Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


outubro 31, 2010

outubro 29, 2010

É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.

.
Desde os seus primórdios, a humanidade tem se firmado em confiar no homem, aconteceu com Israel que buscou um rei para si, desprezando a confiança em Deus [1Samuel 8.6-8]...

E, também, hoje, infalível é testemunhar que muitos têm colocado sua confiança nas palavras de homens, nos “pastores” intelectuais religiosos, que nos púlpitos ou programas patéticos na televisão, denotam certa figura de piedade, porém são lobos devoradores que fazem suas presas com seus ensinamentos da indulgência, da compra de pedacinhos do céu, na barganha de bênçãos, e por fim, trazem ilusórias esperanças a incautos, que não se firmam em buscar entendimento da Palavra de Deus, e somente, ouvem aos homens!

Mas, Jesus, se esvaziou da glória e subiu no madeiro. Aleluia!! Restaurando-nos a rica esperança e a confiança de que somente em Deus é em quem podemos confiar...

Somente, o Senhor Jesus é quem deu de Si por nós, portanto, nossa confiança não pode ser em palavras de homens (que só as dizem, mas, não as cumprem, aliás, as vendem);

Mas Jesus, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos nossos pecados, está assentado a destra de Deus; porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. Aleluia!!

Jesus nos predisse que teríamos muitas aflições nesta vida [João 16.33], que muitas seriam as lutas, porém, sem Ele nada poderemos fazer [João 15.5], entretanto, nos trouxe ânimo quando nos garante que somos mais que vencedores [Romanos 8.37]...

E como será confiar somente em Deus?? Simplesmente entendendo que a vontade de Deus é que sejamos totalmente dependentes dEle, que tudo quanto almejamos seja de conformidade com a Sua vontade, não a nossa, que nada precisamos nos preocupar nesta vida, pois, o SENHOR em tudo nos tem amparado;

Por isso que sempre afirmamos e temos a certeza em Cristo que não há necessidade de nos preocupar com a doutrina dos dízimos ou com as ofertas para os templos, pensando que Deus irá nos abençoar;

Porque desde a fundação do mundo, Deus já nos preparou todas as coisas [Mateus 25.34; Efésios 1.4], basta que confiemos somente no SENHOR, e no mais, tudo, tudo, mas tudo mesmo, Deus irá nos suprir, e não é o homem quem afirma isto, mas é o cuidado de Deus para conosco; Jesus Cristo assim o disse: “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” [Mateus 6.19-34]!

É como diz o salmista: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nEle, e Ele o fará”... porque Deus Pai quer que sejamos dependentes dEle, como filhos amados.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
____________

outubro 27, 2010

Revelação de Deus: Uma Vista Panorâmica da Bíblia

.
Deus criou o homem como um ser inteligente para ter comunhão com Ele. De todas as criaturas, o homem é o único feito a imagem e semelhança de Deus [Gênesis 1.27]. Desde a criação, Deus tem desejado que escolhamos imitá-Lo e estar com Ele. Para fazer isso, precisamos saber quem Ele é e o que Ele deseja de nós; é por isso que Deus nos deu a Bíblia. Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda a boa obra [2Timóteo 3.16-17]; Ela começa com a história da Criação, para nos mostrar o quanto Deus nos ama e o quanto Ele quer que estejamos com Ele; Ela também nos mostra o quanto Ele odeia o pecado e a desobediência, as barreiras que nos separam de nosso Criador.

Duas Grandes Divisões

A Bíblia é dividida em duas partes maiores, conhecidas como o Velho Testamento e o Novo Testamento. O Velho Testamento fala sobre a criação do homem e de suas lutas sem sucesso contra o pecado. Ele nos ajuda a ver o que é o pecado e a entender suas consequências, mas não revela completamente a solução [Romanos 3.19-23]. O Novo Testamento dá a resposta ao problema do homem na pessoa de Jesus Cristo [Romanos 1.16-17]. Apesar de que algumas pessoas ainda o rejeitem, Ele é o único meio de salvação [Atos 4.11-12].

Referimo-nos a essas partes da Bíblia como Testamentos ou Alianças, porque elas mostram como Deus revelou Sua vontade a diversas pessoas em diferentes épocas. O Velho Testamento é principalmente sobre o povo de Israel, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Deus os escolheu como nação especial e fez um pacto com eles; Ele comunicou-lhes a Lei no Monte Sinai e a entregou por intermédio de Moisés, Seu servo fiel. Essa Aliança foi dada para proteger o povo do mal enquanto ilustrava, muito claramente, a consequência mortal do pecado. Sem a informação que nos é dada no Velho Testamento, seria difícil entender as palavras de Paulo: "... porque o salário do pecado é a morte..." [Romanos 6.23];

Hoje, entendemos muitas coisas importantes no Velho Testamento. Aprendemos sobre a natureza do Deus verdadeiro que governa o futuro e nunca quebra Suas promessas [Romanos 15.1-4]; observamos os perigos da desobediência [1Coríntios 10.1-13]; encontramos alguns detalhes do plano perfeito de Deus quando Ele prepara o envio de Seu Filho Amado para nos salvar [João 5.39].

Mas o Velho Testamento não foi destinado a ser a palavra final. Deus enviou mensageiros para entregá-lo, mas já estava preparado para enviar Seu próprio Filho para dar a revelação completa e final de Sua vontade para todos os homens [Hebreus 1.1-2]. Jesus prometeu aos apóstolos que eles seriam guiados pelo Espírito Santo "... a toda a verdade..." [João 16.13]; eles serviram como "vasos de barro" para comunicar a verdade a todos os homens [2Coríntios 4.7; Colossenses 1.23]. Eles a escreveram nos livros que agora temos, denominado como Novo Testamento, e declararam que a fé havia sido entregue "... uma vez por todas... aos santos" [Judas 3]; ninguém tem o direito de acrescentar a esta revelação ou pregar qualquer outra doutrina [Gálatas 1.6-9]; é errado ir além do que nos foi revelado na Palavra de Cristo [1Coríntios 4.6; 2João 9].

Para nos ajudar a entender e apreciar a mensagem da Bíblia, consideremos brevemente o conteúdo dos 66 livros dos quais Ela se compõe. Se você é um estudante novo, estas notas poderão ajudar a saber um pouco sobre o contexto de cada livro. Se você já estudou cuidadosamente toda a Bíblia, estas observações o também podem ajudar a relembrar a beleza e a unidade de Sua mensagem.

O Velho Testamento: 39 Livros Apontando para o Cristo

Podemos dividir o Velho Testamento em quatro categorias de livros.

Cinco Livros da Lei, Também Conhecidos como o Pentateuco

Gênesis fala da Criação do universo e da corrupção do homem pelo pecado. Esse livro começa a contar como Deus enviaria um descendente de Abraão para salvar os homens de seus pecados. Êxodo continua a história da família de Abraão. Depois de quatro séculos no cativeiro egípcio, esse povo foi salvo por Deus e eleito como Seu povo especial. Esse livro conta o começo de sua jornada em direção a terra prometida de Canaã, e registra os Mandamentos que Deus deu a Moisés e aos israelitas no Monte Sinai. Os próximos três livros, Levítico, Números e Deuteronômio continuam a mesma história, terminando com a morte de Moisés pouco antes de o povo entrar na terra prometida.

