Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


janeiro 05, 2020

Por que tenho nojo da teologia??


Eu sempre falei e continuo a dizer que a teologia é o mal que todo tolo usa (leia-se "tolo" às lideranças eclesiásticas, em especial) para definir e conceber quem é, na forma deles, em conhecer a DEUS, afinal, a teologia nada mais é que estudos que os homens elaboram, criam, estabelecem por vontade própria daquilo do que eles acham quem seja e qual seja a vontade de DEUS, portanto, não é propriamente o que seja a Verdade sobre o CRIADOR!!

Também não posso deixar de definir a famigerada teologia, como instrumento de religiosos para criar dogmas, crendices, vãs filosofias ["Olhai que ninguém tos sobresalteie por Philottphia, e vão engano, segundo a tradição dos homens, segundo os primeiros ensinos do mundo, e não segundo CHRISTO" [Colossenses 2, Bíblia Almeida 1850], tradições e doutrinas de homens ["Mas em vão ME honrão, ensinando por doutrinas os mandamentos dos homens" [Mateus 15, Bíblia Almeida 1850], e em especial os sofismas, argumentos e raciocínios concebidos com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

E mais, os sofismas pela teologia, aparentam verossimilhança (ligação, nexo ou harmonia entre fatos) ou veridicidade, mas que comete incorreções lógicas, o paralogismo, que é um argumento ou raciocínio falaz, ou seja, falso, embora possa ter a forma de um silogismo (argumento dedutivo constituído de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que, a partir das duas primeiras, é possível deduzir uma conclusão) e a aparência de verdade.

E por este meu entendimento da teologia, o nobre irmão Kurt Hilbert, também assim define:

"Uma visão curta do todo. Como são teólogos, não fogem de uma das características da Teologia, que é departamentalizar fatos - veem e analisam os caules das árvores, mas não conseguem enxergar a floresta como um todo. A própria Teologia é uma presunção humana, pois acha-se capaz de estudar Deus, dissecando-O como um sapo de laboratório. Ora, Deus é inestudável, pois, se o fosse, não seria Deus, no máximo, Zeus... Esquecem-se, inclusive, do que diz Pedro, 2º Pedro 1.20-21.

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

A Teologia nada mais é do que interpretação pessoal ou de um colegiado de doutores, mas despida do Espírito."

Referência, IIPedro 1.20-21 [Bíblia Almeida, 1850]:
"Sabendo primeiramente isto, que nenhuma prophecia da Escritura he de particular interpretação. Porque a propnecia nao foi antigamente produzida por vontade de algum homem, mas os santos homens de DEOS a falirão, inspirados do ESPIRITO SANTO."



Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


[776.535]