Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


janeiro 31, 2010

Autoridade Pastoral??!!

.
Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” [1Pedro 5]

Quantas pregações já foram proferidas trazendo a figura do apóstolo Pedro como o primeiro pastor? Entretanto, quase nenhuma delas, transmite a verdadeira essência pela qual ele, Pedro, queria trazer para aqueles que anseiam por esta tão nobre e amável, obcecada e perseguida função, o ser pastor!

De amáveis, de ânimo pronto, dispostos a morrer pelo rebanho, os pastores exemplo conforme admoestações de Pedro, dispostos a servir, grande parcela, e coloca grande nisso, transformaram-se em famigerados que asfixiam a membresia em afortunadas contribuições... os pastores modernos, homens que exigem ser servidos pelo rebanho de Deus!

A autoridade pastoral gera deturpação neste cenário viciado, em mídia pelo reconhecimento da intelectualidade e conhecimento (??) bíblico, na busca incansável dos aplausos, na exclusividade dos holofotes... transfigurou-se em autoritarismo!

E, neste mar de religiosidade que lança suas ondas sob uma platéia inoperante, e, financiadora dos detentores autoritários da verdade obsoleta, que não trazem frutos para o Reino de Deus, que não trazem almas ao arrependimento, mas, sem dúvida alguma, trazem business a uma classe que se distancia da comunhão entre irmãos; tornaram-se pastores intocáveis a qualquer ser mortal!

A autoridade pastoral firmou-se por um povo (evangélico) que não permite qualquer diálogo contrário ao que seja pregado por estes pastores famosos, nada pode impedir que este povo alcance o seu objetivo através dos ensinamentos de enriquecimento proferidos em púlpitos e em patéticos programinhas evangélicos televisivos...

Existe um exército que se prostra diante estes gurus religiosos, senhores da autoridade pastoral!

Jesus, Senhor e Mestre, nos trouxe um ensinamento de Sua autoridade e de Seu serviço. Foi Servo!

Tendo a plenitude da sabedoria, não usurpou de Seu ministério como liderança, como autoridade, mas como exemplo de amor, servidão, compaixão. A Excelência divina em Amor!

Muitos são chamados, poucos escolhidos”!

Este chamado não se firma em autoridade, mesmo que pastor, mas em serviço; não a retorno nesta vida; muitos pastores atordoam o povo evangélico com ensinamentos que lhes traga retribuição a sua vocação, estão indo no oposto a vontade Deus...

Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” [Lucas 10.20].

Cristo como Servo, nos ensina a servir em qualquer situação, pois, a autoridade somente é refletida em Jesus!

Trabalhemos pelo Reino de Deus; sejamos simplesmente servos, e, nos alegrar no fato de sermos “participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis” [1Pedro 4].

Tenhamos a consciência cristã de que definitivamente não existe autoridade pastoral, “somos todos servos”!

.
______________

janeiro 28, 2010

Boas Novas

.
Por certo, muitas das vezes, sentíamo-nos deprimidos, não confiávamos em nós mesmos, mas, quando conhecemos a Cristo Jesus e a Palavra de Deus e por Sua infinita misericórdia, passamos a ter entendimento de Sua divina vontade, tudo quanto somos, é transformado, da água para o vinho...

E, para esta mudança, o Senhor nos prepara aqueles a quem, sem conhecermos, será luz, fortaleza, ânimo, parece impossível, mas, somos testemunhas disto... infelizmente, muitos assim não permitem que Deus opere estas maravilhas...

Quando colocamos nossas dificuldades diante o sofrimento de nosso Senhor Jesus Cristo, ah!! Como temos uma vida tranquila!! Apesar das dificuldades, mas Jesus nos traz como mais que vencedores...

Nada nos tirará do Amor de Deus! Aleluia!!

Por isso que todas as circunstâncias e momentos em nossas vidas contemplam na Palavra de Deus...

Se estivermos alegres e abrimos a Bíblia, lá está uma passagem de júbilo...

Se estivermos tristes, abrimos a Bíblia, lá está uma passagem que nos traz conforto...

Se estivermos desanimados, abrimos a Bíblia, lá está uma passagem que nos traz ânimo...

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor
" [Lucas 2].