Doze Livros de História

Após a morte de Moisés, Josué conduziu o povo na conquista da terra que Deus tinha entregado a eles. Depois que Josué morreu o Senhor usou uma série de Juízes para salvar os israelitas, repetidamente, das consequências de seu próprio pecado. O pequeno livro de Rute é uma linda história do amor e da lealdade ocorrida nesse período de tempo. 1Samuel é um livro de transição no qual lemos sobre o fim do período dos juízes e sobre o começo da monarquia em Israel. 2Samuel, 1 e 2Reis e 1 e 2Crônicas falam dos reis que reinaram sobre os descendentes de Abraão. Alguns foram muito bons e piedosos, mas alguns foram tiranos egoístas. O povo seguiu seus líderes ímpios e persistiu na idolatria. Deus foi paciente durante longo tempo, mas finalmente usou forças estrangeiras para derrotar e levar o povo em cativeiro. Esdras, Neemias e Ester falam desse cativeiro e também como Deus libertou o povo e permitiu-lhe voltar à sua própria terra.

Cinco Livros de Sabedoria

"O temor do Senhor é o princípio do saber…" [Provérbios 1.7]. Essa é a mensagem ressaltada através dos cinco livros que chamamos livros de sabedoria ou poesia. é um livro sobre o sofrimento. Pessoas justas sofrem, sim, e nem sempre sabem o porquê. Mas, podemos sempre confiar em Deus quando enfrentamos dificuldades. Os Salmos são cânticos de louvor que foram usados freqüentemente no templo ou na adoração individual. Eles glorificam a grandeza e a misericórdia de Deus. Provérbios são breves afirmações de sabedoria prática. Aqui aprendemos como conviver com outras pessoas e a importância de se preparar para a eternidade. Eclesiastes fala da busca de um homem pelo significado da vida, e conclui que não há significado nenhum longe do Criador. Cântico dos Cânticos é uma história de amor. Uma mulher jovem precisa escolher entre o conforto com um homem rico e o amor completo de um pobre.

Dezessete Livros de Profecia

Os livros restantes do Velho Testamento são mensagens enviadas por vários pregadores inspirados, conhecidos como profetas. Eles estão relacionados no mesmo período de tempo coberto pelos livros de história, e a maioria deles fala sobre os descendentes de Abraão. Esses livros incluem referências ocasionais ao futuro, especialmente profecias sobre a primeira vinda de Jesus Cristo. Os primeiros cinco desses livros, por serem eles geralmente mais longos, são conhecidos como os profetas maiores. Isaías escreveu cerca de 700 anos antes de Cristo e usou a queda de Israel (a maioria dos descendentes de Abraão) para advertir Judá (as tribos restantes) que precisavam arrepender-se. Jeremias veio cerca de 100 anos mais tarde e deu as advertências finais de Deus ao povo rebelde de Judá antes de sua queda. Ele também escreveu Lamentações, um livro de luto por causa da destruição de Jerusalém. Ezequiel e Daniel estavam entre os cativos de Judá. Eles instaram o povo a arrepender-se e assegurou-o de que Deus o resgataria de seu cativeiro.

Os 12 livros restantes do Velho Testamento são chamados Profetas Menores, porque são mais breves. Sua mensagem não é menos significativa. Alguns deles foram escritos por volta do tempo das quedas de Israel (Amós, Oséias e Miquéias) e de Judá (Sofonias e Habacuque). Joel adverte o povo de Judá quanto à necessidade de arrependimento. Jonas e Naum falam das consequências dos pecados do povo de Nínive e Obadias adverte os edomitas sobre sua punição iminente. Os últimos três profetas do Velho Testamento (Ageu, Zacarias e Malaquias) encorajaram o povo que havia retornado do cativeiro a servir a Deus fielmente.

O Novo Testamento: 27 Livros que Mostram como Seguir a Jesus

Podemos dividir o Novo Testamento também em quatro categorias maiores, baseadas no conteúdo dos livros.

Quatro Livros Sobre a Vida de Cristo

Os primeiros quatro livros do Novo Testamento são relatos biográficos que registram a vida e o ensinamento de Jesus na terra. Cada livro (Mateus, Marcos, Lucas e João) salienta pormenores diferentes da vida do Senhor. Para melhor entendimento, eles devem ser estudados juntos.

Um Livro Sobre a Obra dos Cristãos Primitivos

O livro de Atos fala das obras dos apóstolos (especialmente Pedro e Paulo) durante cerca de 30 anos depois da morte e ressurreição de Jesus.

Vinte E Uma Cartas

Paulo escreveu a maioria delas. Ele enviou diversas cartas a igrejas (Romanos, 1 e 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2Tessalonicenses) e outras a irmãos (1 e 2Timóteo, Tito e Filemom). Não sabe ao certo quem escreveu Hebreus, um livro extremamente valioso mostrando a supremacia de Cristo. Quatro discípulos de Cristo escreveram as cartas restantes que foram identificadas pelos nomes de seus autores: Tiago, 1 e 2Pedro, 1, 2 e 3João e Judas.

Um Livro de Profecia

O livro de Apocalipse foi escrito para confortar os irmãos perseguidos com a convicção que Cristo seria vitorioso sobre todos os seus inimigos. Esse livro nos ajuda a ver Cristo como Ele verdadeiramente é: Poderoso e Triunfante sobre satanás e seus aliados! Ele nos assegura que nós, também, podemos ser vitoriosos sobre o mal.

O Desafio para Estudar a Bíblia

Desde Gênesis até Apocalipse, a Bíblia é uma mensagem do amor de Deus por nós. Devemos estudá-la diligentemente todos os dias para que cresça o nosso entendimento de como glorificar nosso Criador e Redentor.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
____________

outubro 24, 2010

Entrevista: Novos Evangélicos

.
A jovem Juliana Marinho, cursando Psicologia, na Universidade Federal Fluminense, e fazendo uma disciplina que se chama “Psicologia dos Grupos” que, dentre outras coisas, tem a proposta de investigar a formação e o funcionamento de grupos. Dentro desta disciplina, está organizando um trabalho sobre grupos que fogem de algum padrão, que podem ser denominados contraconduta.

O seu grupo escolheu o tema "Novos Evangélicos" e pesquisando sobre o assunto (a revista Época é sua fonte) e buscando outros contatos também; fazendo pesquisas na internet, encontrou nossa modesta Comunidade (“Adoradores em Casas”), e para tanto, assim nos contactou:

A Revista Época do dia 07/08/2010, Edição 638, aborda o tema “Os Novos Evangélicos”. Ela os define como cristãos que buscam o retorno ao Evangelho puro e simples de Cristo, na contramão de boa parte da igreja evangélica brasileira, fascinada com movimentos heréticos como a teologia da prosperidade.

