Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


janeiro 05, 2020

Por que tenho nojo da teologia??


Eu sempre falei e continuo a dizer que a teologia é o mal que todo tolo usa (leia-se "tolo" às lideranças eclesiásticas, em especial) para definir e conceber quem é, na forma deles, em conhecer a DEUS, afinal, a teologia nada mais é que estudos que os homens elaboram, criam, estabelecem por vontade própria daquilo do que eles acham quem seja e qual seja a vontade de DEUS, portanto, não é propriamente o que seja a Verdade sobre o CRIADOR!!

Também não posso deixar de definir a famigerada teologia, como instrumento de religiosos para criar dogmas, crendices, vãs filosofias ["Olhai que ninguém tos sobresalteie por Philottphia, e vão engano, segundo a tradição dos homens, segundo os primeiros ensinos do mundo, e não segundo CHRISTO" [Colossenses 2, Bíblia Almeida 1850], tradições e doutrinas de homens ["Mas em vão ME honrão, ensinando por doutrinas os mandamentos dos homens" [Mateus 15, Bíblia Almeida 1850], e em especial os sofismas, argumentos e raciocínios concebidos com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

E mais, os sofismas pela teologia, aparentam verossimilhança (ligação, nexo ou harmonia entre fatos) ou veridicidade, mas que comete incorreções lógicas, o paralogismo, que é um argumento ou raciocínio falaz, ou seja, falso, embora possa ter a forma de um silogismo (argumento dedutivo constituído de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que, a partir das duas primeiras, é possível deduzir uma conclusão) e a aparência de verdade.

E por este meu entendimento da teologia, o nobre irmão Kurt Hilbert, também assim define:

"Uma visão curta do todo. Como são teólogos, não fogem de uma das características da Teologia, que é departamentalizar fatos - veem e analisam os caules das árvores, mas não conseguem enxergar a floresta como um todo. A própria Teologia é uma presunção humana, pois acha-se capaz de estudar Deus, dissecando-O como um sapo de laboratório. Ora, Deus é inestudável, pois, se o fosse, não seria Deus, no máximo, Zeus... Esquecem-se, inclusive, do que diz Pedro, 2º Pedro 1.20-21.

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

A Teologia nada mais é do que interpretação pessoal ou de um colegiado de doutores, mas despida do Espírito."

Referência, IIPedro 1.20-21 [Bíblia Almeida, 1850]:
"Sabendo primeiramente isto, que nenhuma prophecia da Escritura he de particular interpretação. Porque a propnecia nao foi antigamente produzida por vontade de algum homem, mas os santos homens de DEOS a falirão, inspirados do ESPIRITO SANTO."



Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


[776.535]

dezembro 23, 2019

Natal em 25 de dezembro não é do CRISTO


Os religiosos evangélicos (em suas igrejas instituições) através de suas lideranças eclesiásticas comemoram em 25 de dezembro o nascimento de Natalis Invicti Solis, ou a data da celebração do Nascimento do Sol Invencível.

O Nascimento do Sol Invencível é o momento em que o sol inicia a sua ascensão triunfante, representando, neste momento, a luz que nunca morre e vence sempre. A celebração do Sol Invencível foi estabelecida em 274 dC, pelo imperador Aureliano, depois do seu triunfo no oriente, e incluía corridas de cavalos - trinta bigas - em honra do Sol.

E é por assim nesta data, que a igreja católica (ICAR) vem comemorando o nascimento de seu deus pagão, e por praxe da reforma, as igrejas evangélicas por tradição em serem filhas bastardas da mãe católica, fomentam esta celebração.

Mas, os crentes da Igreja de CRISTO (em especial, os desigrejados) que esperam somente em o FILHO de DEUS, em os 365 dias do ano "a morte do SENHOR denunciais, até que venha" [ICorinthios 11, Bíblia Almeida 1850].


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


Imagem: culto de Natal | Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Içara

[775,700]

dezembro 07, 2019

Evangelho, anuncio da salvação na pessoa de CRISTO



O Evangelho ensina a partilha e não o acúmulo.

O Evangelho não impõe uma agenda religiosa.

O Evangelho convida para servir pessoas em qualquer lugar, todo tempo, o tempo todo.

O Evangelho não impõe um vocabulário religioso.

O Evangelho muda nosso coração, de onde brotam palavras de vida para a vida.

O Evangelho não indica lugares sagrados.

O Evangelho torna sagrada a vida por inteiro.

O Evangelho não ensina a odiar o mundo, mas me equipa para servir o mundo em amor.

O Evangelho não insensibiliza às dores do mundo, mas torna sensível aos que sofrem e propõe a partilha e a solidariedade como alívio e cura.

O Evangelho melhora a autocrítica, ensinando a lidar consigo mesmo com graça e nos torna generoso para com o próximo.

