

Porque não temos um sumo sacerdote (ou um pastor, ou bispo, ou seja lá o título que tiver) que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno, desprezando os ensinamentos dos homens religiosos (os tais, pastores, bispos, e outros títulos eclesiásticos) que vivem do suor do rosto alheio através de dízimos e ofertas alçadas entregues nas chamadas “igrejas”.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
_____________

Um comentário:

Barbosa disse...

Irmão James, graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
Muito bom texto meu irmão!
No livro de Hebreus 4.3 diz: Porque nós, que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
"ENTRAMOS NO REPOUSO".
Somente nós, que temos crido na mensagem salvadora de Cristo, entramos no repouso espiritual de DEUS. Isso é Jesus Cristo carrega nossos fardos e nossos pecados, e nos dá o "repouso" do seu perdão, da sua salvação e do Espírito Santo; leiam Mateus 11.28. Mesmo assim, nesta vida, o nosso repouso é apenas parcial, porque somos como peregrinos que caminham com dificuldade na penosa estrada deste mundo. Ao morremos no Senhor, entramos no seu repouso perfeito no céu.
Hebreus 4.9 diz: Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
"RESTA UM REPOUSO".
O repouso prometido por DEUS não somente o terrestre, mas também o celestial. Para os cristãos, resta ainda o repouso eterno no céu. Entrar nesse repouso final significa o cessar do larbor, dos sofrimentos e da perseguição, tão comuns em nossa vida nesta terra; significa participar do repouso do próprio DEUS e experimentar eterna alegria, deleite, amor, e comunhão com DEUS e com os santos redimidos. Será um descanço sem fim; leiam Hebreus 4.7,8; 13.14; João 14.1,3; Hebreus 11.10,16; Apocalipse 14.13; 21.22. A luz da bênção gloriosa do estado eterno e da terrível sorte dos que não entrarão alí, o cristão deve esforçar-se diligentemente para alcançar o lar celestial do povo de DEUS. Isso requer nosso esforço em direção ao alvo celestial, apego à Palavra de DEUS e dedicação à oração; leiam Filipenses 3.13,14; Hebreus 4.12,16.
Concluindo: A Palavra de DEUS mostra quem vai entar no repóuso de DEUS. Ela é uma espada cortante que penetra no mais íntimo do nosso ser para discernir se nossos pensamentos e motivos são espirituais ou não ler hebreus 4.12,13. Tem dois gumes e cortante para nos slavar ou para nos condenar à morte eterna. Por isso, nossa atitude para com a palavra de DEUS deve ser achegar-nos a Jesus como nosso sumo sacerdote; leiam João 6.63; 12.48; Hebreus 4.14,16.