Eles enxergam o cristianismo como algo feito para viver na vida cotidiana e tentam despir os ensinamentos cristãos de todo aparato institucional. Segundo eles, grande parte da igreja protestante, mais precisamente os “neopentecostais”, se encontra cheia de dogmas, tradicionalismos, corrupção e misticismo. Eles se diferem enquanto buscam a essência da espiritualidade cristã, que acabou diluída ao longo dos anos, porque as formas e hierarquias passaram a ser usadas para manipular pessoas.

Com o propósito de se distinguir dessa instituição que a igreja virou, os novos evangélicos procuram voltar à essência da igreja que Jesus criou e ao mesmo tempo adaptá-la aos modos de vida modernos. Eles têm a proposta de estudar a bíblia, viver em comunhão, seguir os ensinamentos de Jesus, buscando extinguir as leis, moralismos e formalismos que os homens criaram dentro da igreja.


Com a providencial colaboração de nosso amado irmão Carvalho (www.cristoeaverdade.net), assim posicionamos:


1- Você se encaixa nessa definição?

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - Certamente, e todos que têm o desígnio de servir a Deus verdadeiramente tem que trazer consigo esse perfil, ao contrário estará fora do propósito de Deus para salvar o homem do pecado e da morte.

Entretanto se faz necessário esclarecer que esse jeito simples de servir a Deus, não é um atributo dos NOVOS EVANGÉLICOS, mas a verdadeira doutrina de Cristo para salvar a humanidade, porque desde o princípio os Apóstolos já congregavam assim, mas o homem criou a religiosidade e os seus paradigmas.

Entretanto este ministério, não é uma nova doutrina ou uma filosofia de vida, mas a essência da verdade do Senhor Jesus Cristo, a qual está sendo omissa, oculta e desvirtuadas por muitos pregadores;

E se parecemos diferentes das instituições religiosas que o homem trata por “igreja”, não há um objetivo para se destacar dos demais evangélicos, mas sim, em servir a Deus genuinamente, com pureza de Espírito e a simplicidade que o Evangelho de Cristo ensina aos amam a vinda do nosso Redentor.

Importante ainda, é salientar que, não somos um “movimento de rebeldes” como muitos dirigentes (ou proprietários) de “instituições religiosas como nome de igreja” nos qualificam em seus púlpitos, mas entendemos que a Igreja do novo milênio quer se parecer cada vez mais com a Igreja dos primeiros tempos; não se trata de uma volta atrás; tratam-se, isso sim, de se reviver as fontes; a Igreja retratada no livro dos Atos dos Apóstolos era totalmente dedicada a Palavra, ao Testemunho e a Missão.

Trazendo mais uma característica da Igreja primitiva (a Igreja nas casas), afirmamos que a Igreja do novo milênio é chamada a estar mais presente nas casas e ser Igreja da comunhão.

2- Por que você e seu grupo decidiram formar um novo grupo, que se difere da igreja evangélica tradicional?

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - Não estamos formando um novo grupo, mas, convidamos a todos a repensarem o modo pelo qual se unem em torno do Senhor Jesus, simplesmente, estamos tendo uma visão que também tiveram nos primórdios da Igreja que ao longo do tempo foi sendo cada vez mais distorcido pela igreja evangélica tradicional e seus dogmas;

Isto aconteceu que quando conhecemos o evangelho de Cristo, começamos a visitar várias congregações buscando encontrar o caminho da verdade que apreciávamos nas Sagradas Escrituras. Mas na maioria das vezes, ao invés de encontrar o conforto espiritual revelado na Palavra, encontrávamos pregadores anunciando uma doutrina paradoxal como o evangelho da prosperidade, as campanhas mirabolantes que visam somente bens materiais, e outras formalidades e rituais que não constam no evangelho de Cristo.

Isso nos deixou assustados, e chegamos a pensar que estávamos só, e que éramos nós inconvenientes as doutrinas. Começamos então a pedir incessantemente ao Senhor que nos mostrasse o Caminho da Verdade, e Ele mostrou, apontou para o Seu Amado Filho Cristo Jesus, o qual deu o Seu sangue em sacrifício vivo para libertar o homem que estava morto na maldição do pecado.

Desde então passamos a entender que para servir a Deus verdadeiramente, não se faz necessário se confinar nas edificações feitas por mãos de homens. Começamos a nos reunir nas casas e Deus operou. Hoje, a nossa congregação não tem placa, razão social, nome fantasia, código de barra e nem conta bancária.

E o Espírito Santo de Deus tem feito obras maravilhosas no meio de um pequeno rebanho, onde ninguém precisa pagar nada, porque Cristo já pagou o mais alto preço pela nossa salvação com o Seu próprio sangue.

3- Qual a diferença central entre a prática de vocês e os evangélicos tradicionais?

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - A diferença se caracteriza quando o verdadeiro obreiro de Cristo busca imitá-lo em Sua perfeição, procura ganhar o pão no suor do seu rosto, e a sua obra é voltada para libertar o homem do pecado. Anunciar o evangelho sem nada receber, não aceitar recompensa material, e o único interesse é pregar o arrependimento, a conversão e a salvação através da aspersão do sangue de Cristo.

Quanto aos obreiros das igrejas denominacionais, são profissionais e as suas obras dispensam comentário.

4- Você acha que a partir desses encontros o grupo consegue produzir algo para si? E a para a sociedade? Explique.

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - Sem sombra de dúvida, por que a reunião nas casas dos irmãos “em nome do Senhor Jesus” é primeiramente pura, nenhum servo ambiciona ministério, não há visão para lucrar materialmente, porque todos são iguais. Existe amor no seio da igreja, que é o Corpo de Cristo, e a interação vem pela comunhão entre os irmãos pela unidade da fé.

Os Apóstolos de Cristo congregavam e anunciavam a obra exatamente assim, e se alguns as fazem diferentes, estão em confronto com a doutrina dos homens santos de Deus.

Socialmente, como somos grupos pequenos (ou Igrejas Locais, Igrejas nas casas) nossas ações passam por despercebidas como num todo, porém, são ações que, auxiliam as pessoas no contato direto, na ajuda em amparo espiritual e muitas das vezes material;

5- O que o grupo almeja? (qual a proposta dos encontros?)

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - O propósito do encontro primeiramente é a comunhão entre os irmãos em Cristo, e considerando que o Senhor Jesus nos designou de forma imperativa pelo “IDE” [Marcos 16.15], a ordenança para anunciar o evangelho não é somente para a liderança da igreja ou aos missionários especificamente treinados, mas para todos que receberam a oferta da salvação.

Este é o objetivo do grupo, apregoar o amor de Deus para salvar o homem do pecado e da morte, pelo sacrifício e aspersão do sangue de Cristo e a magnífica obra redentora da Cruz; propomos uma vida desvinculada das coisas materiais, nossa preocupação é como de qualquer outro ser humano (alimento, moradia, trabalho, etc), porém, não como nossas prioridades, pois, primamos por uma vida espiritual.