O Evangelho encoraja a não ser agressivo, especialmente quando fala-se a verdade, pois a verdade não precisa de agressividade.

O Evangelho ensina a lidar com as pessoas por seus nomes e não com termos que os ofenda, diminua, apequene, agrida, fira, rotule e exclua.

O Evangelho ensina a levar em conta a história das pessoas antes de julgá-las e rotulá-las, sabendo que o Evangelho refaz histórias e significara a vida.

O Evangelho ensina a não rotular uma pessoa por um ato controverso, antes, o Evangelho ensina a caminhar junto destes, ajudando-os e retomar o rumo.

O Evangelho ensina a piedade e não a impiedade.

O Evangelho ensina a bondade e não a crueldade.

O Evangelho ensina a misericórdia, a compaixão, a mansidão, a longanimidade, a benignidade, a paciência, a graça, o perdão – e não a intolerância.

O Evangelho ensina a ser comedido em tudo, incluindo as tecladas que se dá por aqui, que não poucas vezes tem a ver com o que ronda o coração, e que se deve guardar só para si.

O Evangelho ensina a ser cuidadoso no que se escreve aqui, já que não se sabe quem lê e como lê, e o tempo que está vivendo.

O Evangelho ensina a lidar com reverência com ao próximo, e são muitos os próximos que se tem por aqui.

O Evangelho ensina a abençoar os inimigos, aos que perseguem e tentam o mal contra outrem.

O Evangelho ensina oferecer a outra face e nunca revidar com mal o mal contra outrem.

O Evangelho ensina a morrer se for o caso, nunca matar.

O Evangelho ensina a nunca matar a alma de ninguém.

O Evangelho é tudo que precisamos!


Corroborando com texto de Carlos Bregantim, e Kurt Hilbert


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


[774,745]

novembro 05, 2019

Insolentes dizem ir ADORAR nos templos...


Contexto bíblico, João 4, Almeida 1850:

"Nossos pais adorarão neste monte, e vósoutros dizeis que em Jerusalem he o lugar onde importa adorar.
Disse-lhe JESUS: Mulher, crê-ME que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalem adorarei ao PAI.
Vósoutros adoreis o que não sabeis; nósoutros adoramos o que sabemos: porque a salvação vem dos Judeos.
Porém a hora vem, e agora he, quando os verdadeiros adoradores ao PAI adorarão em espirito e em verdade: porque tambem o PAI busca a taes que O adorem.
DEOS he ESPIRITO, e os que O adorão, importa que O adorem em espírito e em verdade."

Pelo amor ágape de DEOS testemunhamos que, a adoração ao SENHOR nada tem a ver com presença física, da nossa carne, mas sim, é uma questão espiritual, "DEOS he Espirito"...

Quer se reunir com os que você chama de irmãos, tudo bem. Mas, não venha confundir isto com a adoração ao DEUS CRIADOR, e pare com esta idiotice de que o salmista afirma sobre uma suposta união obrigatória e necessária nos templos, na verdade os Salmos 133, diz:
 "Cantico dos degraos, de David. EIS quam bom e quam suave he, que os irmãos tambem habitem juntamente"
Quer, porquanto, DEUS frisar da alegria de os irmãos estarem reunidos em nome do CRISTO, não é uma via de regra pre'sta reunião, mas sim, uma alegria em se reunir, em estarem juntos, e pois quê, até em habitarem juntos!



Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


[771,440]

outubro 11, 2019

Antigo e Novo Testamento, vc sabe distinguir?!


Contexto bíblico:

"Não cuideis que Vim a desatar a Lei, ou os Prophetas: não Vim aos desatar, senão aos cumprir" [Mateus 5, Almeida 1850]

Testifica-se que a grande maioria dos cristãos não sabem (ou não querem) diferenciar o Antigo Testamento do Novo Testamento, e isto é um erro grave de entendimento.

Contrário ao que insta, reitera insistentemente em engano, dogmas, sofisma e crendices das igrejas instituições através de suas lideranças eclesiásticas, tão somente, devemos ter o entendimento em perceber em detalhes, discriminar e separar qual é o Antigo Testamento (ou, a Antiga Aliança) que foi, sem dúvida alguma apenas à nação de Israel, e o que é o Novo Testamento (ou, a Nova Aliança) que é para a Igreja gentílica de CRISTO, que abrange a nós, os gentios.

Quanto a ocorrência do Antigo e Novo Testamentos, salientar-se-á, o Antigo tem seu fim consumado com a crucificação de CRISTO, porquanto, obviamente, o Novo inicia-se logo após a morte do CORDEIRO de DEUS para remissão de nossos pecados, cumprindo-se assim o Antigo, por holocausto, sacrifício com sangue derramado para remissão dos pecados (contexto bíblico em ápice).