.
___________________

janeiro 24, 2010

A igreja local??!!

.
Nosso irmão Daniel Savedra, assim afirma, toda a estrutura humana é uma estrutura de poder e domínio, quando nos reunimos como grupo humano, seja em que termos for, sempre partimos da necessidade de controle e de construção de símbolos que nos identifique;

Jesus falou sobre isso quando diz que no mundo a forma de governo é aquela que diz respeito ao domínio da força, portanto, qualquer estrutura que represente esse tipo de organização, o domínio pela força, seja essa força física ou de outra forma, esta fora daquilo que Jesus chamou de Sua Igreja.

Jesus disse que a forma de Sua Igreja seria uma comunidade de servos, que se reuniriam em nome dEle [Mateus 18.20], para Sua glória.

Quando Jesus sobe aos céus duas estruturas se formam, a da Igreja de Jerusalém e a das comunidades formadas por Paulo.

Na primeira eles se reuniam ainda no Templo, mas era nas casas que aconteciam a comunhão daqueles que eram do Caminho, era assim que os cristãos se reconheciam antes de serem denominados cristãos [Atos 5.42];

No caso de Paulo, ele usará a estrutura da sinagoga judaica para se reunir, mas isso era uma estratégia já que eles tinham conhecimento da Lei de Deus.

Quando a Igreja se separa do movimento judaico, a estrutura organizacional vai ser mais parecida com a sinagoga e com características gregas. Dessa forma a estrutura não era o principal nesse momento, mas duas coisas foram deixadas claras pelos escritores do Novo Testamento:

- primeiro, eles reforçaram a idéia de que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas [Atos 17];

- segundo, que o homem era o templo de Deus na pessoa do Espírito Santo [1Coríntios 6].

Dessa forma a comunidade de Jesus, a Igreja, se dava na reunião dos discípulos, ou seja, daqueles que estavam andando da forma com que Jesus ensinou;

Não era o lugar onde se ia, os discípulos antigos nunca usaram expressões referentes a igreja como algo fora deles, isso é pagão, esta idéia se reforçou com a instituição da religião cristã como oficial do império Romano (cristianismo) e com a construção de templos.

Essa compreensão estava de acordo com as profecias que dizem respeito a morado do Espírito no crente, dessa forma Deus não se manifestaria mais em lugares geográficos (templo) e sim na vida do crente!

A visão correta de Igreja, hoje, nos ajuda de duas formas:

- primeiro nos liberta de ídolos humanos (a “igreja” como lugar que se vai e não aquilo que se é); e,

- segundo, do controle e poder que se formou a partir da idéia de um clero especial. A reforma protestante trouxe novamente a idéia do sacerdócio universal de todo o crente, mas as estruturas institucionais impediram que essa reforma fosse mais profunda nas questões referentes ao entendimento da reunião da igreja. Ainda temos muito forte a idéia de um clero especial e de um lugar especial como fundamental para a existência da Igreja.

A Igreja se define como comunidade dos que caminha no exemplo de Cristo, dos crentes em Jesus, que podem se reunir de várias formas e onde todos são sacerdotes [1Pedro 2.9; Apocalipse 1.6], mas, as denominações evangélicas distorcem o verdadeiro sentido de união, por assim dizer, conforme nos faz lembrar a afirmação de Richard C. Halverson, quando diz:

"No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a igreja chegou a Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, a Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente, chegou a América e tornou-se um negócio"...

... e, no Brasil, tornou-se em exploração da fé!

.
________________

janeiro 22, 2010

O reflexo do espelho evangélico??!!

.
Mas, “todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” [2Coríntios 3].

A (in)utilidade de ser cristão

Acordei. Depois do ritual da manhã (lavar o rosto, escovar os dentes, tomar café, ler a bíblia, fazer oração) sai de casa rumo ao trabalho.

Pelo caminho deparei, com o que classificamos a escoria da sociedade. Indigentes, moradores de rua, jogados na calçada, embriagando-se, sem nenhuma perspectiva de vida. Tive dó. Mas logo meu senso moral me fez chegar a seguinte conclusão: a culpa era deles. Bando de vadios, alcoólatras. E assim, prossegui em paz, agradecido a Deus por não ser como eles.