6- Existe alguma dificuldade em lidar com o grupo? Qual?

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - Não há dificuldade alguma, ao contrário é gratificante compartilhar com os irmãos o infinito amor de Deus, porque o verdadeiro servo de Deus é humilde, vive em paz com todos, e o Senhor os trata por “ovelhas”;

Por ser pequenos grupos, e em geral, nos lares, estamos reunidos com nossos familiares e nossos irmãos, vizinhos, e alguns que realmente querem uma reunião (culto) sem barulho, músicas, sem uma figura central, deixando os moldes religiosos de séculos, para voltarmos a razão de se crer e adorar a Deus sem intermediários;

A propósito, a ovelha é um animal dócil, inócuo, inofensivo, na ovelha não há o instinto da auto defesa. Por isso o Senhor Jesus recomenda que, se alguém bater num lado da face, deve-se oferecer também a outra. E o crente deve guardar os ensinamentos do Senhor, ao contrário não é ovelha de Cristo e não herdará o Reino de Deus, porque Jesus virá buscar as suas ovelhas.

7- O fato de vocês estarem se reunindo em um grupo que se diferencia de outro grupo específico, causa algum estranhamento nas pessoas? Que tipo de problemas isso traz?

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - Sim, causa estranheza às pessoas, pois, sempre que conhecemos um irmão ou somos identificados como crentes, a primeira pergunta é, em que igreja o irmão congrega? E ao responderemos que congregamos nas casas dos irmãos, e também como Jesus ensinou, ou seja, onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome Ele se fará presente, as pessoas são tomadas de surpresa, porque os ensinamentos que recebemos desde os nossos pais é que, para adorar e servir a Deus tem que ir a igreja (estrutura material), mas a Palavra afirma que o Deus Altíssimo não habita em templos feitos por mãos humanas, porque o Céu é o seu Trono e a terra o estrado dos seus pés.

E isso ocorre porque o povo não consegue ver a Igreja de Cristo sem prédio, porque sem a estrutura física e sem a figura do "pastor”, as ovelhas sentem-se perdidas; o que é lamentável, porque no tempo da graça do Senhor Jesus, nós somos o templo do Espírito Santo, e todos juntos formamos o Corpo de Cristo, que é a Sua Igreja, sendo Ele próprio a cabeça da Igreja.

Temos sido qualificados por “rebeldes” por não aceitarmos a “autoridade espiritual” que os pastores se atribuem, pois, estes querem que todos os segmentos sejam sujeitos a eles, porque isto??

Por que a maioria de nós, somos oriundos das “igrejas evangélicas”, e não saímos do meio (continuamos visitando os templos, mantendo blogs, participamos de comunidades virtuais), mas permanecemos na divulgação de que a Igreja de Cristo como um todo é a reunião de todos aqueles que amam e professam o nome do Cordeiro sobre a face da terra; independente de rótulos, de denominações, de doutrinas, de dogmas...

8- Quais são os aspectos positivos e os negativos dessa reunião?

Jesus, o maior Amor/"Adoradores em Casas" - O lado positivo nesse sistema simples e humilde de servir a Deus, é a Verdade que evidenciamos em conformidade com a Palavra do Novo Testamento, onde todos os irmãos são iguais, não há comércio da Palavra de Deus, somente o Senhor Jesus Cristo é o Sumo Pastor, e todos os atos da igreja são direcionados pelo Espírito Santo. Não há falsidade, os irmãos são compromissados com a Verdade, e o amor fraternal envolve a congregação.

Mas o que há de mais gratificante em tudo isso, é a certeza que servimos a um Deus vivo que amou o homem mesmo estando esse morto na maldição do pecado, e enviou o Seu único Filho a morrer em sacrifício vivo, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.

Aspecto negativo não há, visto que, quando guardamos os mandamentos do Senhor e andando na Verdade, não haverá reprovação. E ao lado do Senhor Jesus no barco, é impossível que venha a ocorrer naufrágio;

Não precisamos ter uma vida espiritual sujeita a homens como é imposta nas igrejas evangélicas; inclusive, temos liberdade de gerenciar nossas dádivas (ofertas e dízimos), não fomos chamados para enriquecer a homens, mas para o auxílio aos pobres e necessitados, ainda que nosso trabalho não seja visto, mas, temos plena convicção que, nossos recursos chegam a quem realmente precisa.


Deus seja louvado e o Seu Amado Filho Glorificado.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
_____________

outubro 22, 2010

É sempre necessário dinheiro para fazer missões, como dizem os evangélicos??!!

.

"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento
" [Mateus 10].





.

outubro 19, 2010

Louvor somente ao nosso Deus!!!! ou VICIADOS EM IGREJA

A suposta necessidade de ir a um templo, é apenas a forma dos pastores exercerem o seu sacerdócio imaginário, pelo qual são bem pagos. Não há nenhuma outra necessidade real de cristãos se encontrarem lá, senão essa... Se você admite que uma pessoa recebendo sustento sem trabalhar é correto diante de Deus, certamente você já está pronto à aceitar em qualquer outra coisa que inventarem, por mais diabólica que seja.

Hoje ouvimos falar em várias igrejas famosas, nomes importantes de "pastores" que dizem ser milagreiros, curam desde um simples resfriado, à um câncer de prostata que você nem sabia que tinha.

Porque "viciados em igreja"?

Pelo simples fato de que a pessoa fica presa a tal local para resolver seus problemas.
Algum viciado pode reclamar: E como é que fica Hb 10:25?? Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
A questão não é abandonar a congregação, mas sim, ao invés de confiar em Deus, confiar em homens e depender deles, como está Escrito:
Sl 118:8 É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.
Sl 146:3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
Hb 3:12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Como o ponto de encontro daquele cristão, ocorre o “culto” que é presidido por um “sacerdote imaginário” que se auto-imagina ser mais elevado que os demais cristãos, e sempre em um determinado local.
Assim acaba se associando “Deus” com “aquele local”, e “Deus” com aquele determinado “pastor” (sacerdote imaginário), e comessa a se dar confiança para tais pessoas como único representante autorizado de Deus na Terra.
Tal idéia é especialmente reforçado por pagamentos de dízimo, e ajudas, aliados aos discursos do dízímo, na qual o “sacerdote imaginario” se auto-proclama um quase-exclusivo mensageiro de Deus na Terra (ou pelo menos, naquela cidade) e que merece ser bem pago e sustentado por esse grande serviço imaginário que ele hipotéticamente exerce.
Por fim, o fiel acaba criando associação quase-mística que determinado local é sagrado, e que lá haverá solução para os seus problemas grandes e também os mediocres.
Imagine que você está desempregado, sem dinheiro e cheio de dívidas, ou está com uma doença gravíssima, de repente você se depara com um enorme outdoor que diz:
Venha para igreja X, todos os seus problemas serão resolvidos...blá blá blá...