E para fim de conversa, radical é dito:
Não, o Novo Testamento não inicia em Mateus e nem tão pouco nos outros evangelhos, mas, após a crucificação do FILHO de DEUS, pelo qual sacrifício foi ab-rogado tudo o que se praticava no Antigo Testamento, TUDO, entendeu?? Tais conforme os 613 preceitos da lei mosaica dada a Moisés à nação de Israel, como holocaustos, vestimentas, menstruação, apedrejar adúlteros, não comer carne de porco (aliás, à Adão, o SENHOR lhe disse que tudo o que se movia na terra lhe era para alimento, "E a todo animal da terra, e a toda ave do ceo, e a todo reptil da terra, em que ha alma vivente, toda verdura de herva, para comida será: e foi assim" [Genesis 1, Almeida 1850]), e por derradeiro, dízimos.
Portanto, sim, há um "abismo" entre as razões do Antigo e as do Novo Testamento, cada qual tem seu objetivo, e são distintos totalmente, embora, a finalidade de ambos convergem a DEUS, ao TODO-PODEROSO, ou conclusivo, o Antigo distava Israel a ser a nação à DEUS e diferenciada das outras, o Novo traz as outras nações (nós, gentios) a serem como Israel, para também à DEUS:
Antigo Testamento nos diferencia (zambujeiros) de Israel (ramos da Oliveira), e o Novo nos traz igualdade [Romanos 11], sempre em obediência ao ETERNO, alguma dúvida?!


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


[767,900]

setembro 06, 2019

Igrejas instituições, a estratégia do inimigo para os últimos séculos


Contexto bíblico Hebreos 8:

"Porque serei misericordioso para com suas injustiças, e de seus peccados, e de suas prevarícaçoens ME nao lembrarei. Dizendo Novo, ao primeiro envelheceo: ora o que foi envelhecido, e se envelhece, perto está de se esvaecer." [Almeida, 1850]

Em nosso capítulo 6 de Marcos os aspectos proféticos dos versículos 45 ao 56 podem se sobrepor à atual época da Igreja por terem elementos comuns tanto a cristãos como aos judeus que se converterão após o arrebatamento. Assim como eles, vivemos numa noite escura, após a expulsão daquELE que enquanto estava aqui era "a luz do mundo" [João 9.5].

Também nós somos enviados a levar a mensagem de salvação através de um mar de nações com ventos contrários ao testemunho cristão. Enquanto isso, JESUS subindo ao monte para orar representa para nós aquele que, das alturas do céu vela por nós, o mesmo CRISTO "que tambem resuscitou: o que tambem está á mão direita de DEOS: O que tambem por nos intercede" [Romanos 8.34 - Almeida, 1850].

Mas não pense que os ventos contrários representem só perseguições violentas e perigo físico ao cristão que é enviado a testemunhar. Quando se fala de oposição a verdade, pensamos logo nos cristãos em países onde são presos e mortos por sua fé. Mas se reparar aqui que a oposição é na forma do "vento (que) lhes era contrario" [Marcos 6.48 - Almeida, 1850], irá perceber que a má doutrina, introduzida por falsos mestres, é também comparada a "ondas" e "vento" na Palavra de DEUS.

"Para que mais nao sejamos meninos fluctuantes, e ao redor levados com todo vento de doutrina pelo engano dos homens com astúcia, para fraudulosamente enganar" [Ephesios 4.14 - Almeida, 1850]
"E TAMBÉM houve falsos prophetas entre o povo, como também entre vós haverá falsos doutores, que encubertamente introduzirão heresias de perdição, e negarão ao SENHOR que os comprou, trazendo sobre si mesmo repentina perdição. E muitos seguirão soas perdições, pelos quaes o caminho da verdade será blasphemado" [IIPedro 2.1,2 - Almeida, 1850].

Conclui-se, pois em verdade, que no início da Igreja, "vosso adversário, o diabo" atuava mais "como leão bramindo ao redor de vésoutros, buscando a quem possa tragar" [IPedro 5.8 - Almeida, 1850].

Mas sua estratégia violenta apenas criava um número cada vez maior de mártires, o que impressionava e encorajava mais pessoas a seguirem a CRISTO...

... então satanás procurou diversificar sua forma de agir, e hoje ele atua através das igrejas instituições pelas lideranças eclesiásticas, ou, seus "falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de CHRISTO", disfarçando-se de "anjo de luz" e levando aos seus "ministros se transfigurão, como se forão ministros de justiça" [IICorinthios 11.13-15 - Almeida, 1850].

Portanto, a perseguição não é na Arábia.
A perseguição é aqui, ontem, hoje e agora!!


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


Corroborando o entendimento de Alcides Oliveira.

[762,672]