Hora do almoço. Arroz, feijão, carne, salada, refrigerante ou suco. Sobremesa. Senhor Jesus obrigado por essa refeição, foi a oração que acompanhou esse momento sagrado. Logo após encontrei-o: um homem com seus filhos e mulher desempregada, morando de aluguel e salário maravilhoso de R$350, 00. Suas refeições muitas vezes sem a saborosa mistura, as crianças sem o leite para o café da manhã. As crianças ajudando o pai catando papelão e latinha na rua, sem tempo de ir à Escola, praticar esportes, ler livros, ver desenho animado - se não trabalhar não come. Ao ouvir o relato fiquei espantado e indignado com o governo e a sociedade! Culpei-o por fazer tantos filhos, por ser inconseqüente, irresponsável e alienado. E fiquei satisfeito por saber que a vida não esta fácil pra ninguém. Antes de despedi-lo, lhe dei-lhe um folhetim de evangelismo com o endereço da igreja. Nesse, estava escrito que ele era um misero pecador e estava condenado ao inferno. Ficou feliz. Até que enfim encontrou razão para tanto sofrimento. Para o inferno que estava vivendo. A culpa era de Deus.

Ele se foi. E eu agradeci a Jesus por não ter vergonha de anunciar o evangelho. Afinal de contas, que ousadia a minha. Mais um folheto entregue!

Chegando em casa, tomei um belo banho. Entre varias peças de roupa, escolhi a mais nova. Diante de vários pares de sapato, achei um que combinasse com a roupa. Propus-me a jantar, e que jantar abençoado... Em seguida fui à igreja. Orei. Cantei louvores. Li as Sagradas Escrituras. Gritei aleluia, gloria a Deus. Que coração quebrantado. Escutei pacientemente um maravilhoso e longo sermão sobre as bênçãos de Deus por ser seu filho. Após o culto, o comentário habitual - fofoca gospel, era sobre ela. 17 anos. Quando criança até freqüentou a igreja. Agora esta grávida. O pai do bebe. Está preso. Traficante e bandido, tem 18 anos e ainda não tomou rumo. Eles mantêm relações sexuais na cadeia. Culpada é a mãe. Prostituta. Que exemplo deu a filha! E foi ela quem mandou namorar marginal!

Fui pra casa, assistir televisão. Corrupção, desigualdades sociais, mortes, estupros, tráfico, policia invadindo o morro, o morro invadindo a cidade, PCC, mensalão, máfia de sanguessugas. Era o relato do jornal de mais um dia nesse mundo que jaz no maligno. O capeta. A culpa e toda dele.

Antes de deitar, li a Bíblia e fiz a oração da noite: “obrigado Jesus por me abençoar tanto, pela salvação. Ah! Quero te fazer um pedido. Preciso ganhar mais no meu emprego para obter mais conforto. Preciso prosperar, afinal sou dizimista fiel...” enquanto orava adormeci na minha confortável e segura casa, no meu colchão de R$900,00.

FONTE: www.cacp.org.br

.
________________

janeiro 19, 2010

Falsidade pela Bíblia??!!

.
E isto dizemos, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas, intelectualidade, tendo um falsa aparência de conhecimento, dizendo-se enviados de Deus.

Porque, ainda assim andamos, na ordem e na firmeza da nossa fé em Cristo.

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle, arraigados e edificados nEle, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

E devemos estar perfeitos nEle, que é a Cabeça de todo o principado e potestade;

No qual também estamos circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; sepultados com Ele no batismo, nEle também ressuscitamos pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dentre os mortos.

E, quando nós estávamos mortos nos pecados, e na incircuncisão da nossa carne, nos vivificou juntamente com Ele, perdoando-nos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas Suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

"E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em Si mesmo" [Colossenses 2.15].

Ninguém vos julgue e vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto mirabolante em shows, crendices, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchados nas suas carnais compreensões, e não ligado a cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, como não toques, não proves, não manuseies?

As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

.
_______________

janeiro 17, 2010

O testemunho de João

.
Certa vez disse João Batista: “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu”.

Pois, ele não era o Cristo, mas foi enviado adiante dEle; pois que, aquele que tem a esposa é o Esposo; mas o amigo do Esposo, que lhe assiste e O ouve, alegra-se muito com a voz do Esposo [João 3].