Chamativo para quem está em desespero não?
A pessoa em desepero, funciona como um prospect para o pastor, ou seja, é uma oportunidade dourada de levar a pessoa para lá, por que se algum dia o problema se resolver, ele terá mais um escravo para trabalhar para ele, e sustentá-lo para aumentar a sua renda mensal pastoral.

Esse circulo vicioso de solução dos problemas acaba criando uma espécie de vício, no qual a pessoa faz qualquer coisa para obter uma solução do problema, bem semelhante a qualquer droga, como crack, maconha, cocaina, etc.

Induzidos pela fácil resolução, os "fieis" vão até o local TODA AS VEZES QUE TEM PROBLEMAS!
A demonstração mais notória disso, é que nas reuniões, quando há um espaço para os fieis falarem, o que eles falam? Dos problemas!!!
A questão é, que isso os torna incapazes de agir e de confiar em Deus, os torna inertes e irracionais, a ponto de apelarem para um curandeiro, macumbeiro, vidente, pastor, padre, pagé, ou seja lá qual aberração for.

Tal fato me lembra a passagem de Mateus 8:24.

24 E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.

Quando o mar se levantou contra os discipulos eles ficaram desesperados achando que iriam morrer, mas se esqueciam que Jesus Cristo estava com eles e nada de mau poderia lhes acontecer.

Tanto que eles acordaram Jesus e o mesmo acalmou a tempestade, mas eles foram chamados de homens de pouca fé, porque temeram mesmo estando com Cristo...

O homem é movido pelo seu medo, medo de morrer, medo de ficar pobre, de passar fome, medo de pecado, medo de diabo... isso é bastante proveitoso para alguns "lobos", porque é facil manipular dessa maneira.

Mas usar isso como jogada de marketing para "chamar fiéis" para a sua igreja é o correto. Certo?

Errado, Deus não é obrigado a resolver problemas de ninguém, não é psicanalista para estar de hora marcada numa igreja X ou Y.
Deus age como Ele quer, da maneira que Ele quer.

Se confiarmos em Deus e vivermos uma vida Cristã digna, seremos ligados a Jesus Cristo, e este Cristo por mais que pareça "dormindo" (para alguns que só acreditam vendo), Ele enfrentará as tempestades, turbulências e dificuldades conosco, para que NUNCA MAIS voltemos a passar pela mesma coisa, e prossigamos nosso caminho de maneira reta.

Se você está lendo este texto e se identifica com um viciado em igreja, acredite:
Apenas Jesus Cristo é capaz de lhe ajudar nas suas dificuldades e tormentos e mais ninguém tem a solução senão Ele.

Deus NUNCA vai te livrar de nenhuma responsabilidade e nenhum aperto, porque Ele é justo!

Mas com Ele você vai devagar, mas vai bem além dos que buscam atalhos.


FONTE:http://verdadesespeciais.blogspot.com/2009/06/o-vicio-de-ir-na-igre...

.

outubro 16, 2010

Existe “líder” (homem) no meio do povo de Deus??

.
Biblicamente falando, não!!

Deus não chama aos homens para estarem sob outros...

Mas, há um chamado divino para alguns que, com amor, dedicam suas vidas no auxílio a outros...

Deus tem chamado homens que, sentem em seus corações a necessidade de serem ferramentas de amor!!

Não há em definitivo, nenhum relato bíblico para a Igreja, que traga ensinamentos de que alguns serão lideres ou que sejam liderança, nenhum dos apóstolos de Cristo transmitiu uma doutrina que falasse de que homens sejam “líder”...

Antes, Pedro enfaticamente falou ao contrário do que os pastores modernos querem se atribuir, em serem liderança, porque, o apóstolo de Cristo, divinamente inspirado, disse que aquele que quer ser pastor, deve apascentar o rebanho de Deus, ter cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho [1Pedro 5]...

Mas, uma das passagens bíblicas mais usada para fomentar e tentar calar aqueles que não se dobram diante dos homens, está em Hebreus [13.17], que os “pastores” usam com frequência e infelizmente, seus súditos se prostram: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”...

Porém, o autor de Hebreus não está insinuando a que se deve prostrar e obedecer a homens, por que aqueles que têm o dom ministerial de apascentar, ou pastorear, buscam ter entendimento da Palavra de Deus, para ensinar e cuidar dos outros, portanto, merecem nosso respeito, e devemos nos sujeitar a eles, mas não como em obediência a eles, mas, ao ensinamento que eles transmitem da parte de Deus, portanto, nos sujeitar aos pastores, tão somente se refere a obedecermos ao que Deus nos tem ensinado através deles!!

Ainda em Hebreus [13.7], nos orienta a lembra dos pastores, mas, os “que vos falaram a Palavra de Deus”, pois quê, resumi-se em verdade que, novamente digo, nosso respeito e sujeição não é ao irmão que pastoreia, mas, sim, a Palavra de Deus que ele anuncia e nos ensina sobre a fé através de sua maneira de viver!!!

É necessário estarmos cientes da Palavra de Deus quanto ao que os pastores nos falam, pois, Pedro e os apóstolos disseram em Atos [5.29], que mais "importa obedecer a Deus do que aos homens"!!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
____________

outubro 11, 2010

Conhecendo da Igreja Local...

Estivemos a pouco tempo (com nosso irmão Luis Paulo), em torno de uma discussão saudável, firmada na fraternidade entre irmãos (perguntas e respostas) e em especial, alertando sobre a necessidade da Igreja Local, a união de todos aqueles que professam o nome do Cordeiro sobre a face da terra, independente do local [Mateus 18.20] para o qual ela (reunião de irmãos em Cristo) está reunida [1Timóteo 3.15];

E importante lembramos com relação as interpretações, que muitas das coisas que encontramos, é de cunho humano, por isso, nos ensina a sã doutrina bíblica que é necessário confrontar tudo o que encontramos com as Sagradas Escrituras; lembremos dos irmãos de Beréia [Atos 17.11];

Nossa geração necessita se permitir em entender através dos ensinamentos de Cristo, o quão é importante SER Igreja, e não como as instituições religiosas estão ensinando, em IR a igreja...

... isto é uma grande, uma enorme diferença!

Há um abismo entre o SER Igreja ensinado por Cristo e o IR a igreja ensinado pelos homens!!

O irmão Luis afirma que antes só conhecia a "Igreja Local" de Witness Lee (e como diz: o que acaba sendo mais uma denominação, pois é uma organização religiosa como qualquer outra); depois buscando na internet, por um acaso, encontrou um site (www.estudosdabiblia.net) onde um irmão por nome Dennis Allan traz muitos estudos interessantes que o ajudaram muito, e embora ele defenda a idéia de igrejas locais, não tem nenhuma ligação com os ensinamentos de Witness, e também um outro irmão do site "o que respondi" e este último também defende a idéia de igrejas locais sem vínculo com Witnnes Lee.

