Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


abril 19, 2010

A simplicidade do evangelho com base nas críticas de Jesus

.
Pelos olhos da fé, contemplar-se-á ao Senhor Jesus criticando duramente os religiosos na época de Seu ministério terreno (é notório nas Sagradas Escrituras); críticas afirmadas pelos relatos de Mateus 23, pois, eram homens que atavam fardos pesados nos ombros dos outros.

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas;
Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que, fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que, sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?

Testemunhamos que aquele tempo não se tornou decrépito, mas, tal qual o que presenciamos hoje, e anunciado pelo evangelho de Cristo.

A simplicidade do evangelho de Jesus, já foi, e a muito tempo, trocada pela imposição de rituais religiosos guardados entre os mais afortunados (porque não dizer, a panelinha religiosa).

São rituais, fantasias, credos, crendices, parecendo ter sabedoria, devoção, humildade, mas, nada são que, a satisfação da carne de alguns que se dizem autoridades espirituais [Colossenses 2.18-23].

Jesus, através das epístolas dos apóstolos, nos traz uma maneira simples e pura pela qual nos apresentamos a Deus, pelo nosso culto racional [Romanos 12], entretanto, esta maneira simples e pura, é deturpada em muitas das chamadas “igrejas”, que nada mais são que templos de tijolos, criadas e fundadas por homens, e mulheres, alguns querendo ser donos de seus próprios redutos, outros, por liberalidade, aprisionados em cotas mensais de contribuições...

Mas, a Igreja de Cristo sobre a terra, não se firma em rituais e doutrinas de homens, mas, através do amor, da humildade, da ajuda aos pobres e necessitados, o que nos comprova disto, é como Jesus disse ao jovem rico que Lhe perguntou o que fazer para herdar a vida eterna em Marcos 10: “Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me”.

Mas, não é este o ensinamento das igrejas evangélicas, como que quase a sua totalidade, mas, estão ensinando ao povo somente a contribuir, esperando na aquiescência de Deus que, em suas contribuições para os cofres de ministérios e bolsos de ministros, sejam abençoados!

Temos o mesmo entendimento do irmão João Neres, pois, na simplicidade do evangelho, a Igreja de Cristo na gloriosa perspectiva da volta do Senhor, os crentes tem apenas uma atitude, a ávida expectativa e um ardente desejo pelo retorno do Seu Senhor [João 14.3]... na igreja templos, pelo ensinamento, muitos esperam Cristo somente para esta vida [1Coríntios 15.19]!

Na simplicidade do evangelho, a Igreja de Cristo recebe a virtude do Espírito Santo e são Suas testemunhas [Atos 1.8]... na igreja templos, somente alguns recebem o “batismo” do Espírito Santo!

Na simplicidade do evangelho, a Igreja de Cristo persevera na comunhão e no partir do pão [Atos 2.42]... na igreja templos, uns tem muito mais que os outros, e os gurus religiosos compram até aviões, enquanto a grande maioria não tem uma moradia!

Na simplicidade do evangelho, a Igreja de Cristo diz: “Não tenho prata nem ouro” [Atos 3.6]... na igreja templos, se diz: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta” [Apocalipse 3.17]!

Na simplicidade do evangelho, a Igreja de Cristo diz: “O que tenho, isso te dou” [Atos 3.6]... na igreja templos, se diz: “Os dízimos para os cofres da igreja são mensais, e para as contribuições em ofertas, passamos a sacolinha”!

Na simplicidade do evangelho, a Igreja de Cristo reparte com os pobres as suas dádivas [Marcos 10.17-31; Atos 3.6]... na igreja templos, as dádivas dos membros enriquecem a ministérios e ministros!

Na simplicidade do evangelho, a Igreja de Cristo pensa nas coisas que são de cima [Colossenses 3.2]... na igreja templos, pensa-se em estar por cima de tudo e de todos!

Na simplicidade do evangelho, na Igreja de Cristo a Palavra de Deus cresce [Atos 6.7]... na igreja templos, a Palavra de Deus é distorcida e está sufocada.

Na simplicidade do evangelho, na Igreja de Cristo, o Senhor diz: “E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome”... na igreja templos, o chefe religioso diz que o evangélico nunca adoece, e se estiver doente é porque está em pecado.

E, por certo, uma grande parcela irá nos contradizer (aliás, ser a maioria perante Deus, não é relevante!), dizendo que estamos generalizando, que acusamos e julgamos, que tentamos fazer rebelião, mas, os que vivem pela Palavra de Deus não se incomodam com a Verdade, tanto porque, disse Jesus: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” [João 7.24]... e a reta justiça é a Palavra de Deus, não a posição de homens!

E, o Espírito expressamente diz “que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” [1Timóteo 4], e para isto, Paulo também, inspirado divinamente, afirma que ninguém “que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar Aquele que o alistou para a guerra”.

Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

.
_____________

Um comentário:

Gustavo Reis disse...

Oi irmão James!

Boa tarde!
Paz e graça de Jesus Cristo!

Eu aceitei todos seus comentários, agradeço muito a você pelo seu interesse enorme na minha postagem e participar da conversa com o irmão Neymarques. Hoje ele não vai ler o seu último comentário, pois ele não quer discutir nem participar dessa postagem. Mas não converse com ele lá, pois ele não quer discutir com você.

Eu encontrei o irmão Márcio e convidei-o a ver a minha postagem e ler os seus comentários e os dos outros. Não sei se ele vai participar.

Deus te abençoe mais do que nunca!

Eu recomendo que você leia as postagens seguintes de outros blogs:
1) http://igrejinha.org.br/blog/?p=2522
2) http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1356&menu=7&submenu=4

Mas não faça novos comentários sobre essas postagens no meu blog, mas nos blogs deles.

Deus te abençoe mais doq ue nunca, de novo!
Fique na paz e na graça de Jesus!

Gustavo