É necessário que Jesus cresça e a nós, diminuir!

Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra; Aquele que vem do céu é sobre todos, ainda que, muitos aceitem tudo o que é dito por homens através de púlpitos e palcos religiosos ou programinhas de tv evangélicos...

E aquilo que Ele, Jesus, viu e ouviu isso testifica; e, milhares de milhares, em nosso tempo presente não tem aceitado o Seu testemunho e a Sua voz...

Aquele que aceita o Seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro; porque Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.

O Pai, Deus, ama o Filho, Jesus, e todas as coisas entregou em Suas mãos; aquele que crê no Seu Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê, e não vive para Seu Filho, não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece; e, muitos andam após ensinamentos de homens e se permitem no preocupar com o amanhã, em reuniões de templos com ofertas para a prosperidade material que jamais serão atendidas por Deus!

Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho” [Provérbios 19.2]


.
_________________

janeiro 15, 2010

Todo o Brasil em oração e doando suas dádivas a população do Haiti...

.
Não fique buscando bênçãos com seus dízimos e ofertas de "amor", abençoe ao próximo com o seu dinheiro!

Campanha pela doação ao povo do Haiti!

Pelo menos uma vez na vida, pensem no próximo; milhões estão encarcerados em templos, pagando dízimos, fazendo ofertas volumosas, cumprem seus votos por boletas bancárias, pagam para a manutenção de programas de TV evangélicos. Chega! Basta!

Seus pastores de renome, como o Malafaia; missionários, como o RR Soares; o casal do show business gospel, os Hernandes; empresários religiosos, como o Edir Macedo, já estão milionários, comprando mansões e aviões, enquanto um contingente de seres humanos, vossos semelhantes, o próximo a quem Jesus se refere que devemos amar como a nós mesmos, passam fome e necessidades.

Número de mortos no terremoto do Haiti pode passar de 100 mil, afirma premiê a CNN

O premiê do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira a rede CNN que teme que o número de mortos pelo terremoto que atingiu o país na tarde de terça supere 100 mil pessoas. O número equivale a mais de 1% da população do país da América Central.

O abalo devastou a capital, Porto Príncipe, e afetou a estrutura de telecomunicações no país. As informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas.

Bellerive disse que, apesar de a capital ter ficado devastada, com milhares de prédios destruídos, a população está se comportando "com calma".

"As pessoas estão se ajudando umas as outras, tentando se organizar", disse. Ele insistiu em que o país precisa de ajuda internacional para ajudar as vítimas e resgatar os cadáveres.

Cenas de caos tomaram conta das ruas da capital, Porto Príncipe, com pessoas desesperadas caminhando entre os escombros da empobrecida cidade.

Crianças passam fome no Haiti e no mundo, e os evangélicos brasileiros comprando Bíblias a R$900,00 para manter um programinha de TV e ainda dizem que são povo de Deus!!

Isso é só o fim!!

.
________________

janeiro 12, 2010

Olhares tristes de um futuro incerto!

.
Há uma grande parcela de militantes religiosos que estão indo por caminhos que, embora pareçam ser de, porém jamais será, comunhão com o santo, são caminhos que os levam, por um único ensinamento, ao confinamento em templos...

Se houver oportunidade de conversar com algum destes usuários de templos e lhes disser isto, com certeza irão negar, dizem que são de Jesus, que estão apaixonados por Jesus, que suas igrejas preparam as pessoas para Jesus...

e os frutos [Mateus 25.34-46; Gálatas 5.22] que o Senhor Jesus requer de todos nós???

E o amor ao próximo???

Muitos dos evangélicos não se permitem desgastar com este amor, pois, não lhes sobra tempo; estão adorando a Deus com suas músicas, suas danças, seus cultos show gospel... entretanto, Jesus disse que: há um "povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens" [Mateus 15.8,9]!

Jesus nos amou de tal maneira que deu de Si por nós, e ainda assim, milhares adentram as chamadas "igrejas", dizendo que O estão servindo??

É lamentável o que por hora chamam de "adoração"!!

O sofrimento de Jesus está sendo pisado por milhões...