E assim, questiona:

(1) Qual é a impressão que o irmão tem deles? Pergunto isto, por que me parece que há uma certa divergência, por exemplo, o Dennis Allan crê que não haverá milênio nem grande tribulação após o arrebatamento e não que nos dons espirituais operando nos nossos dias, o que é diferente do site "o que respondi".

jesusomaioramor - É sempre necessário buscarmos conhecimento bíblico, e a internet é uma ótima ferramenta neste sentido (mas, devemos ser cautelosos), sempre nos respaldando na Palavra de Deus que nos exorta a examinarmos tudo, retendo o bem [1Tessalonicenses 5.21];

Porém, são imprescindíveis termos consciência de que o entendimento da vontade e Palavra de Deus, é somente pela ação do Espírito Santo [1João 2.27], portanto, devemos buscar de Deus o entendimento, sempre em orações, jejuns e meditando e estudando as Sagradas Escrituras;

(2) As convicções divergentes de interpretação da Palavra de Deus não acaba gerando uma certa divisão no Corpo?

jesusomaioramor - As divergências em torno da Palavra de Deus sempre irão existir entre os homens, em relatos bíblicos encontramos várias, mas, é necessário que tenhamos uma vida pautada nos ensinamentos de Jesus através da mansidão, humildade, assim, evitaremos confrontos que podem trazer contendas, mas, a discussão (salutar, com ética, respeito) em torno da Palavra de Deus é necessária para haver edificação, pois, com elas, é trago ensinamentos aos irmãos que tem menos capacidade de entendimento;

Quando nos permitimos na nossa troca de conhecimento bíblico, sempre respaldado na Palavra de Deus, evitaremos as divergências mais sérias;

Quanto a divisão do corpo de Cristo, entendo que há sim, porém, devido as doutrinas existentes das denominações, pois, cada qual tem a sua... e nesta visão, radicalmente, defendo a extinção das “instituições religiosas com nome de igreja”;

(3) Existem pastores, presbíteros, nestas igrejas locais?

jesusomaioramor - Quando meditamos nos ensinamentos divinos, encontramos em Efésios 4.11 e 1Coríntios 12, relatos de que Deus deu aos homens “dons ministeriais”, para o aperfeiçoamento e edificação do corpo de Cristo; estes dons não podem ser atribuídos como “cargos” (isto encontramos, e muito, nas denominações), mas, sabemos que na obra de Deus, cada qual tem o seu chamado, e isto é aplicado na Igreja Local, onde a própria reunião dos irmãos separa aqueles pelos quais o Espírito Santo é manifestado para o que for útil [por exemplo, Atos 6.1-7]...

Podemos notar que alguns irmãos têm dons diferenciados uns aos outros [1Coríntios 12.7], um é exemplo para pregar, outro para ensinar, há irmãos que melhor evangelizam e fazem visitas, outros na administração das reuniões, enfim, tudo deve ser feito para o bom desenvolvimento da obra de Deus, o congregar dos irmãos deve ser desimpedido da soberba e orgulho humano...

Nosso chamado divino é para servir ao nosso próximo, e não para ser servido como ocorre com os intitulados “pastores” nas denominações...

(4) Existe ordenamento, ou algo assim?

jesusomaioramor - As consagrações ou ordenações, geralmente ocorrem nas denominações com maior ênfase, existe uma festividade em torno disto, como destaque, geralmente manipulado pelo pastor ao seu favorecimento, uma espécie de moeda de barganha que o pastor usa para manipular aqueles que lhe estão mais perto, ou os que entregam maiores dízimos ou ofertas aos cofres religiosos...

Na Igreja Local, os irmãos, quando tendo entendimento de que o importante é a obra de Deus, não se preocupam com este ou aquele detalhe de nomenclatura (como pastor, presbítero), pois, para os verdadeiros adoradores, somente há um Pastor, Jesus Cristo, somos todos conservos uns aos outros, servimo-nos, uns aos outros... somos todos sacerdotes do Altíssimo [1Pedro 2.5];

(5) Vocês consideram irmãos em Cristo salvos aqueles que congregam em igrejas denominacionais?

jesusomaioramor - É certo que sim, nas denominações há vários irmãos em Cristo que não se deixam contaminar com as doutrinas denominacionais, existem vários irmãos que se preocupam com o próximo, que adoram ao Senhor em espírito e em verdade, que não dobram o joelho diante os homens.

(6) Como são realizados a santa ceia e o batismo neste modelo de igreja no qual o irmão congrega?

jesusomaioramor - É necessário entendermos que, na Ceia o importante é o porquê da celebração e não quem parte e distribui o pão e o vinho; como também, não é quem batiza ou quem é batizado que importa, mas o batismo em si e em nome de quem e com que autoridade;

Ceia

Fazei isto em memória de mim” [Lucas 22.19]. A Ceia é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual Ele nos oferece a esperança da vida eterna;

A Ceia é entendida como um ato de comunhão com o Senhor [1Coríntios 10.14-22];

Portanto, quando nos reunimos para a Ceia, nos reunimos em torno do Senhor Jesus, assim, partimos o pão, e tomamos o cálice do Senhor;

Batismo

Seria somente os “pastores” (denominacionais), os designados a promover o batismo??

Não!! Em ordenança, estabelecida em Mateus 28 [vs.19], Jesus em Sua graça, nos ordena (a todos) a Grande Missão, ir, ensinando todas as gentes, batizando-as, e notadamente não classificou quem em especial é que deveria proceder, mas que houvesse o batismo.

Recorrendo as Sagradas Escrituras, de acordo com os que patrocinam a exclusividade de pastores denominacionais, estes serão confrontados de que a todos é a incumbência do batismo, e não que recai somente aos “pastores”, pois quê, pela graça de Deus somos todos feitos sumo sacerdotes [1Pedro 2.9; Apocalipse 1.6; 5.10]!

O correto biblicamente falando, é que a todos quantos se fazem discípulos de Jesus e O seguem, lhes diz que, indo, pregando, batizem, para todos!!

Outrossim, um outro relato bíblico que não dá exclusividade aos “pastores” (denominacionais), é Atos 8 [vs. 8-40], onde Filipe, que não era pastor, batizou ao eunuco que creu que Jesus Cristo é o Filho de Deus!

(7) Compreendemos que a obediência ao pastor se limita ao que a Palavra autoriza, isto é, enquanto os ensinamentos dados pelo pastor estiverem em acordo com a Bíblia.