Crucificam ao nosso Senhor todas as noites em cultos, liturgias abomináveis, crendices, repletas de músicas e danças, sem reverência a Deus, onde os pastores são a atenção do momento; Jesus nem em seus bancos tem permissão para sentar;

Enquanto esquentam seus bancos religiosos, milhares de olhares como os da foto são percebidos e rejeitados!! Volto a dizer, não há tempo para pensar nestes olhares, o remir do tempo evangélico esvazia-se em shows, pulos, boletas bancárias, programas de TV, e o vislumbrar algum "pastor de renome" em suas pregações para vitórias financeiras; permitem-se em "enfiar" dinheiro nos pastores, e querer que Deus os abençoe materialmente...!!

É lastimável esta religiosidade do Cristianismo!!!

(Foto Rui Rodrigues)

.
_____________.

janeiro 10, 2010

Cidadão do céu

.
Precisamos refletir Cristo em nossas vidas e não que as pessoas nos conheçam por alguma particularidade...

É preciso ser um crente diferente; um verdadeiro crente; pois que, a Palavra de Deus assim requer de nós...

Não devemos ser conhecidos apenas como alguém que "não bebe, não fuma e não joga". Isso é muito pouco. A "geração saúde", que frequenta as academias e come comida natural, não bebe e não fuma, e nem por isso pode ser chamada de cristã.

Também não podemos nos contentar em ser chamados de crentes por ter um modo diferente de vestir. Durante muito tempo, no Brasil, a diferença que os crentes queriam mostrar era que se vestiam de uma maneira "esquisita", e isso acabou tornando-se motivo de chacota e que em nada engrandecia o Reino. Com certeza, usar uma roupa fora de moda, não faz de ninguém um cristão.

Também não nos pode satisfazer este modelo "gospel" que há hoje em dia. Broche de Jesus, caneta de Jesus, meias de Jesus. Sabe-se lá onde isso vai chegar. “Tem muita gente ganhando rios de dinheiro com esses cosméticos" para o evangélico moderno. A grife "JESUS" tem vendido muito. Mas não adianta. Usar toda a parafernália do marketing "gospel" não faz de ninguém um cristão.

Pense conosco: a moçada evangélica hoje está toda na Internet. E saí a busca de salas de bate-papo de evangélicos. É difícil de navegar, não se consegue. Por vezes, adentra-se por assuntos importantes e profundos da vida cristã e as respostas são chavões o tempo todo. Não se pensa, cria ou reflete, só se repete chavão do tipo: "glóooooria", "Tá amarrado", "É tremendooo", etc. Definitivamente, repetir chavões a todo o momento não faz de ninguém um cristão.

É preciso ser um crente diferente. Que não seja alienado da vida e de seus acontecimentos. Que saiba discutir e entender as questões existenciais, como a dor, a miséria, a sexualidade, a paixão, o amor.

É preciso ser um crente que não vive acuado, com medo de tudo, vendo o diabo em toda a parte e querendo amarrá-lo a todo o momento: Jesus Cristo o derrotou na cruz, ele é um derrotado, e não precisamos ficar preocupando com ele 24 horas por dia.

É preciso ser um crente que saiba falar de tudo e não apenas de religião, e que tenha, em todas as áreas, discernimento e sabedoria.

É preciso ser um crente que não tenha uma atitude conformista diante do mundo, do tipo: “Ah, Deus quis assim...."; mas que seja um agente de transformação nas mãos de Deus. Que a nossa diferença não esteja na roupa, mas na essência: coração bom, olhos bons.

É preciso ser um crente que cria os filhos com liberdade, apenas corrigindo-lhes, para que cresçam e desabrochem toda a criatividade que Deus lhes deu.

É preciso ser um crente que vive bem com o seu próximo.

É preciso sermos reconhecidos como crentes pelo que "somos" e não por aquilo que "não façamos".

É preciso ser um crente simpático aos outros, agradável, piedoso, que se entristece com a dor do próximo, mas também se alegra com o seu sucesso (já reparou que as pessoas se solidarizam com nossas derrotas, mas poucos manifestam alegria quando vencemos?).

Não temos que falar a todo o momento que somos crentes, para que outros saibam, mas é preciso vivermos de tal modo que outros percebam Cristo em nós.

E isto é o que está acontecendo com muitos evangélicos, querem que os outros os vejam como tal, e não o que Cristo está realizando em suas vidas...

A existência da vida cristã precisa ser delegada em todas as áreas de nossas vidas e não simplesmente dizer que é "evangélico", que está apaixonado por Jesus (lembrar da parábola do semeador [Mateus 13.1-23], ao que foi semeado entre os espinhos...), pois que, se deixam levar pelas concupiscências do mundo e logo se escandalizam!!

E, certo é que, devemos sempre rogar ao Senhor que nos fortaleça a que estejamos sempre nesta busca constante de santificação, tendo paz com todos e refletindo como num espelho a glória de Deus.

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? [Salmos 15].

.
________________

janeiro 07, 2010

As galinhas dos ovos de ouro e a vinda de Cristo

.
Vez por outra, ouvimos alguns que crêem que por serem evangélicos, batizados em uma igreja evangélica e sendo frequentadores assíduos, dizimistas e ofertantes, dá-lhes o direito de ter solucionado todos os problemas da questão do inferno, financeiros e que são seguidores de Cristo; mas, ser um discípulo vai muito, muito além disto;

Seguir a Jesus, requer um esforço difícil e exigente que, alguns poucos, em verdade, tornar-se-ão discípulos [Mateus 22.14]; mas, aos que assim desejam, necessário se faz como afirma Paulo, prosseguir para o "alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus, em Cristo Jesus" [Filipenses 3.14].

Servir a Deus não se resume em frequentar uma igreja evangélica, a vida cristã vai adiante isto, excede templos e enfrenta oposições, principalmente dos que se dizem irmãos... Lucas 14.25-35. Ninguém; posses; conforto ou conveniência podem interferir no serviço a Deus.

E, resistindo ao ensino do discipulado de Jesus, diversos homens vem tornando menos árduas as exigências, para que o seu rebanho de financiadores cresça, com isto, torna-se fácil e cômodo ser um discípulo; não de Cristo, mas de homens.

Várias são as pregações em torno das vitórias (em especial as financeiras), as promessas de enriquecimento aos que, dizimam e ofertam, são tão frequentes como as aquiescências do engano de mercenários da fé! Os aplausos a estes pregadores são constantes, pois, agradam a consciência daqueles que buscam ser servidos e vitoriosos;

Centenas de milhares se acumulam em templos evangélicos numa busca infindável e inútil para o dia de amanhã, a lógica evangélica é cantar, ofertar, dizimar, cantar, ouvir palavras doces de pregadores famosos, que, alguns têm o disparate de dizer que são pastores de renome!!

Mas, para contra arrazoar estas pregações pitorescas do enriquecimento, atua a Palavra de Deus, em advertência, alerta, repreensão e exortação, aos que se dizem pregadores do evangelho, que devam pregar a todas as gentes, em qualquer ocasião e em qualquer lugar, acerca da gloriosa vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!!

Aquele que se preocupa com suas oferendas em ofertas e dízimos para a conservação de ministérios, manutenção de igrejas evangélicas, a sustentar pastores com salários, a manter programas de TV evangelísticos, e aprazem em discursos religiosos de prosperidade que no amanhã serão futuros bem aventurados nas finanças... se tornam em "galinhas dos ovos de ouro" de pastores de renome e de igrejas!!

Mas, aquele que busca que o Deus de paz o santifique em tudo, e todo o seu espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo [1Tessalonicenses 5.23], não se preocupa com o dia de amanhã [Mateus 6.34], pois, hoje é o Dia!! Maranata!!

.
__________________

janeiro 06, 2010

Servir a Deus ou para os homens??!!

.
Por certo que muitas pessoas estão permitindo que Deus lhes abra os olhos espirituais e elas percebam que estão sendo fantoches nas mãos de pastores. As igrejas nada mais são que um feijão com arroz, sempre as mesmas coisas religiosas e não há santificação, o mesmo ritual pitoresco da inutilidade, enquanto uma multidão precisa de amor, precisa ouvir a Palavra de Deus!

Há uma falta de entendimento bíblico generalizado pelos evangélicos

O que este povo está fazendo dentro das igrejas, é como Paulo escreve a Corinto [1Cortíntios 11.17], quando diz: “porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior”.