No livro de Apocalipse, o Senhor Jesus manda orientações aos anjos das igrejas, o que se refere aos líderes destas igrejas, correto? Entende-se portanto que cada igreja deve ter um líder, para que venha orientar os irmãos e que também é responsável por eles diante de Deus o que chama-se de pastor, conforme o texto abaixo:

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. [Hebreus 13.17]

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. [Hebreus 13.7]

Como isto é praticado nas igrejas locais? Existe em cada igreja um responsável como na igreja primitiva? Existe alguém que sirva como referencial, e que possa intervir caso haja algum tipo de problema na igreja entre os membros, enfim, que exerça liderança sobre a igreja local?

jesusomaioramor - Reportando-nos a resposta do item 3:

"Podemos notar que alguns irmãos têm dons diferenciados uns aos outros [1Coríntios 12.7], um é exemplo para pregar, outro para ensinar, há irmãos que melhor evangelizam e fazem visitas, outros na administração das reuniões, enfim, tudo deve ser feito para o bom desenvolvimento da obra de Deus, o congregar dos irmãos deve ser desimpedido da soberba e orgulho humano..."

... assim, nas Igrejas Locais, haverão irmãos com dom ministerial que se dedicarão aos demais membros no sentido daquilo que Pedro (1Pedro 5) diz:

- para apascentar “o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”, assim, não encontramos irmãos em liderança na Igreja Local, mas, irmãos dispostos a cuidar e amar aos irmãos como se deles prestasse contas, porque isto??

Por que os irmãos que tem o dom ministerial de apascentar, ou pastorear, buscam ter entendimento da Palavra de Deus, para ensinar e cuidar dos outros, portanto, merecem nosso respeito, e devemos nos sujeitar a eles, mas não como em obediência a eles, mas, ao ensinamento que eles transmitem da parte de Deus, portanto, nos sujeitar a eles refere-se a obedecermos ao que Deus nos tem ensinado através deles!!

Note ainda Hebreus 13.7, “que vos falaram a Palavra de Deus”, pois quê, resumi-se em verdade que, novamente digo, nosso respeito e sujeição não é ao irmão que pastoreia, mas, sim, a Palavra de Deus que ele anuncia e nos ensina sobre a fé!!!

Quanto aos problemas entre irmãos, parece-me que isto somente ocorre em grande concentrações, onde os membros pouco se conhecem!!!

(8) O que a Bíblia dá a entender é que no NT a igreja de Cristo (membros do corpo) se reunia em lugares mais amplos, conforme o crescimento, e que também se reunia nas casas. Existiam também lugares chamados "igreja", veja: Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio [1 Coríntios 11.18];

Neste texto vemos a Igreja (membros do corpo) indo à igreja (um lugar específico onde se reuniam), o que está de acordo com o texto que segue o anterior: “Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. [1Coríntios 11.22];

Fica claro que a Igreja não se reunia somente em casas, mas em lugares que suportassem uma quantidade maior, de forma que na realização da Ceia, eles deixavam suas casas e iam a igreja onde se ajuntavam [1Coríntios 11.18];.

Qual é a sua visão sobre isto? A Igreja deve se reunir somente em casas, ou pode fazê-lo em lugares mais amplos?

jesusomaioramor - Temos em verdade, relatos bíblicos de locais mais amplos onde as pessoas se reuniam, mas, com relação a estes locais, note que a igreja de Corinto era de grande porte, portanto, é bem claro que não se reunia somente em casas “e iam a igreja onde se ajuntavam”, mas ocorria o que nestes ajuntamentos??

Como há relatos destes amplos locais, também há relatos de que ocorria neles várias contendas, dissensões, desprezos:

1.11 – “Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.”

2.5 – “Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”

5.1 – “Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

11.17,18 – “Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.”

E com relação a igreja de Laodicéia, uma igreja rica materialmente, havia soberba, desprezo quanto a ação do Espírito Santo:

3.17 – “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta;”

Como podemos notar, a soberba, a prepotência, o desprezo por irmãos menos favorecidos, sempre estarão rondando os arraiais de grande porte de reunião daqueles que se dizem ser povo de Deus, e em especial, em nosso tempo presente, onde o materialismo é mais presente (apesar de ser o objetivo em toda a história da humanidade)...

... por isso que, entendo ser as Igrejas Locais (ou com número mais reduzido de membros), um melhor e mais favorável ambiente para a comunhão, pois, quando estamos em menor número, maior será nossa aproximação aos irmãos...

... além de que, um local mais amplo acarretará tão somente em maiores despesas, mais gastos, e em especial, menor o convívio entre os irmãos (deixando de momento de testemunhar e afirmar da exploração da fé alheia que existe na grande maioria das igrejas templos); conheço igrejas templos onde supera os 1.000, 4.000 membros, assim, como todos poderão se conhecer dentro de um mesmo local?? Impossível!!!

Lembrando-nos que Jesus deu um ensinamento de que nossas dádivas devem ser para auxiliar aos pobres e necessitados [Mateus 19.16-23; 25.31-46]; e quantas pessoas poderiam ser assistidas se todos os gastos com estes suntuosos e luxuosos templos evangélicos (e tantos outros) fossem direcionados a elas, os menos favorecidos??

Por isso que, permaneço firme no entendimento da Igreja Local, tal qual encontramo-la em Atos dos Apóstolos:

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo (este é o templo em Jerusalém, onde os discípulos iam para transmitir os ensinamento de Jesus, nada tem de referências com os templos religiosos chamados de “igrejas”), e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

Enfim, rogamos a Deus que o Espírito Santo possa conferir em vossos corações o entendimento de SER igreja, para que, em amor fraternal, possam testemunhar em verdade da comunhão entre os irmãos para adorar a Deus, em espírito e em verdade [João 4.23,24], independente do local e da quantidade...

... disse Jesus em Mateus: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”...

... e alertou a mulher samaritana que independe o local da adoração: “Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai” [João 4]...


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
_____________

outubro 09, 2010

Vamos festejar o 12 de Outubro!!!

.
Um dos fatos históricos de maior importância no século XV foi o Descobrimento da América. O navegador genovês Cristóvão Colombo chegou à América. Após este fato, a Espanha deu início à exploração do continente americano. Utilizando de muita violência, os espanhóis tomaram as terras e o ouro dos indígenas americanos (incas, maias e astecas). Deu-se início a colonização da América, onde a Espanha tornou-se uma das maiores potências econômicas do período.

O objetivo maior era alcançar as Índias – nome que abrangia todo o Oriente -, grande abastecedora de especiarias e um novo ponto comercial de consumo.

A Armada da primeira viagem de Colombo, constituída pelos navios Santa Maria, Pinta – cujo capitão era Martín Alonso de Pizón – e Nina – comandada pelo capitão Vicente Yáñez Pinzón -, sai do porto espanhol de Palos em 03 de agosto de 1492.

No dia 12 de outubro de 1492, ancora em uma ilha denominada pelos índios de Ilha de Guanahaní, porém batizada por Colombo com o nome de San Salvador (Bahamas), pensando ter alcançado as Índias. O primeiro desembarque deu-se na Baía Long, no litoral ocidental, local em que foram afixados o estandarte Real, pelo então denominado Almirante Colombo, e as demais bandeiras da Cruz Verde, fixadas pelos outros capitães. O escrivão da Armada, Rodrigo de Escobedo, foi incumbido de redigir e escrever o documento de posse da nova terra.

Bom feriado!!!