E, nestes locais de reunião, após diversas apresentações musicais, vez por outra, aparece a figura cansativa pastoral que abre a boca sempre para pedir dinheiro em suas pregações, um verdadeiro escárnio para a Palavra de Deus. Sempre aparece o suntuoso pedido de uma “oferta de amor”.

Os que se dizem pastores, deveriam cuidar do rebanho [1Pedro 5.1-4], mas, ao contrário, estão achando que são os donos do rebanho, ditam normas, regras, engodos, rituais, crendices, humilham, enfim, passaram a ter posse do rebanho!!

E, eis o que o povo quer fazer, contribuir!!

Foram ensinados que quem contribui, ou melhor, quem semeia, colherá!! Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ensinou que devemos semear o “amor” e não dinheiro!!!

Somos sabedores que as ofertas contribuem para o bom desempenho das casas religiosas, somente isto, e nunca será como nossos irmãos da igreja primitiva inspirados divinamente, também ensinaram, que as coletas de ofertas são destinadas para os pobres e necessitados!!

Além de que, não devemos nos esquecer dos ilustres, famosos, e como dizem, os homens de "d"eus, que gritam, pulam, compram aviões, mansões, vendem cultos, mensagens, a Palavra de Deus nos diz que recebemos de graça e de graça devemos dar, escrevem suas próprias bíblias, alguns portadores de processos criminais, outros detidos, algum já foi preso, estes homens que, quando a coisa aperta, dizem que é o "inimigo" e nós que estamos lhes perseguindo, mas o errado e anti bíblico quem pratica são eles:

- Silas Malafaia, seus velhos e cansativos pedidos de ofertas e vendas;
- RR Soares e suas boletas bancárias;
- O engomado Marco Feliciano;
- Os Hernandes e as peripécias do show business;
- Edir Macedo e as investidas financeiras da fogueira;
- Valdemiro Santiago, toalhinhas suadas e choro;
- Renê Terra Nova e seus atos proféticos(??);

... mas, fazem sucesso no meio do povo evangélico, que parece ter preguiça de buscar as bênçãos espirituais, de visitar os pobres e necessitados, é mais fácil pagar para receber as possíveis (inexistentes) bênçãos materiais para esta vida, e, para os outros fazerem (o que não fazem) evangelização!!

Este povo evangélico, seguindo estes profeteiros apostólicos, está sendo relacionado em 1Coríntios 15.19, sendo que, se esperam em Cristo só nesta vida, serão "os mais miseráveis de todos os homens”.

Como também, estes constantes e abusivos pedidos de ofertas para manter ministérios (??) televisivos para evangelização, são furados e anti bíblico. O Senhor Jesus quando enviou os Seus discípulos a levar as boas novas, “ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão somente um bordão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto” [Marcos 6.8]; este tipo de evangelização jamais chegará aos pobres e necessitados!

Portanto, nas Sagradas Escrituras, nunca vamos encontrar ensinamentos de que o povo deva contribuir com ofertas para a evangelização, e muitos menos evangelização através das confortáveis e luxuosas emissoras de televisão;

Alguém já ouviu o Silas, Macedo, RR, Renê, Valdemiro, Hernandes, e a maoria dos pastores pedirem dinheiro para ajudar aos pobres e necessitados??

Mas, uma coisa seja verdadeira e justa, estes homens não existiriam se não existisse quem os mantêm e os enriquece!!

.
________________

janeiro 03, 2010

Ovelhas do aprisco, ou rebanho de engorda??!!

.
Por certo que, ainda estamos aquém da vontade de Deus quando se trata das “discussões” acaloradas em torno da Palavra de Deus; por vezes, queremos e tentamos impor a ser os donos da verdade, a qual pertence somente ao Senhor;

Mesmo porque, nosso tempo presente, prima-se por uma diferença explícita entre as classes religiosas (algumas vezes chamadas de religiões, Cristianismo) e aqueles que expressam em adorar ao Senhor em espírito e em verdade;

Distintivamente, e infeliz, é notarmos que dos crentes de outrora, uma grande parcela, vislumbra na Palavra de Deus uma forma (impossível) de receber bênçãos materiais, onde o “contentamento com o que temos” foi trocado pela pregação dos “filhos ofertantes a quem Deus é obrigado a prosperá-los” (não necessariamente que Deus irá assim proceder, mas é o que dizem os ilustres pregadores de mentes fantasiosas)...