...
..
.
____________

outubro 07, 2010

Congregar não é ajuntamento, mas, é estar em Cristo!

[]

.

A humanidade, desde os primórdios, sempre, através de homens que se intitulam “líderes”, formou-se como massa de manobra, seguindo ambiciosos, quer políticos, quer religiosos; 



E, infelizmente, muitos são os grupos, que independente de causas, e sem fundamento nas motivações, vivem em torno deste ou daquele... 



A história bíblica, nos mostra que, houve homens que ambicionavam coisas além daquilo que propriamente seriam merecedores, um destes casos, é Corá [Números 16], que mesmo o DEUS de Israel o tenha separado da congregação de Israel, para o fazer chegar a Si, e administrar o ministério do tabernáculo do SENHOR e estar perante a congregação para ministrar-lhe, mesmo assim, ainda procurava o sacerdócio... 

... e, não bastando Corá assim pensar, levantou com duzentos e cinquenta homens e congregaram contra Moisés e Arão (mas, o fim destes, é trágico, pois, DEUS não se deixa escarnecer). 

Esta é a índole da humanidade, seguir este ou aquele homem, por razões muitas das vezes, nada ortodoxas, porém, como seguidores cegos, tendo suas mentes cauterizadas por qualquer tipo de ensinamento, em especial, os religiosos, bastam palavras jogadas ao vento mostrando alguma intelectualidade mesclada com versos bíblicos, pronto, e o orador já se tornou o pregador das multidões... 

Alguns têm deturpado a Palavra de DEUS [contida na Bíblia], e apoderando-se sobre o rebanho do SENHOR, com palavras de ordem, chamando a si e dizendo ter recebido de DEUS uma “autoridade eclesiástica”, introduzem no meio do povo, a obrigatoriedade de que a reunião entre os irmãos em comunhão, ou o congregar em comunhão, sempre será feita dentro de uma instituição religiosa com nome de igreja, portanto, quem assim afirma, não diz a verdade, por que nunca foi neste sentido, conforme testifica a Palavra de DEUS pelo ensinamento de CRISTO... 

Pois que, a verdade acerca da Palavra de DEUS [contida na Bíblia], quanto ao “congregar”, está relacionada ao convívio de irmãos em torno do SENHOR JESUS;

Estaremos congregando, tão somente se, estivermos reunidos em CRISTO, independente de outorga de quem quer que seja, com ou sem um pregador famoso, com ou sem um pastor, em qualquer lugar, na rua, na praça, no templo, no lar; 

E, por certo, e em verdade, somente estaremos congregando, estando JESUS CRISTO presente, pois, estas são Suas palavras: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou EU no meio deles” [Mateus 18], mesmo por que, em CRISTO somos desigrejados.



Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


.
_____________

outubro 02, 2010

Igreja local

.
Compartilha-se através dos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos, com relação a necessidade de se manter uma igreja local, pois, sem dúvida alguma, o importante é se reunir em torno do Senhor Jesus, na adoração em espírito e em verdade, ao nosso Deus, Criador dos céus e da terra;

Temos encontrado muitas doutrinas, correntes teológicas (reformada, pentecostal, da prosperidade, liberal, gnóstica, etc), filosofias que, em muitas das circunstâncias distanciam a verdade bíblica daquilo que seja concernente a vontade de Deus, a qual é, em amor, a comunhão entre irmãos e a reunião em torno de nosso Senhor Jesus Cristo.

A Palavra de Deus, proclama quanto a “Igreja” e nos afirma que, ela é a união de todos aqueles que professam o nome do Cordeiro sobre a face da terra, independente do local [Mateus 18.20] para o qual ela (reunião de irmãos em Cristo) está reunida [1Timóteo 3.15].

Devemos, em humildade, ter a mente de Cristo [1Coríntios 2.16], e no entendimento que somos o “corpo de Cristo” [1Coríntios 12.27], membros de uns aos outros, onde não há este ou aquele que deve estar em destaque, mas que, cada qual tem seu propósito para o qual foi chamado na obra de Deus [1Coríntios 12.11].

Não há possibilidades de termos vínculos somente em um local específico, mas, tão somente, levando o evangelho de salvação a todas as gentes, buscando sempre a necessidade de não desampararmos aos que são nossos ouvintes, retornando, sempre que possível com visitas aos seus lares [Atos 5.42];

Muitos têm deflagrado a obrigatoriedade da construção de “templos” e da manutenção destes e sustento de homens em cargos exclusivos, mas não encontramos na Palavra nenhum respaldo bíblico para isto; não encontramos nenhum relato dos apóstolos neste sentido; entretanto, sabemos da necessidade da comunhão entre irmãos, da necessidade de locais para cultos [Atos 16.13]...

... então, porque não ser nossos lares, onde reunimos nossas famílias e a de nossos irmãos e vizinhos, em torno da exposição da Palavra de Deus, na união em louvores ao Criador [1Coríntios 14.26], tornando por certeza, uma igreja local??

Portanto, a igreja local, não se divide em repartições, ministérios, lideranças, setores ou gabinetes, mas, a igreja local é determinada em uma só localidade, ou, limitada aos vizinhos (irmãos em Cristo) de um mesmo bairro, onde muitos chamados pela ação do Espírito Santo, estão para servirem a outros irmãos, através de dons espirituais [Efésios 4.11; Atos 6.1-3; 1Timóteo 3.1-13], nunca como senhores eclesiásticos e na divulgação de cargos religiosos, mas, por aqueles que almejam fazer a obra de Deus, com humildade no servir, no desejo da propagação do Reino de Deus.

Muito embora, saibamos que, o número de almas que são acrescentadas pelo SENHOR aos que serão salvos, e, por conseguinte, o crescimento em número de membros da igreja local [Atos 2.47], poderá acarretar na necessidade de um local de maior concentração, porém, não é aconselhável nos direcionar ao aluguel ou construção de locais maiores com a contribuição de irmãos, pois, o ensinamento de Cristo e dos apóstolos é no sentido de que estas contribuições da igreja local [Mateus 19.16-30; 1Coríntios 16.1,2; 2Coríntios 8; 9.6-11], sejam para os pobres e necessitados; assim, necessário se faz a proliferação de outras igreja locais e no crescente número de discípulos;

Por certo, e bíblico, nossa união é em torno do Senhor Jesus Cristo, Autor e Consumador de nossa fé [Hebreus 12.2], elevando a Deus nossa gratidão [Colossenses 4.2] e tudo quanto fizermos sejam para honra, para glória e para louvor dAquele que em tudo excede a plenitude da sabedoria, reunindo-nos como Igreja, independente do local, porém, nos libertando de regras, dogmas, filosofias, teologias, vínculos religiosos...

... abrindo sempre que possível, locais de culto, em lares, para adoração a Deus, ensino e exposição das Sagradas Escrituras, por que, onde estiverem dois ou três reunidos em nome do Senhor Jesus, aí é uma igreja local!!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
_____________