... o “servir a Deus por temor”, tornou-se o querer “ser servido por Deus”...

Apareceram os chamados “líderes”; entretanto, a Palavra de Deus nos agracia aos que desejam o episcopado, a serem zelosos, cuidadosos, voluntários e de ânimo pronto para servirem ao rebanho de Deus [1Pedro 5.1-4]; e não ser servidos como querem os chamados "líderes"; estes tais, são os “gurus evangélicos”, que utilizam da Palavra de Deus, com chavões e perspicácia de estelionatários religiosos, enriquecendo-se das multidões de avarentos, que querem Cristo só para esta vida [1Coríntios 15.19];

Isto é notório e sem sombra de dúvidas não se podem negar tais fatos, ainda que haja defensores, mas, onde está o poder de seus líderes, pregadores famosos, que são chamados de “homens de Deus” com seus eloquentes discursos, mas que não dizem ao paralítico, “anda”, e ao cego, “veja”??

Por vezes, nos deparamos com os que se dizem irmãos, nos trazendo um debate acerca da divindade dos dízimos e ofertas, aos quais, o Todo Poderoso irá, dizem, derramar bênçãos...

Este é o limiar da maioria dos que frequentam igrejas, vivem um cristianismo movido a eventos; necessitam sempre de algo novo para serem restaurados, renovados; suas vidas somente são impulsionadas por profecias através de pessoas, por um evangelho de terceiros; uma membresia entulhada em templos, que pensa ser na assiduidade igrejeira, e na busca da recompensa pela oferta generosa e de um bom coração (???), a alegria plena;

Estas alegorias de ilusões, não querem mais o evangelho da cruz, do quarto, das aflições e das ações; não querem mais o evangelho de doar ao próximo; de intercessão por vidas; da oração; do jejum; não querem mais chorar pelos que choram; não querem sofrimento pelos que hão de sofrer; não querem mais abraçar os pobres, os aflitos, os necessitados; não querem mais ser os verdadeiros “sal e luz”, mas o insípido sal que não mais tempera os que se perderam pelo caminho!

Alegorias, êxtase da carne, festividades religiosas, mantenedores de programas televisivos evangelísticos e/ou de ministérios de missionários de boletas bancárias, sem deixar de dizer daqueles que mantêm os casais apostólicos do show business gospel;

A estas alegorias de ilusões, Deus não se move;

Mas, na contra mão destas alegorias, na crendice da barganha com Deus, das ofertas para manutenção de templos luxuosos e ser supostamente abençoado, do desespero em se ter uma das chamadas igrejas abençoadíssimas…

… aparece um profeta pelo qual, nada do que foi dito acima lhe trouxe tais excitações religiosas, mas única e viva constatação de que além de nada possuir, nada por comer, de tudo ser tirado, ainda existe uma enorme alegria, ainda que alguém possa dar todas as bênçãos e riquezas por esta, certamente elas seriam desprezadas:

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” [Habacuque 3].

.
________________

janeiro 01, 2010

"as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"

.
O medo de viver, na verdade, origina-se na culpa e no pecado;

Só quem se livrou do fardo do passado pode entrar leve e despreocupadamente pelo portal de um novo ano. Jesus Cristo é grande o suficiente para nos perdoar todos os pecados. Basta que os confessemos a Ele.

Aquele que entregou sua vida a Jesus ganha a eternidade para si; quem vive sem Jesus ou "de Jesus", está perdendo tudo desde agora; "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" [1Coríntios 15.19].

Todos temos de saber para um novo ano: "Tudo depende da bênção de Deus"!

"O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois" [João 13.7] - Muitas coisas que acontecem nos parecem estranhas, muitos caminhos de Deus para conosco parecem ininteligíveis, mas na eternidade vamos entender.

... "faça-se a Tua vontade"... [Mateus 6.10] - Seguir ao Senhor com um coração íntegro e obedecer-Lhe traz bênção. Dar finalmente o passo diante do qual vacilamos até agora nos faz felizes e nos conduz a liberdade.

"E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe" [Lucas 12.36].

Compilação

.
________________